Entre janeiro e julho de 2020, foram 1.378 proposituras desse tipo, contra 2.074 no mesmo período do ano passado

A Câmara Municipal de Limeira vem demonstrando uma tendência de queda no número de indicações realizadas quando comparadas suas atividades de 2019 e 2020. Entre janeiro e meados de julho do ano passado, os vereadores produziram 2.074 proposituras desse tipo. No mesmo período deste ano, foram 1.378 indicações. O número de 2020 até o momento é, inclusive, menor que aqueles registrados de janeiro a meados de julho de 2018 e 2017, que foram, respectivamente, 1.741 e 1.771.

O levantamento foi conduzido pelos voluntários do Grupo de Trabalho Câmara dos Vereadores do Observatório Social do Brasil – Limeira, alicerçado nas metodologias da Controladoria Geral da União (CGU) e do Sistema Nacional de Observatórios Sociais do Brasil. As atividades desempenhadas pelos vereadores são classificadas em Legislar, Social, Administrar e Fiscalizar (e, paralelamente, Julgar). No atual momento, as atividades mais orientadas à fiscalização no âmbito do Poder Legislativo são Requerimentos e Indicações.

Essa queda expressiva no número de indicações realizadas, analisa Raul Groppo, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, levanta uma questão: o que, de fato, ficou melhor ou pior no município? Ou seja, a diminuição no número de indicações impactou significativamente a cidade e a sociedade sentiu esse impacto? A conclusão, para ele, é de que uma boa parte das indicações tem pouco resultado prático e ainda onera toda a estrutura do Executivo.

“As atividades do vereador não podem ser resumidas apenas ao tratamento das leis do município”, afirma Bruno Sampaio Barros, consultor de Produto e Metodologia do OSB-Limeira. “A fiscalização das ações do Poder Executivo Municipal, ou seja, das ações do prefeito, é uma função ligada ao cargo de vereador fundamental para a própria saúde da nossa democracia”.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria e Presscom Comunicação

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *