Serão quatro lives nas noites de quarta deste mês, abordando temas como foco com controle social, gasto público e combate à corrupção

O Observatório Social do Brasil – Limeira dá início nesta quarta (4) à 2ª edição do Agosto Transparente, que faz parte do calendário oficial do município. A exemplo de 2020, o evento será realizado em plataforma virtual, reunindo especialistas de várias áreas em quatro lives que acontecerão nas quartas-feiras deste mês, sempre com início às 19h. As abordagens terão como tema central “Atitude cidadã na transformação social”.

O Agosto Transparente é voltado para o exercício da cidadania, com foco principal no controle social, qualidade do gasto público e atuação preventiva em relação ao combate à corrupção. Na edição deste ano, terá como viés a importância da comunicação para o envolvimento da população nesses temas. As lives serão totalmente gratuitas e abertas ao público no canal do OSB-Limeira no YouTube, não havendo a necessidade de inscrição prévia.

A apresentação será de Alê Vieira, voluntário e consultor de marketing digital do OSB Limeira. O painel de abertura abordará o “Compromisso com Limeira”, termo assinado pelos candidatos a prefeito e vereador nas Eleições 2020, debatendo os avanços já alcançados e o planejamento para os próximos quatro anos.

Raul Groppo, presidente do Conselho Consultivo do OSB-Limeira, será o anfitrião da live, que terá como participantes Ieda Makiya, docente da Unicamp e líder de Grupo de Pesquisa do Laboratório de Negócios Sustentáveis na base CNPq; Cristiano Pavini, jornalista e superintendente do Instituto Ribeirão 2030; Leonardo Costa, vice-presidente institucional e de Alianças do OSB-Santa Catarina; e Daíza Lacerda, apresentadora do programa Painel Magnificat, da Rádio Magnificat de Limeira.

2ª LIVE

A 2ª live, no dia 11 de agosto, terá como tema “Transparência: instrumento de controle social”, enfocando o direito do cidadão à publicidade de todos os dados do Poder Público. Isabela Tomaz de Melo, coordenadora do Grupo de Trabalho Transparência do OSB-Limeira, vai conduzir os debates.

Os painelistas serão Ney da Nobrega Ribas, empresário e um dos disseminadores da metodologia do Sistema OSB; Marcelo Levy Perruci, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União; e Karin Urbano Salviato Vieira, advogada com atuação em adequação de negócios à Lei Geral de Proteção de Dados.

3ª LIVE

“Licitações e a economia local” será o tema da 3ª live, no dia 18 de agosto, enfocando como o processo de licitações impacta a economia dos municípios. A condução será de Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira. Os convidados serão Davi de Melo, diretor na Licitamaster Cursos e Eventos; Fábio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP em Piracicaba; e Willian Karan Júnior; advogado e coordenador executivo do OSB-Franca.

4ª LIVE

O encerramento do Agosto Transparente, no dia 25, abordará o tema “Cidadania em tempos de fake news”. Nomes de peso da área de comunicação analisarão este momento em que as redes sociais são campo fértil para veiculação de notícias falsas. O OSB-Limeira será representado por Valter Koppe, vice-presidente para Assuntos de Controle Social.

Os painelistas serão a jornalista Marcela Rossetto, ex-coordenadora da Assessoria de Imprensa da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília; o também jornalista Ronald Freitas, que assessorou ministros de Estado e foi subsecretário de Comunicação do governo do Estado de Minas Gerais e diretor de Comunicação da Light; e Jean Sandro Pedroso, diretor da empresa Efetiva Informática, presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul e vice-presidente de Comunicação do Observatório Social do Brasil.

Confira a programação completa aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *