Arquivo para Tag: agosto transparente

“Agir para transformar” é o norte da 4ª edição do Agosto Transparente, promovido pelo OSB-Limeira

Cerimônia na ACIL reuniu autoridades e líderes de várias instituições da sociedade civil em torno do tema “Compromisso com Limeira 2025-2028”

“Agir para transformar”. Tendo esse slogan como norte, o Observatório Social do Brasil – Limeira abriu oficialmente no dia 10 de agosto a 4ª edição do Agosto Transparente. A cerimônia, realizada no auditório da Associação Comercial de Limeira (ACIL), contou com as presenças do prefeito Mario Botion, acompanhado de vários secretários municipais, e do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, além de outros vereadores. Também participaram líderes das mais diversas instituições da sociedade civil limeirense.

Seguindo a linha de motivar o exercício da cidadania em torno do monitoramento preventivo dos gastos públicos, buscar maior participação popular nos espaços cívicos e debater outras pautas sobre controle social, o Agosto Transparente de 2023, ano pré-eleitoral, tem como tema “Compromisso com Limeira 2025-2028”. A solenidade de abertura foi conduzida por Valter Koppe, membro do Conselho Fiscal do OSB-Limeira, que apresentou histórico e objetivos dessa iniciativa.

O anfitrião José Mário Bozza Gazzetta, presidente da ACIL, abriu os discursos demonstrando otimismo. “O OSB-Limeira tem trazido à população, com eficiência, informações muito importantes sobre o funcionamento do Executivo e do Legislativo, e tenho certeza de que esta edição do Agosto Transparente também terá muito sucesso”, afirmou. Em seguida, foram iniciados os trabalhos técnicos.

O gestor do Eixo Compromisso com Limeira, Raul Groppo, lembrou que o Termo de Compromisso com Limeira foi idealizado pelo OSB-Limeira em 2019 e construído com o apoio de mais de 40 instituições do município. O documento propôs três grandes objetivos aos candidatos a prefeito e vereador nas eleições de 2020, convidando-os a serem seus signatários. Todos os postulantes a chefe do Executivo e 70% dos eleitos para cadeiras na Câmara aceitaram.

AGENDA 2030 DA ONU

Desde o início dos mandatos, em 2021, o OSB-Limeira vem monitorando a aplicação, na prática, dos itens propostos no Termo. Groppo explicou o resultado desse trabalho, resumido no Relatório Anual 2022-2023. Ele relatou que, para esta edição, o texto foi atualizado com base nos parâmetros de adequação à realidade brasileira das metas da Agenda 2030 da ONU, desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O Termo levará em consideração sua aplicação ao Programa de Metas de Limeira, considerando, para tanto, os principais riscos aos quais o município está submetido. Pelo cronograma apresentado pelo voluntário do OSB-Limeira, a partir de agosto o documento está sendo submetido à percepção da sociedade, que pode opinar sobre ele. No primeiro trimestre de 2024, o texto será proposto às instituições e aos partidos políticos. O segundo trimestre servirá para que os candidatos integrem o Termo aos seus planos de governo. E o último trimestre marcará a celebração da nova edição do documento.

Groppo convidou todos os limeirenses a se envolverem nesse projeto. “Não adianta exercer o poder do voto e depois ficar reclamando”, ressaltou. “Se cada um for uma ilha, não temos democracia”. Everton Ferreira falou em seguida, destacando que seu mandato como presidente tem como uma das metas justamente tornar o Legislativo mais atrativo para os cidadãos. “Vamos melhorar nossa estrutura para levar mais pessoas à Câmara”, frisou.

Em seguida, o prefeito de Limeira elogiou os esforços do OSB para aproximar a população do Poder Público. “Temos que agradecer a quem, voluntariamente, contribui para uma sociedade mais justa”, enfatizou Botion. “As propostas e debates trazidos pelo Observatório melhoram a efetividade, a transparência e a eficiência do serviço público”.

“HÁ MUITO MAIS A SER FEITO”

Num discurso emocionado, Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, encerrou a cerimônia. Ele trouxe à plateia alguns destaques do trabalho que a instituição vem realizando desde que iniciou suas atividades, há seis anos, mas alertou que muito mais há a ser feito. “Estamos ocupando cada vez mais os espaços cívicos, nossa atenção à educação para cidadania tem trazido frutos, porém o povo precisa participar de maneira mais próxima da gestão pública”, ponderou.

Faber informou que, consolidando o propósito do OSB-Limeira de agir para transformar, o Agosto Transparente deste ano trará às mídias sociais da instituição, ao longo de todo mês de agosto, conteúdos especiais sobre movimentos voltados para o exercício da cidadania, com foco principal no controle social, educação cidadã, qualidade do gasto público e atuação preventiva em relação ao combate à corrupção.

E encerrou pedindo que voluntários e investidores sociais do Observatório de Limeira se levantassem para receber uma salva de palmas da plateia. “Sem vocês, nosso trabalho não seria possível”, agradeceu.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Sicredi, Clínica Vertù, Data System, Cozinha da Família, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, LifeClub e Álamo.

Com palestra sobre nova Lei de Licitações, OSB-Limeira inicia atividades de mês com foco na transparência

Especialista Davi Melo falou no dia 1º de agosto na Câmara Municipal sobre as principais mudanças trazidas pela Lei nº 14.133/2021

 

Com uma palestra na Câmara Municipal ministrada por um dos maiores especialistas em licitações do Brasil, no dia 1º de agosto, o Observatório Social do Brasil – Limeira deu início às atividades de um mês bastante especial, marcado pela 4ª edição do Agosto Transparente. A abertura oficial do evento acontecerá no dia 10 de agosto, às 19h, com uma cerimônia que reunirá autoridades, imprensa e representantes da sociedade civil organizada no auditório da Associação Comercial de Limeira (ACIL).

A palestra na sede do Legislativo, que contou com o professor Davi Melo, da LicitaMaster, empresa especializada em cursos e treinamentos na área de licitações, foi promovida pelo OSB-Limeira em conjunto com a Escola Legislativa Paulo Freire, por meio da Câmara Municipal e da Comissão OAB Vai à Escola. O tema “Novidades e polêmicas da nova Lei de Licitações” atraiu representantes das iniciativas pública e privada interessados em saber mais sobre as principais mudanças trazidas pela Lei nº 14.133/2021.

“Agradeço ao Observatório de Limeira por agregar forças que tornaram este evento possível”, disse na abertura da noite o presidente da Câmara, Everton Ferreira. “É uma honra para nós conseguir, com a ajuda de várias mãos, realizar esta palestra com um profissional tão renomado, que ministra cursos em todo o país”, agradeceu Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira.

Davi Melo levou à plateia informações sobre itens como as modalidades de certames instituídas pela nova lei, o planejamento anual de compras do setor público e os benefícios que ela oferece a micro e pequenos empresários. A palestra foi mais uma atividade promovida dentro do escopo do projeto LicitACIL, que o OSB-Limeira mantém em parceria com a ACIL, com o objetivo de fomentar a participação do empresariado limeirense em licitações.

A íntegra da palestra pode ser assistida no canal do YouTube e na página do Facebook da Câmara de Limeira.

EDIÇÃO 2023

Seguindo o objetivo de, a cada ano, motivar o exercício da cidadania em torno do monitoramento preventivo dos gastos públicos, maior participação popular nos espaços cívicos e demais pautas do controle social, o Agosto Transparente de 2023, ano pré-eleitoral, terá como tema “Compromisso com Limeira 2025-2028”. Na cerimônia de abertura, haverá a entrega do Relatório Anual 2022-2023, considerando os avanços do Termo de Compromisso com Limeira, e a apresentação da proposta para atualização desse documento.

Para esta edição, o texto foi atualizado com base nos parâmetros de adequação à realidade brasileira das metas da Agenda 2030 da ONU, desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O Termo levará em consideração sua aplicação ao Programa de Metas de Limeira, considerando, para tanto, os principais riscos aos quais o município está submetido.

A relevância alcançada pelo Agosto Transparente motivou sua inclusão no calendário oficial de eventos do município em 2021. Desde seu início, em 2020, essa iniciativa já contabilizou a realização de eventos presenciais, 11 painéis online e mais de 40 painelistas de várias partes do país colaborando em suas áreas de especialidade. Essas atividades geraram mais de 20 horas de conteúdo gravado sobre diversos temas relacionados aos eixos de atuação do sistema de Observatórios Sociais do Brasil.

Consolidando o propósito do OSB-Limeira de agir para transformar, o Agosto Transparente deste ano trará às mídias sociais da instituição, ao longo de todo mês de agosto, conteúdos especiais sobre movimentos voltados para o exercício da cidadania, com foco principal no controle social, educação cidadã, qualidade do gasto público e atuação preventiva em relação ao combate à corrupção.

Dentro do tema de 2023, o evento seguirá buscando unir a sociedade civil ao Poder Público em prol de novas metas estratégicas para as eleições 2024, a serem propostas para os candidatos a prefeito e vereador no próximo pleito.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Sicredi, Clínica Vertù, Data System, Cozinha da Família, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, LifeClub e Álamo.

Palestra sobre nova Lei de Licitações lança a 4ª edição do Agosto Transparente do OSB-Limeira

Especialista Davi Melo estará na Câmara no dia 1º para falar sobre as principais mudanças trazidas pela Lei nº 14.133/2021

A 4ª edição do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira será lançada no dia 1º de agosto, com a palestra “Novidades e polêmicas da nova Lei de Licitações”, ministrada pelo professor Davi Melo, da LicitaMaster, empresa especializada em cursos e treinamentos na área de licitações públicas. O evento está sendo promovido em conjunto com a Escola Legislativa Paulo Freire, por meio da Câmara Municipal e da Comissão OAB Vai à Escola.

A palestra acontecerá na sede do Legislativo, com início às 18h. O tema será levado para discussão com base nas principais mudanças trazidas pela Lei nº 14.133/2021, como as novas modalidades de certames, o planejamento anual de compras do setor público e os benefícios para ME e EPP’s. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos, em especial empresários locais, servidores e outros interessados, mas as vagas são limitadas. Para participar, é preciso se inscrever até 31 de julho aqui.

A palestra faz parte do projeto LicitACIL, que o OSB-Limeira mantém em parceria com a Associação Comercial de Limeira (ACIL), com o objetivo de prospectar meios para fomentar a participação do empresariado limeirense nos certames públicos, a fim de retroalimentar a economia local e buscar procedimentos cada vez mais transparentes.

AGOSTO TRANSPARENTE

Concebido pelo OSB-Limeira dentro da lógica dos meses temáticos, como Outubro Rosa, Novembro Azul e outros, o Agosto Transparente se propõe a motivar, a cada mês de agosto, o exercício da cidadania em torno do monitoramento preventivo dos gastos públicos, maior participação popular nos espaços cívicos e demais pautas do controle social.

Desde seu início, em 2020, o Agosto Transparente já contabilizou a realização de eventos presenciais, 11 painéis online e mais de 40 painelistas de várias partes do país colaborando em suas áreas de especialidade, gerando mais de 20 horas de conteúdo gravado sobre diversos temas relacionados aos eixos de atuação do sistema de Observatórios Sociais do Brasil. Por tamanha relevância, o Agosto Transparente foi incluído no calendário oficial de eventos do município em 2021.

“O Agosto Transparente vem se consolidando como uma poderosa ferramenta de educação para cidadania, por meio da junção de pessoas e debates que têm contribuído enormemente no propósito do OSB-Limeira, que é agir para transformar”, destaca Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira.

4ª EDIÇÃO

No dia 10 de agosto, às 19h, haverá um evento presencial voltado a autoridades, imprensa e representantes da sociedade civil organizada, no auditório da ACIL, oficializando a abertura da 4ª edição do Agosto Transparente, que terá como tema “Compromisso com Limeira 2024-2028”. Na agenda do evento, neste ano pré-eleitoral, está a entrega do Relatório Anual 2022-2023, considerando os avanços do Termo de Compromisso com Limeira, e a apresentação da proposta para atualização desse documento.

Para esta edição, o texto foi atualizado com base nos parâmetros de adequação à realidade brasileira dos objetivos da Agenda 2030 da ONU, desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O Termo levará em consideração sua aplicação ao Programa de Metas de Limeira, considerando, para tanto, os principais riscos aos quais o município está submetido, examinados por meio de metodologia própria.

Ao longo de todo mês de agosto, as mídias sociais do OSB-Limeira trarão conteúdos especiais sobre movimentos voltados para o exercício da cidadania, com foco principal no controle social, educação cidadã, qualidade do gasto público e atuação preventiva em relação ao combate à corrupção. “Nosso objetivo é o fortalecimento dos elos que unem a sociedade civil ao Poder Público, em prol de novas metas estratégicas para as eleições 2024 e para os futuros mandatários do Executivo e Legislativo”, afirmou Faber.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Sicredi, Clínica Vertù, Data System, Cozinha da Família, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, LifeClub e Álamo.

Agosto Transparente termina mostrando benefícios do LicitACIL para empresários, Poder Público e economia local

Parceria entre OSB-Limeira e ACIL, iniciativa foi detalhada durante a live de encerramento da edição 2022 do evento Leia mais

Com foco em iniciativa que prepara empresários para licitações, Agosto Transparente termina nesta quarta

Parceria entre OSB-Limeira e ACIL, LicitACIL será explicado em detalhes na live de encerramento, aberta a todos os interessados Leia mais

Escola como mola propulsora da cidadania é realçada na 2ª live do Agosto Transparente do OSB-Limeira

Convidadas de peso enriqueceram com sua experiência o painel, que também teve apresentação de cases de sucesso Leia mais

Especialistas em educação e cidadania são as convidadas da 2ª live do Agosto Transparente do OSB-Limeira

Distanciamento político-social, eleições, fake news e incentivo à participação popular estarão entre os temas a serem debatidos

Com a participação de renomadas especialistas em educação e cidadania, acontece no dia 17 de agosto a segunda live da edição 2022 do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira. O painel “Educação para Cidadania: cidades mais conscientes e participativas” terá início às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do OSB-Limeira no YouTube, e vai oferecer uma grande oportunidade para trazer à tona o potencial transformador da educação na vida das pessoas.

Ciente de pesquisas que mostram uma população distante da participação cidadã, o OSB-Limeira elegeu a Educação para Cidadania como um dos principais pilares da sua atuação. Na live, será apresentado um balanço das iniciativas nessa área desenvolvidas pela instituição, que já impactaram cerca de 2 mil jovens. São projetos que envolveram, por exemplo, o CAMPL/Patrulheiro e escolas de ensino médio, além da colaboração com a Justiça Eleitoral na campanha de incentivo aos jovens para que fizessem seu alistamento eleitoral.

Para enriquecer o debate, a live terá a participação de Luciana Asper y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e gestora do projeto Na Moral; Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorada em Ciência Política; e Magda de Moraes, diretora regional de Ensino para Limeira e outros nove municípios. A condução será do presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, Luciano Faber.

O afastamento do cidadão da política pelo debate agressivo e polarizado, a necessidade de aprendizado sobre administração pública, a construção de uma sociedade mais colaborativa, o incentivo ao acesso aos instrumentos de participação popular, as fake news e as eleições de 2022 serão alguns tópicos que certamente marcarão presença neste painel, com mediação de Valter Koppe, vice-presidente para Assuntos de Controle do OSB-Limeira.

PROGRAMAÇÃO

O Agosto Transparente 2022 teve sua abertura no dia 4 de agosto, em cerimônia presencial na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) para autoridades, apoiadores do OSB-Limeira e outros convidados. O tema central do evento é “Compromisso não é promessa, é ação!”. Nesse encontro inicial, o foco foi o Termo de Compromisso com Limeira. No dia 10 de agosto, aconteceu a primeira live, com destaque para o lançamento do Relatório Anual de Limeira 2021-2022.

O encerramento do Agosto Transparente 2022 acontecerá no dia 24, abordando os próximos passos do LicitACIL, parceria entre o OSB- Limeira e a ACIL que tem como objetivo disponibilizar aos empreendedores limeirenses um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade.

As lives são gratuitas e abertas a todos os interessados, sempre com transmissão pelo canal do OSB-Limeira no YouTube, e continuam disponíveis para quem quiser assisti-las posteriormente. A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

1ª live do Agosto Transparente realiza o lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021/2022

De forma simplificada, documento traz dados compilados pelo OSB-Limeira sobre iniciativas em prol da cidadania e da transparência

A série de três lives que fazem parte da 3ª edição do Agosto Transparente foi aberta na noite de 10 agosto, com o lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021/2022, um balanço dos avanços em prol da cidadania, da transparência e da eficiência da gestão pública já alcançados pelo Observatório Social do Brasil – Limeira. Nas próximas quartas deste mês, mais duas lives, sempre com transmissão aberta a todos os interessados pelo canal do OSB-Limeira no YouTube, trarão à tona outros temas de relevante interesse para o município.

Esta edição do Agosto Transparente, que tem como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, foi aberta com com uma cerimônia presencial no dia 4 de agosto, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), contando com a presença de autoridades e representantes de mais 30 instituições. Na ocasião, foi realizada uma análise sobre o Termo de Compromisso com Limeira, incluindo as metas atingidas no primeiro ano de sua aplicação pelo Executivo e pelo Legislativo municipais e a as perspectivas até 2024.

Já na primeira live, Raul Groppo e Maurício Carvalho, respectivamente presidente do Conselho Consultivo e coordenador do Eixo Diagnosticar e Monitorar do OSB-Limeira, encabeçaram a apresentação do relatório que reúne informações, de forma simplificada, dos resultados das iniciativas empreendidas pelo OSB-Limeira. O presidente do Conselho de Administração, Luciano Faber, e o voluntário Bruno Pontes também colaboraram para explicar à audiência a importância e os objetivos do documento.

TÓPICOS ABORDADOS

Conduzida por Valter Koppe, vice-presidente de Assuntos de Controle, a live foi dividida em quatro blocos, que trataram de estratégia e orçamento do Executivo, monitoramento da Câmara Municipal, busca pela transparência e a pesquisa de cidadania realizada pelo OSB-Limeira em 2021. Os dados constantes do relatório foram compilados com o auxílio das empresas parceiras Data Smart, Solutions BI, Polisdata e Limite Pesquisas.

No primeiro bloco, Raul Groppo explicou como foi estruturado o documento e trouxe detalhes de alguns tópicos nele contidos. Entre eles, o Programa de Metas da Prefeitura de 2021, mostrando que 70% das metas foram atingidas. Já o PIB per capita de Limeira vem evoluindo, mas segue abaixo da média da região de Piracicaba. E o resultado do Orçamento Municipal apresentou superávit, porém o endividamento da cidade aumentou em R$ 258 milhões desde 2015.

Em seguida, Luciano Faber comentou sobre alguns dados relativos ao acompanhamento dos trabalhos da Câmara pelos voluntários do OSB-Limeira, que monitoraram 100% das sessões legislativas desde 2017, incluindo aquelas realizadas de forma virtual durante a pandemia. Eles detectaram que o atraso dos vereadores às sessões caiu de 27% para 5% e que os parlamentares têm sido mais assíduos também nas comissões temáticas. “Esperamos que essa evolução continue em benefício de toda população”, afirmou.

TRANSPARÊNCIA E PESQUISA

Bruno Pontes abordou alguns pontos relativos à percepção de transparência do Poder Público, para cuja medição, inclusive, foi criado um índice pelo OSB-Limeira. O Índice de Percepção da Transparência Municipal (IPT-M) utiliza dados da Controladoria Geral da União e do Ministério Público para quantificar a atuação do Executivo e do Legislativo no que tange à disponibilização de seus dados à população. Nos últimos 18 meses, a avaliação da média desses dois poderes foi elevada em 10%.

Essa maior percepção de transparência tem interface com outro item contido no relatório: a capacitação do empresariado local para que participe com mais frequência das licitações públicas. Afinal, certames mais transparentes são um incentivo para que os empresários queiram disputá-los. Em parceria com a ACIL, o OSB-Limeira inclusive desenvolveu o LICITACIL, voltado à preparação de empreendedores interessados nas compras públicas.

No último bloco, o tema foi a pesquisa sobre cidadania realizada no ano passado pelo OSB-Limeira e Limite, que trouxe dados bastante preocupantes. Por exemplo, mais de 70% dos limeirenses nunca foram à Câmara, quase 92% jamais participaram de audiências e consultas públicas e 87,9% sequer acessaram o Portal da Transparência. “Não adianta só reclamar nas redes sociais”, ressaltou Maurício de Carvalho, que conduziu essa parte da live. “É preciso estar presente para cobrar nossos vereadores”.

PRÓXIMOS TEMAS

Após serem respondidas perguntas da audiência, Valter Koppe fez o convite para as próximas lives. No dia 17, o tema será Educação para Cidadania, que será debatido pelas convidadas Luciana Asper Y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos; e Magda de Moraes, diretora regional de Ensino.

Encerrando o Agosto Transparente 2022, no dia 24, serão abordados os próximos passos do LICITACIL. A programação completa pode ser conferida aqui e o vídeo da primeira live está disponível no canal do OSB-Limeira no YouTube.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

Relatório Anual de Limeira – 2021/2022 será lançado na 1ª live do Agosto Transparente

Documento traz um compilado dos resultados gerados pelas iniciativas do OSB-Limeira em prol da cidadania e da transparência

Aberta com uma cerimônia presencial no dia 4 de agosto, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), que contou com a presença de autoridades e representantes de mais 30 instituições, a 3ª edição do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira prossegue com três lives nas quartas-feiras deste mês. A primeira delas acontece no dia 10 de agosto, a partir das 19h, com transmissão aberta a todos os interessados pelo canal do OSB-Limeira no YouTube.

Incluído no Calendário Oficial do Município de Limeira pela Lei Municipal n° 6.540, de 2021, o Agosto Transparente tem como tema central deste ano “Compromisso não é promessa, é ação!”. O foco será em Limeira, com todos os encontros abordando assuntos de grande interesse para a população da cidade. Na estreia das lives, haverá o lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021/2022.

Trata-se de um compilado de informações que trazem à tona, de forma simplificada, os resultados das iniciativas empreendidas pelo OSB-Limeira no sentido de despertar os limeirenses para a importância de exercer sua cidadania, bem como do monitoramento realizado do Executivo e do Legislativo municipais, em busca de cada vez mais transparência.

À frente deste painel, estarão Raul Groppo e Maurício Carvalho, respectivamente presidente do Conselho Consultivo e coordenador do Eixo Diagnosticar e Monitorar do OSB-Limeira. Haverá ainda as participações do presidente do Conselho de Administração, Luciano Faber, e do voluntário Bruno Pontes. A apresentação será de Valter Koppe (vice-presidente de Assuntos de Controle). Após o lançamento, haverá espaço para perguntas da audiência.

TEMAS EM PAUTA

A abertura presencial do 3º Agosto Transparente enfocou o Termo de Compromisso com Limeira, incluindo as conquistas alcançadas no primeiro ano de sua aplicação pelo Executivo e pelo Legislativo municipais, a as perspectivas até 2024.

A live do dia 17 terá como tema Educação para Cidadania. O encontro contará com as participações de Luciana Asper Y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos; e Magda de Moraes, diretora regional de Ensino.

Encerrando o Agosto Transparente 2022, no dia 24, serão abordados os próximos passos do LICITACIL, parceria entre o OSB-Limeira e a ACIL que tem como objetivo disponibilizar aos empreendedores limeirenses um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade. A programação completa pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

Importância do trabalho colaborativo ganha destaque na abertura do Agosto Transparente do OSB-Limeira

Autoridades, convidados e imprensa acompanharam a cerimônia que abriu o evento em 04/08, na sede da ACIL

Com a presença de autoridades e representantes de mais 30 instituições, foi aberta, em cerimônia realizada na noite de 4 agosto, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), a 3ª edição do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira. O prefeito Mario Botion e sua equipe de secretários, o presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto, e mais cinco vereadores, imprensa, convidados e voluntários do OSB-Limeira puderam participar, pela primeira vez, de um encontro presencial do evento.

O público foi recebido pela Banda Marcial do Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira (CAMPL/Patrulheiro). Em seguida, teve início a solenidade, conduzida por Valter Koppe, vice-presidente de Assuntos de Controle do OSB-Limeira. Ele explicou que o Agosto Transparente, incluído no Calendário Oficial do Município de Limeira pela Lei Municipal n° 6.540, de 2021, foi pensado em formato presencial desde seu início, em 2020.

A pandemia, porém, fez com que as edições daquele ano e a de 2021 ocorressem por meio de lives. O ambiente virtual acabou permitindo que os temas apresentados fossem acompanhados por um público oriundo das mais diversas partes do país e que o evento ganhasse projeção nacional junto ao Sistema OSB, presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros.

Além da abertura presencial, serão mais três lives, todas nas noites das quartas-feiras de agosto, a partir das 19h, com transmissão aberta a todos os interessados no canal do OSB-Limeira no YouTube. Na edição 2022, que tem como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, o foco será em Limeira.

DIÁLOGO COM O PODER PÚBLICO

“Graças ao trabalho dos nossos mais de 100 voluntários, ao diálogo com o Poder Público e ao apoio da sociedade, o OSB-Limeira está se solidificando cada vez mais como uma força transformadora para a cidade, trabalhando coletivamente e para o coletivo”, afirmou Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração ao declarar oficialmente aberto o Agosto Transparente.

“Estaremos sempre abertos ao OSB-Limeira, que é nosso parceiro na missão de levar à população tudo o que acontece na Casa do Povo”, ressaltou o presidente da Câmara dos Vereadores. “Vemos como muito oportuno o trabalho do OSB-Limeira, que, mais do que de fiscalizar, é de auxiliar para o aperfeiçoamento do Executivo”, destacou o prefeito.

Após a abertura, teve início a programação técnica. Ficou a cargo de Raul Groppo, presidente do Conselho Consultivo e coordenador do Eixo Compromisso com Limeira do OSB-Limeira, apresentar as conquistas alcançadas no primeiro ano de acompanhamento do Termo de Compromisso com Limeira, assinado pelos candidatos a prefeito e vereador nas Eleições 2020.

Groppo recordou que a confecção do Termo contou com a participação de 40 entidades, que chegaram a um total de 150 propostas a serem incluídas. Elas foram reunidas em três grandes grupos de ações, que os signatários do documento se comprometeram a colocar em prática. Desde o início do atual mandato, ocorreram mais de 20 encontros entre membros do OSB-Limeira com o Executivo e o Legislativo para acompanhar a aplicação dos itens.

O resultado tem ficado além do esperado. O objetivo era que o Termo avançasse 25% a cada ano nos dois poderes, até o final de 2024. Entretanto, apenas em 2021, esse índice já chegou a 57% na Câmara e a 51% na Prefeitura. “Estamos muito satisfeitos com esse andamento, mostrando que não é apontando o dedo, e sim realizando um trabalho colaborativo, que vamos construir uma Limeira melhor”, destacou Groppo.

LIVES

O Agosto Transparente prosseguirá no dia 10 de agosto, com a live que trará o lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021, um compilado anual de indicadores elaborado pelo OSB com objetivo de ampliar o debate acerca de temas relevantes ao município. No dia 17, o tema será Educação para Cidadania, que será abordado por especialistas em várias áreas. No encerramento, dia 24, o foco será o LicitACIL, parceria entre OSB e ACIL para preparar os empresários locais para participar de licitações.

A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.