Escola como mola propulsora da cidadania é realçada na 2ª live do Agosto Transparente do OSB-Limeira

Convidadas de peso enriqueceram com sua experiência o painel, que também teve apresentação de cases de sucesso

“Nunca duvide de que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas pode mudar o mundo”. Foi lembrando essa frase, atribuída à antropóloga norte-americana Margaret Mead (1901-1978), que a promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Luciana Asper y Valdés, deu a tônica do que seria a segunda live da edição 2022 do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira, realizada em 17 de agosto.

Luciana, que também é gestora do projeto NaMoral, foi uma das especialistas em educação e cidadania que participaram do painel “Educação para Cidadania: cidades mais conscientes e participativas”. A live foi transmitida pelo canal do OSB-Limeira no YouTube, onde está disponível para os interessados em assisti-la. Há pouco mais de um ano, a educação para cidadania se tornou um novo eixo estratégico do OSB-Limeira, conforme lembrou o presidente do Conselho de Administração, Luciano Faber.

Pesquisas que mostram uma população distante da participação cidadã contribuíram para essa decisão. Desde então, como mostrou balanço apresentado por Faber na live, as iniciativas do OSB-Limeira nessa área já impactaram cerca de 2 mil jovens, em projetos junto ao CAMPL/Patrulheiro e escolas de ensino médio. “Estamos buscando a educação para propagar sementes de cidadania para nossa cidade, depois região, estado e nação”, afirmou.

CASES DE SUCESSO

Magda de Moraes, diretora regional de Ensino para Limeira e outros nove municípios, que também participou do painel, seguiu nessa linha. “Não dá para falar de cidadania sem falar de educação; a escola precisa ser pilar de mudanças”, defendeu. “O conhecimento é transformador da vida das pessoas e de todos ao seu entorno”. Ela enriqueceu o debate com cases de projetos realizados por alunos que trouxeram transformação para suas comunidades.

A também painelista Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorada em Ciência Política, destacou que a formação para cidadania é fundamental para um projeto nacional que busque uma sociedade mais justa. “O Estado pertence à sociedade, e o governo é um ente transitório que enfrenta demandas infinitas com recursos escassos”, explicou. “A sociedade tem que ocupar os espaços públicos para decidir o que é possível fazer com os recursos existentes”.

Nesse sentido, Luciana Valdés pregou que é preciso tirar as pessoas da zona de conforto. Ela ressaltou como exemplo de instrumento com essa finalidade o projeto NaMoral, desenvolvido junto a estudantes de nove escolas públicas de Brasília com o objetivo de construir um ambiente de integridade, cidadania e ética. A iniciativa atua em várias frentes e tem o OSB-Limeira como um de seus parceiros. “A corrupção no Brasil só será resolvida com uma ação coletiva para formar cidadãos intransigentes e participativos, dentro de um projeto abrangente e robusto”, opinou.

Luciana frisou que o NaMoral é um convite aos jovens para que sintam as dores dos outros, promovendo a transformação pessoal para tornar a sociedade mais ativa na busca de seus direitos. Para Magda de Moraes, iniciativas como essa precisam ser replicadas. “Tudo que acontece na escola acaba extrapolando seus muros”, realçou. “A cidadania é uma conquista da sociedade que vem de milhares de anos, mas tem que ser reposta todos os dias, geração a geração”, emendou Vera Cepêda.

LIVE DE ENCERRAMENTO

Após a participação das convidadas, Valter Koppe, vice-presidente para Assuntos de Controle do OSB-Limeira e mediador do painel, abriu o bloco para as respostas às questões enviadas pela audiência. Ele encerrou lembrando que o Agosto Transparente 2022, que tem como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, foi aberto no dia 4 de agosto, em cerimônia presencial na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL).

Nesse primeiro encontro, o destaque foi para o Termo de Compromisso com Limeira. No dia 10 de agosto, aconteceu a live inicial, com o lançamento do Relatório Anual de Limeira 2021-2022. O encerramento será no dia 24, abordando os próximos passos do LicitACIL, parceria entre o OSB-Limeira e a ACIL que tem como objetivo disponibilizar aos empreendedores limeirenses um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade.

As lives são gratuitas e abertas a todos os interessados, sempre com transmissão pelo canal do OSB-Limeira no YouTube. A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *