Agosto Transparente termina mostrando benefícios do LicitACIL para empresários, Poder Público e economia local

Parceria entre OSB-Limeira e ACIL, iniciativa foi detalhada durante a live de encerramento da edição 2022 do evento

Desde 2018, o Observatório Social do Brasil – Limeira vem buscando aglutinar forças junto a parceiros como a Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) para capacitar o empresariado local a participar de certames de compras do Poder Público. Iniciativas nesse sentido renderam, em 2019, o troféu de 1º lugar na categoria “Compras Governamentais de Pequenos Negócios” em prêmio entregue pelo Sebrae.

Em 2020, o OSB-Limeira idealizou o Termo de Compromisso com Limeira, que tem como uma de suas premissas fomentar a participação do empresariado local em licitações. Seguindo nessa linha, em 2021, nova parceria entre a instituição e a ACIL resultou no LicitACIL, que oferece aos empreendedores locais um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade.

Esse retrospecto foi destacado no dia 24 de agosto por Raul Groppo, presidente do Conselho Consultivo do OSB-Limeira, durante a live de encerramento da 3ª edição do Agosto Transparente. O tema desse último encontro virtual foi “LicitACIL: aumente o faturamento da sua empresa com compras públicas”, trazendo detalhes da iniciativa que já capacitou nove empresários. Essa primeira turma alcançou até agora um total de R$ 300 mil em novos negócios.

Durante todo o mês de agosto, o OSB-Limeira trouxe à tona temas de extrema importância para os limeirenses. Tendo como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, o Agosto Transparente 2022 foi aberto no dia 4 de agosto, em cerimônia na sede da ACIL que contou com autoridades, apoiadores do OSB-Limeira e representantes de mais de 30 associações da sociedade civil.

Na abertura, o tema foi o Termo de Compromisso com Limeira. Mais dois encontros virtuais fizeram parte da programação. No dia 10 de agosto, aconteceu o lançamento do Relatório Anual de Limeira 2021-2022 e no dia 17 o tema foi Educação para Cidadania. Todas as lives estão disponíveis no canal do OSB-Limeira no YouTube.

ENCERRAMENTO

Encerrando o evento, a live que enfocou o LicitACIL contou com a participação de duas convidadas especiais: Fabiana Schiolin, gerente administrativa da ACIL e gestora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, e Poliana Soares Nogueira, especialista em tributos e contabilidade, consultora em licitações e CEO da PSN Gestão Contábil e Empresarial.

Com mediação de Valter Koppe, vice-presidente para Assuntos de Controle do OSB-Limeira, o encontro também teve a participação de Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração. Groppo abriu trazendo os principais dados sobre o LicitACIL, que já formou uma segunda turma com 10 empresários que passarão por seis meses de capacitação.

“Quanto mais empresas participarem dos processos licitatórios, melhor para todos: para o Poder Público, que consegue melhor preço; para o empreendedor, que pode aumentar seus ganhos; e para a economia local, que é retroalimentada pelos recursos que permanecem na cidade”, analisou Groppo, que também destacou o Licitação Transparente, formado por painéis disponíveis no site do OSB-Limeira que trazem dados detalhados e de fácil entendimento sobre compras públicas no município.

Poliana Nogueira chamou a atenção para o fato de que as empresas têm que manter a documentação muito bem organizada para participar de licitações, além de um fluxo de caixa compatível com suas pretensões, dois dos aspectos abordados no LicitACIL. Ela ainda ressaltou o quão confiáveis são os certames licitatórios atualmente, com seus vários instrumentos reguladores, e incentivou os empreendedores a buscarem esse caminho. “Vale a pena, porque é mais um canal de vendas para empresa”, aconselhou

Fabiana Schiolin lembrou que o LicitaACIL vem ao encontro da missão da ACIL de auxiliar os empresários a aumentar seu faturamento e sua lucratividade. “O projeto conta com profissionais especializados em diagnóstico, documentação, precificação e outros subsídios para que os empreendedores estejam bem preparados para as licitações”, detalhou.

Para Luciano Faber, os participantes do LicitACIL vão encontrar oportunidades além das compras públicas do município. “Os empresários poderão olhar para fora de Limeira, buscando oportunidades em licitações em outras cidades, Estados e até nacionais, tanto no Executivo quanto no Legislativo e no Judiciário”, argumentou. “Isso trará grande benefício à economia de Limeira, com geração de emprego e renda e o consequente aumento do consumo no comércio”.

A parte final do encontro virtual foi destinada às respostas às dúvidas da audiência. Os interessados em mais detalhes sobre o LicitACIL podem assistir à gravação da live no canal do OSB-Limeira no YouTube ou entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (19) 98354-0174 ou e-mail contato@licitacil.com.br.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *