Especialistas em educação e cidadania são as convidadas da 2ª live do Agosto Transparente do OSB-Limeira

Distanciamento político-social, eleições, fake news e incentivo à participação popular estarão entre os temas a serem debatidos

Com a participação de renomadas especialistas em educação e cidadania, acontece no dia 17 de agosto a segunda live da edição 2022 do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira. O painel “Educação para Cidadania: cidades mais conscientes e participativas” terá início às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do OSB-Limeira no YouTube, e vai oferecer uma grande oportunidade para trazer à tona o potencial transformador da educação na vida das pessoas.

Ciente de pesquisas que mostram uma população distante da participação cidadã, o OSB-Limeira elegeu a Educação para Cidadania como um dos principais pilares da sua atuação. Na live, será apresentado um balanço das iniciativas nessa área desenvolvidas pela instituição, que já impactaram cerca de 2 mil jovens. São projetos que envolveram, por exemplo, o CAMPL/Patrulheiro e escolas de ensino médio, além da colaboração com a Justiça Eleitoral na campanha de incentivo aos jovens para que fizessem seu alistamento eleitoral.

Para enriquecer o debate, a live terá a participação de Luciana Asper y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e gestora do projeto Na Moral; Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorada em Ciência Política; e Magda de Moraes, diretora regional de Ensino para Limeira e outros nove municípios. A condução será do presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, Luciano Faber.

O afastamento do cidadão da política pelo debate agressivo e polarizado, a necessidade de aprendizado sobre administração pública, a construção de uma sociedade mais colaborativa, o incentivo ao acesso aos instrumentos de participação popular, as fake news e as eleições de 2022 serão alguns tópicos que certamente marcarão presença neste painel, com mediação de Valter Koppe, vice-presidente para Assuntos de Controle do OSB-Limeira.

PROGRAMAÇÃO

O Agosto Transparente 2022 teve sua abertura no dia 4 de agosto, em cerimônia presencial na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) para autoridades, apoiadores do OSB-Limeira e outros convidados. O tema central do evento é “Compromisso não é promessa, é ação!”. Nesse encontro inicial, o foco foi o Termo de Compromisso com Limeira. No dia 10 de agosto, aconteceu a primeira live, com destaque para o lançamento do Relatório Anual de Limeira 2021-2022.

O encerramento do Agosto Transparente 2022 acontecerá no dia 24, abordando os próximos passos do LicitACIL, parceria entre o OSB- Limeira e a ACIL que tem como objetivo disponibilizar aos empreendedores limeirenses um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade.

As lives são gratuitas e abertas a todos os interessados, sempre com transmissão pelo canal do OSB-Limeira no YouTube, e continuam disponíveis para quem quiser assisti-las posteriormente. A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *