Matérias que vão para o observador

Posts

Tema foi destaque de reunião entre dirigentes do Observatório e secretários sobre evolução do Termo de Compromisso com Limeira

O Observatório Social do Brasil – Limeira e a Prefeitura vão estudar conjuntamente medidas para aproximar a população da administração municipal, incentivando os limeirenses a participar de iniciativas como audiências e consultas públicas. Esse foi um dos destaques de nova reunião envolvendo as duas partes para acompanhamento periódico da implantação, na prática, dos itens acordados no Termo de Compromisso com Limeira.

O encontro aconteceu no dia 13 de setembro, no Edifício Prada, e contou com a participação de Luciano Faber e Raul Groppo, respectivamente presidentes dos conselhos de Administração e Consultivo do OSB-Limeira, e dos secretários municipais Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação), André Basso (Gestão Estratégica) e Sérgio Moreira (interino de Comunicação Social). O Termo foi idealizado pelo OSB-Limeira em conjunto com diversas instituições parceiras e firmado pelo prefeito Mario Botion e aproximadamente 70% dos vereadores da atual legislatura antes das eleições de 2020.

O item número 2 do documento – “Incentivar a participação popular na elaboração e cumprimento do Planejamento Estratégico e Orçamento Municipal, tornando Limeira uma cidade cada vez melhor para se morar” – ganhou ainda mais relevância após uma pesquisa encomendada pelo OSB-Limeira à Limite Consultoria e Pesquisa mostrar o quão distante a população está das decisões estratégicas da cidade.

DESAFIO DE MÃO DUPLA

Das 490 pessoas a partir de 14 anos ouvidas entre 2 e 9 de agosto, 91,8% nunca participaram de alguma audiência ou consulta pública realizada pela Câmara de Vereadores. Nesse mesmo universo, 80,3% desconhecem o Programa de Governo e o Plano de Metas do Executivo. “Será um grande desafio engajar a população nas decisões do Poder Público”, opinou Groppo. “Um desafio de mão dupla: levar a administração pública até o cidadão e incentivar o cidadão a se interessar pela administração pública”, completou Faber.

Os dirigentes do OSB-Limeira e os secretários concordaram em realizar encontros específicos tendo como pauta medidas para envolver os limeirenses na gestão municipal. “Com planejamento, vamos buscar progredir nesse sentido nos próximos anos, ampliando o diálogo para realizarmos um trabalho em conjunto com a Prefeitura”, frisou Faber.

IPT-M NO PPA

A reunião também abordou, dentro do item 1 do Termo, que foca na transparência, a evolução da implantação do Índice de Percepção de Transparência Municipal (IPT-M) no Plano Plurianual (PPA) como critério oficial para apuração da transparência do Poder Público. O IPT-M é um mecanismo desenvolvido pelo OSB-Limeira para monitorar os Portais da Transparência dos poderes Executivo e Legislativo, com base em critérios da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF).

A proposta do PPA 2022-2025 é que o IPT-M da Câmara suba dos atuais 84,4 pontos, em 100 possíveis, para 91,34 ao final desse período. Para o Executivo, a meta é sair de 88,9 para alcançar 95,5 ao término dos próximos quatro anos. As reuniões de acompanhamento bimestrais seguirão monitorando o a evolução desses índices.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Renove e Presscom Comunicação.

Pesquisa do OSB-Limeira e Limite mostra que grande parte dos limeirenses cita ações sociais como iniciativas de cidadania

A iniciativa cidadã que os limeirenses mais praticam, em sua visão, são ações sociais, mostra pesquisa encomendada pelo Observatório Social do Brasil – Limeira à Limite Consultoria e Pesquisa. Dos 409 entrevistados em todas as regiões da cidade entre os dias 2 e 9 de agosto, 50,9% deram essa resposta à pergunta “Quais práticas de cidadania você tem o hábito de realizar?”. Em ações sociais, foram agrupadas medidas como doações e trabalho voluntário.

Enquanto 29,7% não souberam responder à pergunta, outros 19,4% citaram como exemplos de práticas de cidadania ações realizadas em favor do meio ambiente, como reciclar materiais, limpeza de espaço público e reutilização de óleo de cozinha. Somente 0,9% dos entrevistados citaram o voto como exemplo prático de cidadania.

“Essas respostas nos remetem a uma questão conceitual da palavra cidadania, que no dicionário quer dizer condição de quem possui direitos civis, políticos e sociais, ou seja, que garantem a participação na vida política”, analisa Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira. A questão traz à tona o quanto a população ainda está longe de compreender de maneira adequada o conceito de cidadania. “Para praticar sua cidadania, não é preciso ser filiado a um partido político, mas sim colaborar para a melhoria da cidade, estando atento ao trabalho dos governantes e participando ativamente do dia a dia da gestão pública”.

EVIDÊNCIAS E INDICADORES

Foi essa percepção que fundamentou o objetivo do OSB-Limeira ao realizar a pesquisa. Avaliando noções e comportamentos de cidadania, a instituição busca gerar evidências e indicadores para auxiliá-la nas discussões com o Executivo e o Legislativo sobre mecanismos para ampliação da participação popular na gestão pública. Melhorias na comunicação do Poder Público com a sociedade e ações que visem a inserção do tema cidadania nas estratégias do município também fazem parte dessa meta.

Além disso, o OSB-Limeira pretende utilizar os indicadores para desenvolver projetos de educação para cidadania junto aos jovens da cidade, e com isso ampliar a conscientização social na busca contínua de empoderamento do cidadão e de ações transformadoras em prol de toda a sociedade limeirense.

A pesquisa buscou saber qual o nível de conhecimento sobre cidadania dos entrevistados. Numa escala de 0 a 10, a autoavaliação média foi de 6,6. Chama a atenção o fato de que, entre os que se autoavaliaram com nota igual ou inferior a 6, 51,6% estão na faixa entre 14 e 29 anos, 58,1% possuem grau de escolaridade até o ensino fundamental e 56,4% têm renda familiar até dois salários mínimos mensais.

PERCEPÇÃO DE CIDADANIA

Os entrevistados também foram convidados a usar a mesma escala para avaliar a percepção de cidadania em Limeira. A nota média foi de 6,2, sendo que apenas 12,2% deram 9 ou 10. Quando questionados sobre seus direitos e deveres de cidadão, 52,4% afirmaram conhecê-los parcialmente, enquanto 32,1% disseram que conhecem bem e 15,5% que não conhecem.

Entre aqueles que garantiram conhecer bem seus direitos e deveres, em torno de 30% têm grau de escolaridade entre ensino médio e ensino superior, além de renda familiar superior a dois salários mínimos. No grupo dos que responderam que não conhecem, impressiona que em torno de 10% possuem ensino superior e renda familiar maior do que cinco salários mínimos.

“Podemos afirmar, resumidamente, que quase 70% da população de Limeira acima de 14 anos de idade conhece parcialmente ou desconhece seus direitos e deveres”, destaca Faber sobre a pesquisa, cujo método de coleta empregado foi a entrevista pessoal, individual e domiciliar e a margem de erro para os índices é de no máximo 4,5%, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Renove e Presscom Comunicação.

Pesquisa do OSB-Limeira e Limite com 490 entrevistados mostra população bem distante dos trabalhos legislativos na cidade

Uma pesquisa encomendada pelo Observatório Social do Brasil – Limeira à Limite Consultoria e Pesquisa mostra que a população de Limeira está bastante desinteressada dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara Municipal. Inédito, o levantamento, que buscou aferir a percepção de cidadania entre os limeirenses, revelou que 70,3% dos moradores nunca estiveram na Casa Legislativa, também conhecida como Casa do Povo.

A pesquisa de opinião pública quantitativa foi realizada nos dias 2 e 9 de agosto de 2021 e aplicou 23 perguntas em formato fechado a moradores de Limeira com idade igual ou superior a 14 anos. O método de coleta empregada foi a entrevista pessoal, individual e domiciliar. Foram realizadas 490 entrevistas nas seis regiões do município. A margem de erro para os índices é de no máximo 4,5%, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Em relação ao interesse da população sobre o trabalho dos vereadores, a pesquisa trouxe outros dados preocupantes. Na faixa etária de 14 a 29 anos, apenas 23,4% disseram que já estiveram na Câmara alguma vez. E do grupo de entrevistados com ensino superior completo, somente 33,3% afirmaram que já foram à Casa por algum motivo. Além disso, 60,6% responderam que nunca acompanharam qualquer sessão legislativa, seja presencialmente ou por transmissão via rádio, internet ou TV Câmara.

MAIS JOVENS E CARENTES

Chama a atenção também o fato de que apenas 26,6% da população afirmou que acompanha, sempre ou às vezes, o trabalho do vereador em quem votou em 2020. A pesquisa detectou ainda que 28,8% dos entrevistados não votaram em 2020, índice semelhante à abstenção de 30,77% no segundo turno, o maior já registrado pela Justiça Eleitoral em Limeira. Falta de interesse ou de tempo foi a justificativa de 60,6% dos cidadãos para não acompanhar o desempenho dos vereadores da atual legislatura.

Em três segmentos – faixa etária de 14 a 29 anos, escolaridade igual ou inferior a ensino fundamental e renda familiar inferior a dois salários mínimos, ou seja, os mais jovens e as classes mais carentes –, mais de 70% admitiram que não acompanham o trabalho legislativo por falta de interesse ou de tempo.

Importante ressaltar que a Câmara é o local designado para acolher o Poder Legislativo do município, com 21 vereadores eleitos pelo voto popular para representar a diversidade e a pluralidade da população.

“É na Câmara que diariamente se decidem os rumos de uma cidade no presente e para o futuro, por meio principalmente de leis e atos de fiscalização para atender os anseios dos eleitores, necessidade de grupos, bairros, associações e indivíduos”, explica Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira. “É muito preocupante constatar que, após o voto, a maioria da população permanece passiva aos trabalhos dos vereadores durante quatro anos, até a próxima eleição para vereador”.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Renove e Presscom Comunicação.

2ª edição do evento do OSB-Limeira foi encerrada no dia 25 de agosto, reunindo especialistas em comunicação para debater notícias falsas

Educação e atitude cidadã são aliadas fundamentais no combate às fake news. Foi com essa conclusão que chegou ao fim a 2ª edição do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira, que teve sua última live no dia 25 de agosto. O painel “Cidadania em tempos de fake news” reuniu nomes de peso da área de comunicação, que analisaram este momento em que as redes sociais são campo fértil para veiculação de notícias falsas.

Outro destaque foi a apresentação de alguns tópicos de uma pesquisa encomendada pelo OSB-Limeira à Limite Consultoria e Pesquisa, que mostra a relação do limeirense com a cidadania e que será divulgada com mais detalhes nas próximas semanas. O OSB-Limeira foi representado neste painel por Valter Koppe, vice-presidente para Assuntos de Controle Social, e pelo voluntário e consultor de marketing digital Alê Vieira, que apresentou todas as quatro lives do evento, integrante do calendário oficial do município.

Voltado para o exercício da cidadania, com foco principal no controle social, qualidade do gasto público e atuação preventiva em relação ao combate à corrupção, em 2021 o Agosto Transparente teve como viés a importância da comunicação para o envolvimento da população nesses temas, com foco ainda mais marcante no encerramento.

Os painelistas foram a jornalista Marcela Rossetto, ex-coordenadora da Assessoria de Imprensa da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília; o também jornalista Ronald Freitas, que assessorou ministros de Estado e foi subsecretário de Comunicação do governo do Estado de Minas Gerais; e Jean Sandro Pedroso, presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul e vice-presidente de Comunicação do Observatório Social do Brasil.

PESQUISA SOBRE CIDADANIA

Abrindo o painel, Valter Koppe trouxe dados de pesquisas mostrando que grande parte da população brasileira se informa por meio das redes sociais, em índices bastante próximos do estudo que o OSB-Limeira realizou em parceria com a Limite. A pesquisa, que ouviu 490 moradores de Limeira em agosto, mostrou que, sobre assuntos de gestão pública, 42,4% dos entrevistados buscam informações na internet e 41,2% mais especificamente nas redes sociais. Também detectou que 83% sabem o que é fake news e, mesmo assim, 13,8% admitem que já as compartilharam.

Diante disso, Marcela Rossetto fez um apanhado de vários projetos que tramitam no Legislativo brasileiro, criminalizando a propagação de fake news, e lamentou a morosidade com que vêm sendo analisados. “A lei brasileira já prevê punições em crimes contra a honra, e as fake news muitas vezes podem ser enquadradas neles”, opinou. “Mas o avanço tecnológico demanda que sejam tomadas medidas mais específicas em relação a essas notícias falsas”.

Ronald Freitas ressaltou que em países onde há investimento maciço em educação de qualidade, como nos escandinavos e Holanda, as populações sabem se blindar com mais eficiência contra as fake news. “As crianças estão sendo preparadas, na sala de aula, para lidar com a avalanche de informações que recebemos todos os dias”, destacou. “E não estamos falando de investir fortunas nisso, mas somente de termos professores bem treinados para ensinar a usar a tecnologia de forma positiva”.

Jean Pedroso ressaltou que o OSB sempre checa as denúncias que recebe e dá aos envolvidos a oportunidade do contraditório. O cidadão consciente, para ele, deve tomar a mesma atitude quando se depara com uma notícia que pode ser falsa. Ele frisou que há vários sites de checagem e outros meios nos quais as fake news podem ser desmascaradas. “São atos de cidadania checar as informações antes de divulgá-las e ensinar outras pessoas a fazer o mesmo”, defendeu.

PERIGO DAS REDES SOCIAIS

Foi unanimidade entre os painelistas a dificuldade que representa o fato de que as redes sociais usam algoritmos que nos colocam preferencialmente em contato com os outros usuários que pensam de maneira semelhante à nossa. Com isso, desperta-se a sensação de que as informações que nos chegam vêm sempre de fontes confiáveis. “Os ambientes das redes sociais se tornam propícios para que não se questione”, alertou Koppe. “Isso é muito perigoso à medida que milhares de pessoas recebem em segundos uma mensagem”.

“As redes sociais podem ser um prato cheio para enganar desavisados, principalmente numa população como a brasileira, na qual muita gente não tem acesso à formação de senso crítico”, emendou Marcela. “Se tiver bom senso de analisar, a notícia falsa não vai te afetar”, concluiu Pedroso, encerrando os debates de alto nível que marcaram o Agosto Transparente de 2021.

O evento foi aberto no dia 4, enfocando o “Compromisso com Limeira”. A 2ª live, no dia 11, abordou “Transparência: instrumento de controle social”. O 3ª painel, no dia 18, teve como tema “Compras públicas e a economia local”. A íntegra das quatro lives pode ser assistida aqui.

O Agosto Transparente 2021 teve patrocínio de Atlas, ADT, AirZap, Casa das Mangueiras, Enxuto e Pizzaria Don Francesco e apoio de Focalize e Kanal.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Renove e Presscom Comunicação.

Especialistas que participaram do painel de 18 de agosto chamaram a atenção para necessidade de empresários estarem preparados

Com um rico debate sobre como o processo de licitações impacta a economia dos municípios, a 3ª live da 2ª edição do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira, que aconteceu no dia 18 de agosto, deixou um recado importante aos empresários: vender para órgãos públicos pode ser uma excelente oportunidade de negócio, por isso é preciso se preparar para participar.

“A Prefeitura de Limeira investiu R$ 670 milhões em compras nos últimos quatro anos e 80% desse total foram para outras cidades”, destacou Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, que conduziu o painel. Com apresentação de Alê Vieira, voluntário e consultor de marketing digital da instituição, a live “Compras públicas e a economia local” contou com os convidados Davi de Melo, diretor na Licitamaster Cursos e Eventos; Fábio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP em Piracicaba; e Willian Karan Júnior, advogado e coordenador executivo do OSB-Franca.

Integrante do calendário oficial do município, o Agosto Transparente nesta edição tem como tema central “Atitude cidadã na transformação social”. O evento é voltado para o exercício da cidadania, com foco principal no controle social, qualidade do gasto público e atuação preventiva em relação ao combate à corrupção, e em 2021 tem como viés a importância da comunicação para o envolvimento da população nesses temas.

Faber também lembrou que uma coalizão formada pelo OSB-Limeira e outras instituições, em 2019, capacitou mais de 150 empresários locais para participarem de licitações, o que resultou na permanência de aproximadamente R$ 7 milhões no município. “Temos que encorajar o empresário a participar, porque bem preparado e com regularidade fiscal, vender para o Poder Público pode virar um grande negócio”, reforçou.

MAIORES COMPRADORAS

Fábio Gerlach salientou que as prefeituras são as maiores empresas da maioria dos municípios e que os empreendedores precisam perceber o tamanho dessa oportunidade, já que as administrações públicas precisam comprar. “O empresário deve compreender como funciona o processo licitatório, como colocar preço no seu produto, lidar com a burocracia, entender que vai entregar para receber depois”, exemplificou. “Dificuldades fazem parte do dia a dia, mas com apoio das entidades, ele pode transformá-las em grande oportunidade de negócio”.

Davi de Melo explicou que a Lei n.º 14.133, a nova Lei de Licitações e de Contratos Administrativos, válida desde 1º de abril, traz como novidade o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), uma plataforma gerida por um comitê com representantes da União, dos Estados e dos municípios com o objetivo de centralizar a divulgação dos atos exigidos em licitações de todo o país. “O portal facilitará ao empresário encontrar as oportunidades e trará mais transparência”, opinou. “A licitação é um jogo, e quem quer participar precisa conhecer as regras, ou seja, estudar profundamente os editais”.

OSB ATUA NA PREVENÇÃO

Willian Karan Júnior contou casos ocorridos em Franca para mostrar como o trabalho do OSB é fundamental para garantir que as licitações tenham o resultado esperado. “Monitoramos desde a publicação do edital até a entrega do produto ou serviço, se o fornecedor agiu com total correção, se não há conluio como a Prefeitura receber a menos ou com qualidade inferior à contratada”, detalhou. “O dinheiro desviado da administração pública é aquele que pode fazer falta na educação ou na saúde”.

A estimativa é de que o trabalho do Sistema OSB já tenha prevenido, nos cerca de 150 municípios em que atua, que mais de R$ 4 bilhões saíssem dos cofres públicos de maneira inadequada. Enquanto monitora as compras públicas e prepara o empresariado para participar delas, o Observatório ajuda a fomentar um ambiente de negócios transparente e cheio de oportunidades.

Ciente disso, o OSB-Limeira lançou em julho o Licitação Transparente, um painel inteligente que traz, em detalhes, informações das licitações em curso, além de dados de fornecedores da Prefeitura e valores praticados. Ou seja, mais uma importante possibilidade para que os empresários estejam preparados para vender para a administração municipal. Como disse Davi de Melo: “O preparo é o trampolim para o sucesso”.

OUTRAS LIVES

O painel de estreia do Agosto Transparente, no dia 4, enfocou o “Compromisso com Limeira”. A 2ª live, no dia 11, abordou “Transparência: instrumento de controle social”. O encerramento, no dia 25, terá como tema “Cidadania em tempos de fake news”. A íntegra das lives já realizadas pode ser assistida aqui e a programação completa está disponível aqui. As lives são totalmente gratuitas e abertas ao público no canal do OSB-Limeira no YouTube, não havendo a necessidade de inscrição prévia.

O Agosto Transparente 2021 tem patrocínio de Atlas, ADT, AirZap, Casa das Mangueiras, Enxuto e Pizzaria Don Francesco e apoio de Focalize e Kanal.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Renove e Presscom Comunicação.

Encontro entre dirigentes do Observatório e do Legislativo deu importante impulso à implantação do Termo de Compromisso com Limeira

A implantação das propostas constantes do Termo de Compromisso com Limeira pela Câmara Municipal ganhou importante impulso. Em reunião realizada no dia 17 de agosto, dirigentes do Observatório Social do Brasil-Limeira e do Legislativo definiram alguns pontos fundamentais para implementar o 1º tópico do documento, desenvolvido pelo OSB-Limeira em conjunto com ACIL, CIESP, APECL, OAB, Rotary e Lions, que tem a transparência como foco.

Participaram do encontro Luciano Faber e Raul Groppo, respectivamente presidentes dos conselhos de Administração e Consultivo do OSB-Limeira, e os três secretários da Câmara, Marcelo Lima (Legislativo), Romulo Soares (Administração e Finanças) e Valmir Caetano (Negócios Jurídicos), além das assessoras técnicas Roberta Trovó Rafaldini, Thais Moraes e Andréa Bruno.

Foi formada na Casa Legislativa uma comissão que irá trabalhar continuamente junto ao OSB-Limeira visando colocar em prática as melhorias firmadas no Termo, que contou com adesão de mais de 70% dos vereadores eleitos no pleito de novembro de 2020. Tanto a Mesa Diretora quantos os secretários e servidores técnicos têm se mostrado empenhados em aperfeiçoar a transparência do Legislativo, com o desenvolvimento de um plano de ação, juntamente com o Observatório, que inclui capacitações dos funcionários e aproximação com a população.

Uma questão importante definida na reunião foi que a Câmara, a exemplo do que fez a Prefeitura, incluirá o Índice de Percepção da Transparência Municipal (IPT-M), desenvolvido pelo OSB-Limeira com base em critérios já estabelecidos por órgãos como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), no Plano Plurianual (PPA) para monitoramento de transparência do portal da Casa.

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

“Foi oficializado ao OSB que o índice de custo per capta da Câmara fará parte dos indicadores e metas de acompanhamento no PPA, sobretudo com o objetivo de se trabalhar a modernização e otimização da gestão administrativa e financeira da Casa”, ressaltou Luciano Faber, que elogiou a evolução tecnológica do Legislativo, tanto em termos de software quanto do site institucional, no que tange às funcionalidades para a transparência.

“A comissão da Câmara nos trouxe análises e questionamentos que irão nos auxiliar a identificar oportunidades em nosso monitoramento mensal dos trabalhos legislativos”, salientou Raul Groppo. “Os servidores da Casa se mostraram com muita vontade de melhorar, com a colaboração do OSB, no quesito transparência”. Os membros do Observatório oficializaram o convite para que os vereadores participem da reconstrução do painel inteligente da instituição, visando o monitoramento de produtividade do Legislativo, tema que deverá ser pautado para nova reunião em breve.

Os tópicos 2 e 3 do Termo serão abordados com mais detalhes em um encontro técnico que acontecerá em setembro. A próxima reunião bimestral ordinária para tratar da implantação dos itens constantes do documento está marcada para 5 de outubro.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Renove e Presscom Comunicação.

Para painelistas, controle social vai além do combate à corrupção; participação popular amplia alcance dos órgãos de controle, dizem

Com participação de audiência oriunda de várias partes do país, a 2ª edição do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira, iniciada no dia 4, teve a 2ª live no dia 11, abordando “Transparência: instrumento de controle social”. A importância da participação popular no controle público e a transparência como fator de incentivo à administração eficaz, e não somente no combate à corrupção, deram a linha geral dos debates.

Isabela Tomaz de Melo, coordenadora do Grupo de Trabalho Transparência do OSB-Limeira, conduziu os trabalhos, que tiveram apresentação de Alê Vieira, voluntário e consultor de marketing digital da instituição. A live contou com os painelistas Ney da Nobrega Ribas, empresário e um dos disseminadores da metodologia do Sistema OSB; Marcelo Levy Perruci, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU); e Karin Salviato Vieira, advogada com atuação em adequação de negócios à Lei Geral de Proteção de Dados.

Abrindo o encontro, Isabela fez uma apresentação do Índice de Percepção da Transparência Pública Municipal (IPT-M), desenvolvido em 2020 pelo OSB-Limeira para medir a transparência do Executivo e do Legislativo limeirenses com base em critérios da CGU e do Ministério Público Federal (MPF). O IPT-M inclusive foi incluído no Plano Plurianual (PPA) do município como medidor oficial da transparência da administração pública. Ela também listou algumas possiblidades que os cidadãos têm para monitorar a atuação dos governantes, como os portais de transparência e os canais oficias para solicitação de informações.

Marcelo Perruci frisou que é importante que os cidadãos saibam que têm direito ao acesso a informações públicas, e que podem denunciar caso suspeitem de irregularidades. “Muitas pessoas não sabem onde estão essas informações e como usá-las, por isso é nosso dever capacitá-las para que possam fiscalizar”, argumentou. Ele, porém, chamou a atenção para o fato de que nem toda verba mal investida foi desviada. “A transparência contribui não só para sabermos se houve corrupção, mas também para verificarmos se nosso dinheiro foi realmente investido nas prioridades da população”.

ATENÇÃO EM TEMPOS DE COVID

Ney Ribas destacou que, em tempos de compras emergenciais devido à pandemia de Covid-19, a população deve estar ainda mais atenta aos gastos públicos. Ele lembrou que o OSB criou um sistema para acompanhamento dessas despesas e que preza por uma metodologia propositiva, com o objetivo de colaborar para a eficiência do Poder Público. “A grande maioria dos gestores públicos é formada por pessoas de bem, mas temos o direito de saber se os recursos oriundos dos nossos impostos estão sendo investidos adequadamente”, ressaltou.

Ribas deu detalhes da Força Tarefa Cidadã, movimento da sociedade civil e de órgãos oficiais que visa garantir que todos os recursos destinados ao enfrentamento da pandemia sejam corretamente aplicados. O trabalho engloba um conjunto de ações de monitoramento dos portais de transparência, realizado por voluntários e técnicos que participam da rede OSB.

A 2ª live do Agosto Transparente também abriu espaço para que Karin Vieira prestasse esclarecimentos sobre a relação entre a LGPD, cujas penalidades entraram em vigor no dia 1º deste mês, e o combate à corrupção. Para ela, a proteção aos dados estabelecida pela lei não se sobrepõe ao interesse público, portanto permitindo que informações como nomes e salários de servidores continuem sendo divulgadas nos portais de transparência.

Foi unanimidade entre os painelistas a percepção de que, como os órgãos de controle público não dispõem de estrutura para fiscalizar todas as ações governamentais nos seus mais diversos níveis, instituições como o OSB – e os cidadãos de uma maneira geral – precisam exercer seu papel no monitoramento dessas atividades. “A minha contribuição e o meu legado estão na minha atitude, não no meu discurso”, sublinhou Ney Ribas, incentivando a participação popular responsável em detrimento do “denuncismo dos ativistas de WhatsApp”.

OUTRAS LIVES

O Agosto Transparente faz parte do calendário oficial do município e nesta edição tem como tema central “Atitude cidadã na transformação social”. As lives acontecem todas as quartas-feiras deste mês e são totalmente gratuitas e abertas ao público no canal do OSB-Limeira no YouTube, não havendo a necessidade de inscrição prévia. O início é sempre às 19h.

O evento é voltado para o exercício da cidadania, com foco principal no controle social, qualidade do gasto público e atuação preventiva em relação ao combate à corrupção, e sua 2ª edição tem como viés a importância da comunicação para o envolvimento da população nesses temas.

O painel de estreia do evento enfocou o “Compromisso com Limeira”. “Licitações e a economia local” será o tema da 3ª live, no dia 18 de agosto. O encerramento do Agosto Transparente, no dia 25, abordará “Cidadania em tempos de fake news”. A íntegra das lives já realizadas pode ser assistida aqui e a programação completa está disponível no aqui.

O Agosto Transparente 2021 tem patrocínio de Atlas, ADT, AirZap, Casa das Mangueiras, Enxuto e Pizzaria Don Francesco e apoio de Focalize e Kanal.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Renove e Presscom Comunicação.

Legislativo formará uma comissão para monitorar assuntos relacionados ao documento, assinado por 70% dos atuais vereadores

Dirigentes do Observatório Social do Brasil-Limeira e da Câmara Municipal voltaram a se reunir, em plataforma virtual, nesta terça (3), para dar prosseguimento ao acompanhamento da implantação das propostas constantes do Termo de Compromisso com Limeira. O documento, desenvolvido pelo OSB-Limeira em conjunto com ACIL, CIESP, APECL, OAB, Rotary e Lions, contou com adesão de mais de 70% dos vereadores eleitos no pleito de novembro de 2020.

O OSB-Limeira foi representado por Luciano Faber e Raul Groppo, respectivamente presidentes dos conselhos de Administração e Consultivo. A Câmara teve a participação de Sidney Pascotto, presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Everton Ferreira (PSD), primeiro secretário. Também acompanharam o encontro os secretários Marcelo Lima (Legislativo), Valmir Caetano (Negócios Jurídicos) e Romulo Soares (Administração e Finanças), além de seus assessores.

Os membros do OSB reforçaram a importância do acompanhamento do Termo de Compromisso pela Casa Legislativa, uma vez que a grande maioria dos vereadores eleitos firmou o documento durante a corrida eleitoral em 2020, e que as propostas partiram das associações do município. Para aperfeiçoar esse trabalho, propuseram segmentar os debates técnicos com os secretários da Câmara, sugestão aceita pela Mesa Diretora.

Os integrantes do Legislativo se comprometeram a formar uma comissão para acompanhamento dos assuntos relacionados à transparência e ao Termo de Compromisso. Também se propuseram a organizar uma agenda com o OSB para uma reunião técnica na qual será revisada a régua que irá mensurar o progresso das ações propostas pela instituição, assim como o nivelamento de todos os envolvidos para o planejamento dos trabalhos.

IPT-M NO PPA

Outra solicitação do OSB foi a urgência para que a Câmara, a exemplo do que fez a Prefeitura, inclua o Índice de Percepção da Transparência Municipal (IPT-M), que desenvolveu com base em critérios já estabelecidos por órgãos como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), no Plano Plurianual (PPA).

Os voluntários do OSB destacaram que a Câmara tem hoje 84,4 pontos no IPT-M e se colocaram à disposição para um trabalho conjunto em busca de um avanço nesse posicionamento. “Garantir e exigir a melhoria contínua da transparência municipal é um dos três tópicos do Termo de Compromisso com Limeira”, ressaltou Raul Groppo. Fiscalizar os atos do Poder Executivo Municipal e dar publicidade às medidas adotadas e resultados e servir ao bem geral da população e reduzir o custo do Legislativo por cidadão limeirense são os outros itens firmados pelos vereadores no documento.

O próximo encontro entre a direção do OSB e a Mesa Diretora, dentro da agenda de reuniões bimestrais, ficou marcado para o dia 5 de outubro. “Esse acompanhamento periódico é fundamental para avaliar o cumprimento dos itens e buscar um aperfeiçoamento colaborativo nessa jornada de quatro anos”, justificou Luciano Faber.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo e Presscom Comunicação.

Evento teve início no dia 4 de agosto, reunindo especialistas que também abordaram o papel da educação no desenvolvimento da cidadania

Todo cidadão de bem quer um Poder Público mais transparente e eficiente, mas quantos de nós, de fato, estamos dispostos a exercer nossa cidadania nesse sentido? E como essa transparência tão almejada pode influenciar no dia a dia dos moradores? Foram essas linhas de raciocínio que nortearam a primeira live da 2ª edição do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira, iniciada nesta quarta (4). O evento, que faz parte do calendário oficial do município, seguirá nas próximas quartas-feiras deste mês, sempre com início às 19h. As abordagens terão como tema central “Atitude cidadã na transformação social”.

As lives são totalmente gratuitas e abertas ao público no canal do OSB-Limeira no YouTube, não havendo a necessidade de inscrição prévia. A apresentação é de Alê Vieira, voluntário e consultor de marketing digital do OSB-Limeira, que na estreia conduziu o painel que abordou o “Compromisso com Limeira”, termo assinado pelos candidatos a prefeito e vereador nas Eleições 2020. Raul Groppo, presidente do Conselho Consultivo do OSB-Limeira, foi o anfitrião.

Os convidados foram Ieda Makiya, docente da Unicamp e líder de Grupo de Pesquisa do Laboratório de Negócios Sustentáveis na base CNPq; Cristiano Pavini, jornalista e superintendente do Instituto Ribeirão 2030; e Daíza Lacerda, apresentadora do programa Painel Magnificat, da Rádio Magnificat de Limeira.

Groppo fez uma apresentação de como foi a assinatura do Termo de Compromisso com Limeira, destacando sua importância para a transparência pública municipal, incentivo para a participação popular e maior atuação das empresas limeirenses nas licitações promovidas pela Prefeitura. “Limeira tem evoluído muito no quesito transparência, e é fundamental a participação popular para que possamos avançar ainda mais”, afirmou.

EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Groppo também chamou a atenção para a importância da educação no desenvolvimento do sentimento de cidadania, já que os estudantes se tornam replicadores desse conceito junto aos seus familiares e amigos. Ele trouxe como exemplo de educação para cidadania um projeto desenvolvido pelo OSB-Limeira em parceria com o Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira (CAMPL-Patrulheiro), com desenvolvimento de atividade extracurricular nesse sentido.

Para Daíza Lacerda, iniciativas como essa podem ajudar a população a se apoderar das ferramentas oferecidas para monitoramento do Poder Público. “A população precisa saber onde e como ter informações sobre a administração municipal, já que não adianta apenas reclamar, e sim se engajar na buscar do saber”, afirmou. “Falta empenho do Poder Público para tornar essas ferramentas mais acessíveis”. Ela citou como exemplo a falta de participação popular na construção do Plano Plurianual 2022-2025.

Segundo a jornalista, faltou divulgação para convidar os moradores a enviarem suas sugestões para esse plano estratégico do município. Ela disse acreditar que um maior empenho das associações de bairro é fundamental para reverter essa situação. “É necessária mais união comunitária para levar as demandas ao Poder Público”, sentenciou.

CIDADES INTELIGENTES

Ieda Makiya concordou que só com a efetiva participação popular os municípios podem avançar levando em conta as principais necessidades de seus moradores. Ela apresentou iniciativas realizadas dentro do conceito de cidades inteligentes, utilizando tecnologia de informação e comunicação para melhorar o funcionamento de suas administrações públicas. Sobre Limeira, o exemplo foi a muralha digital, que dispõe de câmeras e radares nos acessos à cidade para captar dados e permitir que sejam trabalhados de forma integrada.

“Informações sobre mobilidade e segurança podem ajudar no planejamento urbano, mostrando onde está o fluxo de pessoas e ciclistas, por exemplo”, explicou. A participação popular pode ser representada pela integração das câmeras residenciais ao sistema, o que permitiria ampliar enormemente a base de dados. “Essas informações podem ajudar a melhorar a funcionalidade da cidade”.

Cristiano Pavini trouxe a experiência do projeto Ribeirão 2030, criado em 2018 para unir a sociedade de Ribeirão Preto em torno da busca por mais transparência após um escândalo de desvio de dinheiro público. Ele também enfatizou a importância da participação da população na busca por maior eficiência e transparência do Poder Público. “Cada cidade pode criar sua legislação específica, exigindo o cumprimento de metas de transparência”, defendeu.

Na visão do jornalista, a transparência tem várias camadas e pode ser buscada tanto nas informações mais aprofundadas do dia a dia da administração pública quanto em esclarecimentos simples que cada morador pode solicitar aos governantes. Pavini salientou que o jornalismo profissional é fundamental neste momento em que fake news são distribuídas em redes sociais, mas frisou que qualquer cidadão tem direito a pedir informações diretamente à Prefeitura ou à Câmara Municipal.

“É essencial incluir os estudantes nesse processo, mostrando que o orçamento é finito e possibilitando que, diante disso, eles possam opinar se preferem a melhoria dos bebedouros ou a pintura da quadra da escola, por exemplo”, argumentou, retomando a importância da educação no desenvolvimento da cidadania.

A íntegra da 1ª live pode ser assistida aqui.

2ª LIVE

A 2ª live do Agosto Transparente acontecerá no dia 11 de agosto, tendo como tema “Transparência: instrumento de controle social”, com enfoque no direito do cidadão à publicidade de todos os dados do Poder Público. Isabela Tomaz de Melo, coordenadora do Grupo de Trabalho Transparência do OSB-Limeira, vai conduzir os debates.

Os painelistas serão Ney da Nobrega Ribas, empresário e um dos disseminadores da metodologia do Sistema OSB; Marcelo Levy Perruci, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União; e Karin Urbano Salviato Vieira, advogada com atuação em adequação de negócios à Lei Geral de Proteção de Dados.

Confira a programação completa aqui.

O Agosto Transparente 2021 tem patrocínio de Atlas, ADT, AirZap, Casa das Mangueiras, Enxuto e Pizzaria Don Francesco e apoio de Focalize e Kanal.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo e Presscom Comunicação.

Plano definirá diretrizes e ações estratégicas do Executivo para os próximos quatro anos

O Observatório Social do Brasil – Limeira enviou cinco sugestões visando contribuir para a construção do Plano Plurianual 2022-2025 do município, que recebeu as propostas da população até sexta-feira (30). Os voluntários da instituição encaminharam ao Executivo recomendações que objetivam, em especial, levar maior transparência e agilidade a alguns serviços e incentivar a prática da cidadania pelos cidadãos.

“As propostas enviadas à Prefeitura ratificam o nosso compromisso de colaborar para a melhoria contínua da gestão pública, contribuindo para que alcance cada vez mais eficiência e transparência”, resumiu o presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, Luciano Faber. As cinco sugestões estão alinhadas com o Termo de Compromisso com Limeira e solicitam ao Executivo ações e investimentos em infraestrutura tecnológica que permitam automações na extração de dados dos portais de transparência, além de um sistema de protocolo eletrônico/digital de documentos.

No quesito cidadania, o OSB-Limeira solicita reestruturação de dados e documentos relacionados aos conselhos municipais e a inclusão desse tema na grade obrigatória dos alunos de Ensino Fundamental do município, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Já o quinto e último item recomenda que seja implementado índice capaz de medir o custo por habitante da Câmara de Vereadores

Além disso, o OSB-Limeira enviou ofício para todas as associações da cidade chamando atenção para a importância de se unirem em torno de propostas ao PPA que pudessem representar melhorias às suas respectivas regiões e demandas. Isso porque as sugestões da população podem ser levadas em conta na confecção do plano estratégico governamental para os próximos quatro anos, e os cidadãos organizados ganham mais força.

AÇÕES DO GOVERNO

O PPA é elaborado pelo Executivo no primeiro ano de gestão para ser executado a partir do segundo ano. É ele que define diretrizes, programas, objetivos e ações que serão colocados em prática pelo Poder Público. O plano vai direcionar as ações do governo nas áreas de saúde, educação, assistência social, habitação, cultura, esporte e lazer, meio ambiente, obras e serviços públicos, saneamento, mobilidade e segurança, entre outras.

Nesta edição, os limeirenses puderam participar da construção do PPA 2022/2025 por meio de consulta pública eletrônica disponível no portal da Prefeitura, onde foi possível preencher o formulário online, e também enviando sugestões por e-mail. Uma novidade do próximo PPA é que, em função de proposta do OSB-Limeira, o Índice de Percepção de Transparência Municipal (IPT-M), desenvolvido pela instituição, será incorporado ao plano como critério oficial para apuração da transparência do Poder Público.

O IPT-M foi criado em junho de 2020 para monitorar os Portais da Transparência dos poderes Executivo e Legislativo, com base em critérios da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF). Esse acompanhamento resulta em relatórios bimestrais, que são publicados no site do OSB-Limeira, e em ofícios enviados à Prefeitura e à Câmara com recomendações de melhorias, de forma detalhada, em seus portais.

Com base no IPT-M, será possível, de forma mais clara, verificar a adesão do PPA ao Termo de Compromisso com Limeira. O Termo foi idealizado pelo OSB-Limeira em conjunto com diversas instituições parceiras, propondo três blocos de itens que visam a elevação constante da transparência do Poder Público. O PPA será encaminhado para análise dos vereadores até 31 de agosto.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo e Presscom Comunicação.