OSB-Limeira leva ação de cidadania e controle social a estudantes de EJA da escola Maria Ap. Lucca

Foi a primeira vez que os voluntários da instituição realizaram uma atividade com alunos de Educação de Jovens e Adultos

O Observatório Social do Brasil – Limeira realizou no dia 21 de setembro um iniciativa inédita: pela primeira vez, seus voluntários desenvolveram atividades com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encontro, que aconteceu na Escola Estadual Professora Maria Aparecida Soares de Lucca, no Jardim Glória, teve como tema Cidadania e Controle Social e contou com a participação de 40 estudantes, além de professores.

Segundo Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração OSB-Limeira, devido à pandemia, em 2020 e 2021 os voluntários não puderam realizar ações presenciais nas escolas. Contudo, a expectativa é, a partir deste ano, ampliar esse tipo de atividade, abrindo espaços não só escolas, mas também em universidades, para alcançar mais faixas etárias.

Na escola Maria Ap. Lucca, a convite do professor Tadeu Reis, que também é voluntário do OSB-Limeira, o trabalho foi desenvolvido dentro do eixo de Educação para Cidadania. Além dele e de Faber, Milton Souza, Diomedes Tamani e Roberson Marcomini representaram a instituição. Eles foram recebidos pela coordenadora de Educação Escolar, Olivia Cristina da Silva, e cinco professores.

Inicialmente, os alunos da escola receberam conceitos de cidadania e controle social por um prisma técnico e apartidário, conforme estipula a metodologia do sistema Observatório Social do Brasil. Em seguida, houve uma dinâmica de grupo, na qual os estudantes foram divididos em quatro grupos para debater os temas Ouvidoria e 156, conselhos temáticos municipais, e-SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) e Câmara de Vereadores. Após o debate, cada grupo trouxe aos demais suas conclusões e observações sobre os assuntos propostos.

CARÊNCIA DE INFORMAÇÕES

De acordo com Faber, a conclusão desse exercício ressaltou a carência de informações da população quanto a estes quatro instrumentos de participação popular e o quanto as escolas, o Observatório e outras associações da cidade podem cobrar o Poder Público sobre a comunicação e o incentivo ao uso dos serviços públicos como forma de empoderar cada cidadão.

No final, os voluntários do OSB-Limeira apresentaram resultados da pesquisa de cidadania que foi realizada em parceria com a Limite Consultoria e que comprovam o quanto ainda a população está distante da administração pública municipal, e como os jovens podem ajudar a reverter esse cenário, multiplicando o que aprenderam com seus pais, irmãos e amigos. “O sentimento de todos os voluntários foi muito positivo”, avaliou Faber. “Os estudantes, que estão numa faixa etária acima de 18 anos, interagiram bastante com perguntas e exemplos de suas comunidades e com isso temos a certeza de que mais sementes serão multiplicadas”

O presidente do Conselho de Administração ressaltou que, com essa experiência junto à escola Maria Ap. Lucca, somando-se ao trabalho que já vem sendo realizado com o CAMPL desde o início de 2021, o OSB-Limeira deve alcançar a marca de 2.500 jovens impactados por um olhar de cidadania que não fala somente de direitos e deveres, mas que apresenta a eles como devem assumir responsabilidades e protagonismo social.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

OSB-Limeira participa do 6º Pacto pelo Brasil e Encontro Nacional dos Observatórios, em Foz do Iguaçu

Ações para colaborar com a eficiência da gestão pública no uso inteligente de recursos humanos, financeiros e tecnológicos pautaram eventos Leia mais

Agosto Transparente termina mostrando benefícios do LicitACIL para empresários, Poder Público e economia local

Parceria entre OSB-Limeira e ACIL, iniciativa foi detalhada durante a live de encerramento da edição 2022 do evento Leia mais

Com foco em iniciativa que prepara empresários para licitações, Agosto Transparente termina nesta quarta

Parceria entre OSB-Limeira e ACIL, LicitACIL será explicado em detalhes na live de encerramento, aberta a todos os interessados Leia mais

Escola como mola propulsora da cidadania é realçada na 2ª live do Agosto Transparente do OSB-Limeira

Convidadas de peso enriqueceram com sua experiência o painel, que também teve apresentação de cases de sucesso Leia mais

Especialistas em educação e cidadania são as convidadas da 2ª live do Agosto Transparente do OSB-Limeira

Distanciamento político-social, eleições, fake news e incentivo à participação popular estarão entre os temas a serem debatidos

Com a participação de renomadas especialistas em educação e cidadania, acontece no dia 17 de agosto a segunda live da edição 2022 do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira. O painel “Educação para Cidadania: cidades mais conscientes e participativas” terá início às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do OSB-Limeira no YouTube, e vai oferecer uma grande oportunidade para trazer à tona o potencial transformador da educação na vida das pessoas.

Ciente de pesquisas que mostram uma população distante da participação cidadã, o OSB-Limeira elegeu a Educação para Cidadania como um dos principais pilares da sua atuação. Na live, será apresentado um balanço das iniciativas nessa área desenvolvidas pela instituição, que já impactaram cerca de 2 mil jovens. São projetos que envolveram, por exemplo, o CAMPL/Patrulheiro e escolas de ensino médio, além da colaboração com a Justiça Eleitoral na campanha de incentivo aos jovens para que fizessem seu alistamento eleitoral.

Para enriquecer o debate, a live terá a participação de Luciana Asper y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e gestora do projeto Na Moral; Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorada em Ciência Política; e Magda de Moraes, diretora regional de Ensino para Limeira e outros nove municípios. A condução será do presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, Luciano Faber.

O afastamento do cidadão da política pelo debate agressivo e polarizado, a necessidade de aprendizado sobre administração pública, a construção de uma sociedade mais colaborativa, o incentivo ao acesso aos instrumentos de participação popular, as fake news e as eleições de 2022 serão alguns tópicos que certamente marcarão presença neste painel, com mediação de Valter Koppe, vice-presidente para Assuntos de Controle do OSB-Limeira.

PROGRAMAÇÃO

O Agosto Transparente 2022 teve sua abertura no dia 4 de agosto, em cerimônia presencial na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) para autoridades, apoiadores do OSB-Limeira e outros convidados. O tema central do evento é “Compromisso não é promessa, é ação!”. Nesse encontro inicial, o foco foi o Termo de Compromisso com Limeira. No dia 10 de agosto, aconteceu a primeira live, com destaque para o lançamento do Relatório Anual de Limeira 2021-2022.

O encerramento do Agosto Transparente 2022 acontecerá no dia 24, abordando os próximos passos do LicitACIL, parceria entre o OSB- Limeira e a ACIL que tem como objetivo disponibilizar aos empreendedores limeirenses um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade.

As lives são gratuitas e abertas a todos os interessados, sempre com transmissão pelo canal do OSB-Limeira no YouTube, e continuam disponíveis para quem quiser assisti-las posteriormente. A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

1ª live do Agosto Transparente realiza o lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021/2022

De forma simplificada, documento traz dados compilados pelo OSB-Limeira sobre iniciativas em prol da cidadania e da transparência

A série de três lives que fazem parte da 3ª edição do Agosto Transparente foi aberta na noite de 10 agosto, com o lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021/2022, um balanço dos avanços em prol da cidadania, da transparência e da eficiência da gestão pública já alcançados pelo Observatório Social do Brasil – Limeira. Nas próximas quartas deste mês, mais duas lives, sempre com transmissão aberta a todos os interessados pelo canal do OSB-Limeira no YouTube, trarão à tona outros temas de relevante interesse para o município.

Esta edição do Agosto Transparente, que tem como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, foi aberta com com uma cerimônia presencial no dia 4 de agosto, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), contando com a presença de autoridades e representantes de mais 30 instituições. Na ocasião, foi realizada uma análise sobre o Termo de Compromisso com Limeira, incluindo as metas atingidas no primeiro ano de sua aplicação pelo Executivo e pelo Legislativo municipais e a as perspectivas até 2024.

Já na primeira live, Raul Groppo e Maurício Carvalho, respectivamente presidente do Conselho Consultivo e coordenador do Eixo Diagnosticar e Monitorar do OSB-Limeira, encabeçaram a apresentação do relatório que reúne informações, de forma simplificada, dos resultados das iniciativas empreendidas pelo OSB-Limeira. O presidente do Conselho de Administração, Luciano Faber, e o voluntário Bruno Pontes também colaboraram para explicar à audiência a importância e os objetivos do documento.

TÓPICOS ABORDADOS

Conduzida por Valter Koppe, vice-presidente de Assuntos de Controle, a live foi dividida em quatro blocos, que trataram de estratégia e orçamento do Executivo, monitoramento da Câmara Municipal, busca pela transparência e a pesquisa de cidadania realizada pelo OSB-Limeira em 2021. Os dados constantes do relatório foram compilados com o auxílio das empresas parceiras Data Smart, Solutions BI, Polisdata e Limite Pesquisas.

No primeiro bloco, Raul Groppo explicou como foi estruturado o documento e trouxe detalhes de alguns tópicos nele contidos. Entre eles, o Programa de Metas da Prefeitura de 2021, mostrando que 70% das metas foram atingidas. Já o PIB per capita de Limeira vem evoluindo, mas segue abaixo da média da região de Piracicaba. E o resultado do Orçamento Municipal apresentou superávit, porém o endividamento da cidade aumentou em R$ 258 milhões desde 2015.

Em seguida, Luciano Faber comentou sobre alguns dados relativos ao acompanhamento dos trabalhos da Câmara pelos voluntários do OSB-Limeira, que monitoraram 100% das sessões legislativas desde 2017, incluindo aquelas realizadas de forma virtual durante a pandemia. Eles detectaram que o atraso dos vereadores às sessões caiu de 27% para 5% e que os parlamentares têm sido mais assíduos também nas comissões temáticas. “Esperamos que essa evolução continue em benefício de toda população”, afirmou.

TRANSPARÊNCIA E PESQUISA

Bruno Pontes abordou alguns pontos relativos à percepção de transparência do Poder Público, para cuja medição, inclusive, foi criado um índice pelo OSB-Limeira. O Índice de Percepção da Transparência Municipal (IPT-M) utiliza dados da Controladoria Geral da União e do Ministério Público para quantificar a atuação do Executivo e do Legislativo no que tange à disponibilização de seus dados à população. Nos últimos 18 meses, a avaliação da média desses dois poderes foi elevada em 10%.

Essa maior percepção de transparência tem interface com outro item contido no relatório: a capacitação do empresariado local para que participe com mais frequência das licitações públicas. Afinal, certames mais transparentes são um incentivo para que os empresários queiram disputá-los. Em parceria com a ACIL, o OSB-Limeira inclusive desenvolveu o LICITACIL, voltado à preparação de empreendedores interessados nas compras públicas.

No último bloco, o tema foi a pesquisa sobre cidadania realizada no ano passado pelo OSB-Limeira e Limite, que trouxe dados bastante preocupantes. Por exemplo, mais de 70% dos limeirenses nunca foram à Câmara, quase 92% jamais participaram de audiências e consultas públicas e 87,9% sequer acessaram o Portal da Transparência. “Não adianta só reclamar nas redes sociais”, ressaltou Maurício de Carvalho, que conduziu essa parte da live. “É preciso estar presente para cobrar nossos vereadores”.

PRÓXIMOS TEMAS

Após serem respondidas perguntas da audiência, Valter Koppe fez o convite para as próximas lives. No dia 17, o tema será Educação para Cidadania, que será debatido pelas convidadas Luciana Asper Y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos; e Magda de Moraes, diretora regional de Ensino.

Encerrando o Agosto Transparente 2022, no dia 24, serão abordados os próximos passos do LICITACIL. A programação completa pode ser conferida aqui e o vídeo da primeira live está disponível no canal do OSB-Limeira no YouTube.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

Relatório Anual de Limeira – 2021/2022 será lançado na 1ª live do Agosto Transparente

Documento traz um compilado dos resultados gerados pelas iniciativas do OSB-Limeira em prol da cidadania e da transparência

Aberta com uma cerimônia presencial no dia 4 de agosto, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), que contou com a presença de autoridades e representantes de mais 30 instituições, a 3ª edição do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira prossegue com três lives nas quartas-feiras deste mês. A primeira delas acontece no dia 10 de agosto, a partir das 19h, com transmissão aberta a todos os interessados pelo canal do OSB-Limeira no YouTube.

Incluído no Calendário Oficial do Município de Limeira pela Lei Municipal n° 6.540, de 2021, o Agosto Transparente tem como tema central deste ano “Compromisso não é promessa, é ação!”. O foco será em Limeira, com todos os encontros abordando assuntos de grande interesse para a população da cidade. Na estreia das lives, haverá o lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021/2022.

Trata-se de um compilado de informações que trazem à tona, de forma simplificada, os resultados das iniciativas empreendidas pelo OSB-Limeira no sentido de despertar os limeirenses para a importância de exercer sua cidadania, bem como do monitoramento realizado do Executivo e do Legislativo municipais, em busca de cada vez mais transparência.

À frente deste painel, estarão Raul Groppo e Maurício Carvalho, respectivamente presidente do Conselho Consultivo e coordenador do Eixo Diagnosticar e Monitorar do OSB-Limeira. Haverá ainda as participações do presidente do Conselho de Administração, Luciano Faber, e do voluntário Bruno Pontes. A apresentação será de Valter Koppe (vice-presidente de Assuntos de Controle). Após o lançamento, haverá espaço para perguntas da audiência.

TEMAS EM PAUTA

A abertura presencial do 3º Agosto Transparente enfocou o Termo de Compromisso com Limeira, incluindo as conquistas alcançadas no primeiro ano de sua aplicação pelo Executivo e pelo Legislativo municipais, a as perspectivas até 2024.

A live do dia 17 terá como tema Educação para Cidadania. O encontro contará com as participações de Luciana Asper Y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos; e Magda de Moraes, diretora regional de Ensino.

Encerrando o Agosto Transparente 2022, no dia 24, serão abordados os próximos passos do LICITACIL, parceria entre o OSB-Limeira e a ACIL que tem como objetivo disponibilizar aos empreendedores limeirenses um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade. A programação completa pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

Importância do trabalho colaborativo ganha destaque na abertura do Agosto Transparente do OSB-Limeira

Autoridades, convidados e imprensa acompanharam a cerimônia que abriu o evento em 04/08, na sede da ACIL

Com a presença de autoridades e representantes de mais 30 instituições, foi aberta, em cerimônia realizada na noite de 4 agosto, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), a 3ª edição do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira. O prefeito Mario Botion e sua equipe de secretários, o presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto, e mais cinco vereadores, imprensa, convidados e voluntários do OSB-Limeira puderam participar, pela primeira vez, de um encontro presencial do evento.

O público foi recebido pela Banda Marcial do Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira (CAMPL/Patrulheiro). Em seguida, teve início a solenidade, conduzida por Valter Koppe, vice-presidente de Assuntos de Controle do OSB-Limeira. Ele explicou que o Agosto Transparente, incluído no Calendário Oficial do Município de Limeira pela Lei Municipal n° 6.540, de 2021, foi pensado em formato presencial desde seu início, em 2020.

A pandemia, porém, fez com que as edições daquele ano e a de 2021 ocorressem por meio de lives. O ambiente virtual acabou permitindo que os temas apresentados fossem acompanhados por um público oriundo das mais diversas partes do país e que o evento ganhasse projeção nacional junto ao Sistema OSB, presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros.

Além da abertura presencial, serão mais três lives, todas nas noites das quartas-feiras de agosto, a partir das 19h, com transmissão aberta a todos os interessados no canal do OSB-Limeira no YouTube. Na edição 2022, que tem como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, o foco será em Limeira.

DIÁLOGO COM O PODER PÚBLICO

“Graças ao trabalho dos nossos mais de 100 voluntários, ao diálogo com o Poder Público e ao apoio da sociedade, o OSB-Limeira está se solidificando cada vez mais como uma força transformadora para a cidade, trabalhando coletivamente e para o coletivo”, afirmou Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração ao declarar oficialmente aberto o Agosto Transparente.

“Estaremos sempre abertos ao OSB-Limeira, que é nosso parceiro na missão de levar à população tudo o que acontece na Casa do Povo”, ressaltou o presidente da Câmara dos Vereadores. “Vemos como muito oportuno o trabalho do OSB-Limeira, que, mais do que de fiscalizar, é de auxiliar para o aperfeiçoamento do Executivo”, destacou o prefeito.

Após a abertura, teve início a programação técnica. Ficou a cargo de Raul Groppo, presidente do Conselho Consultivo e coordenador do Eixo Compromisso com Limeira do OSB-Limeira, apresentar as conquistas alcançadas no primeiro ano de acompanhamento do Termo de Compromisso com Limeira, assinado pelos candidatos a prefeito e vereador nas Eleições 2020.

Groppo recordou que a confecção do Termo contou com a participação de 40 entidades, que chegaram a um total de 150 propostas a serem incluídas. Elas foram reunidas em três grandes grupos de ações, que os signatários do documento se comprometeram a colocar em prática. Desde o início do atual mandato, ocorreram mais de 20 encontros entre membros do OSB-Limeira com o Executivo e o Legislativo para acompanhar a aplicação dos itens.

O resultado tem ficado além do esperado. O objetivo era que o Termo avançasse 25% a cada ano nos dois poderes, até o final de 2024. Entretanto, apenas em 2021, esse índice já chegou a 57% na Câmara e a 51% na Prefeitura. “Estamos muito satisfeitos com esse andamento, mostrando que não é apontando o dedo, e sim realizando um trabalho colaborativo, que vamos construir uma Limeira melhor”, destacou Groppo.

LIVES

O Agosto Transparente prosseguirá no dia 10 de agosto, com a live que trará o lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021, um compilado anual de indicadores elaborado pelo OSB com objetivo de ampliar o debate acerca de temas relevantes ao município. No dia 17, o tema será Educação para Cidadania, que será abordado por especialistas em várias áreas. No encerramento, dia 24, o foco será o LicitACIL, parceria entre OSB e ACIL para preparar os empresários locais para participar de licitações.

A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

 

Assuntos de extrema importância para cidade nortearão a 3ª edição do Agosto Transparente do OSB-Limeira

Cerimônia de abertura para autoridades, convidados e imprensa acontece de forma presencial em 04/08, na sede da ACIL

O Observatório Social do Brasil – Limeira selecionou quatro assuntos de extrema importância para a população da cidade como temas da 3ª edição do Agosto Transparente, cuja abertura acontece nesta quinta (4), às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL). A cerimônia será realizada pela primeira vez de forma presencial, contando com a participação de autoridades, convidados e imprensa. A Banda Marcial do Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira (CAMPL/Patrulheiro) receberá o público.

Incluído no Calendário Oficial do Município de Limeira pela Lei Municipal n° 6.540, de 2021, o Agosto Transparente foi pensado em formato presencial desde seu início, em 2020, mas a pandemia fez com que as edições daquele ano e a de 2021 ocorressem por meio de lives. A mudança de planos teve um efeito positivo: o ambiente virtual permitiu que os temas apresentados fossem acompanhados por um público oriundo das mais diversas partes do país.

Com isso, o Agosto Transparente ganhou projeção nacional junto ao Sistema OSB, presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Desta vez, além da abertura presencial, serão mais três lives, todas nas noites das quartas-feiras de agosto, a partir das 19h, com transmissão aberta a todos os interessados no canal do OSB-Limeira no YouTube. Na edição 2022, que tem como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, o foco será em Limeira.

Após a abertura presencial, o tema será “Avanço do Compromisso com Limeira”. Raul Groppo, presidente do Conselho Consultivo e coordenador do Eixo Compromisso com Limeira do OSB-Limeira, apresentará as conquistas alcançadas no primeiro ano de acompanhamento do Termo, assinado pelos candidatos a prefeito e vereador nas Eleições 2020. O mestre-de-cerimônias de todos os encontros será Valter Koppe, vice-presidente de Assuntos de Controle do OSB-Limeira.

LIVES

A 2ª live, no dia 10 de agosto, trará o lançamento do “Relatório Anual de Limeira – 2021”, um compilado anual de indicadores elaborado pelo OSB-Limeira com objetivo de ampliar o debate acerca de temas relevantes ao município. Groppo e Maurício de Carvalho, coordenador do Eixo Diagnosticar e Monitorar, apresentarão dados que trazem à tona, de forma simplificada, os resultados das iniciativas empreendidas pela instituição.

No dia 17, o tema será Educação para Cidadania, frente que já impactou mais de 2 mil jovens em Limeira, e maneiras de incentivar ainda mais a participação cidadã da população. O painel “Educação para Cidadania: cidades mais conscientes e participativas” será conduzido pelo presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, Luciano Faber. Estão confirmadas as participações de Luciana Asper y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e gestora do projeto Na Moral; Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorada em Ciência Política; e Magda de Moraes, diretora regional de Ensino para Limeira e outros nove municípios.

No encerramento, dia 24, o foco será “LicitACIL: aumente o faturamento da sua empresa com compras públicas”, quando Groppo destacará detalhes da iniciativa que uniu OSB e ACIL para preparar os empresários locais para participar de licitações. A primeira turma a integrar o projeto alcançou como resultado um total de R$ 300 mil em negócios gerados. As inscrições para a segunda turma estão abertas.

A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.