Projeto de Lei com esse teor foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara Municipal de 22 de fevereiro

O Agosto Transparente, que teve sua 1ª edição promovida pelo Observatório Social do Brasil – Limeira em 2020, foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município. Aprovação nesse sentido aconteceu na sessão do dia 22 de fevereiro da Câmara Municipal. Por unanimidade, os vereadores acataram o Projeto de Lei Nº 16/2021, da Mesa Diretora, que insere o evento na agenda oficial da cidade.

Foi a segunda conquista, em curto período de tempo, do OSB-Limeira, que em dezembro foi declarado como uma instituição de utilidade pública. Em sua edição de estreia, que teve como tema “O Cidadão no Controle Social”, o Agosto Transparente reuniu, em lives semanais, especialistas que abordaram vários temas relevantes com foco nos direitos e deveres do cidadão.

Foram quatro lives com transmissão pelo canal do OSB-Limeira no YouTube. “O Agosto Transparente foi concebido dentro da lógica dos meses temáticos, como Outubro Rosa, Novembro Azul e outros, vislumbrando o mesmo potencial para se tornar um evento de mobilização nacional”, explicou Valter Koppe, coordenador do Grupo de Trabalho Educação para a Cidadania do OSB-Limeira.

EVENTO VIRTUAL

A ideia inicial era envolver toda a cidade em atividades durante o mês de agosto, voltadas para o exercício da cidadania, com foco principal no controle social, qualidade do gasto público e atuação preventiva em relação ao combate à corrupção. Porém, a pandemia de coronavírus tornou o Agosto Transparente um evento virtual, o que, de alguma forma, representou um ganho, já que interessados de diversas regiões do país puderam participar.

A programação do Agosto Transparente teve painéis sobre “Educação Fiscal e Atuação Cidadã”, “Compras Públicas – Redes de Controle”, “Transparência na Gestão Pública” e “Eleições 2020 e Cidadania”. Dirigentes do Sistema OSB e das unidades do Observatório de várias cidades, conceituados especialistas em diferentes áreas, pesquisadores, juristas, representantes de instituições governamentais e outros profissionais tiveram a oportunidade de debater os temas e responder as perguntas da audiência.

Considerado um sucesso, o Agosto Transparente logo chamou atenção para o potencial de se tornar um evento anual. A aprovação para que fosse integrado ao Calendário Oficial do Município de Limeira deu ainda mais ânimo para a concretização dessa possibilidade. “Se já estávamos animados para planejar a 2ª edição do Agosto Transparente, o reconhecimento da importância do nosso evento como instrumento de formação cidadã nos dá fôlego renovado para seguirmos com nosso trabalho”, afirmou Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Unimed, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *