OSB dá detalhes sobre a assinatura do Termo de Compromisso com Limeira pelos candidatos

Cerimônia em que postulantes ao Executivo firmarão sua concordância com as propostas será no dia 4 de novembro

O presidente do Conselho de Administração do Observatório Social do Brasil – Limeira, Raul Groppo, concedeu nesta quinta (22) uma entrevista coletiva, em ambiente virtual, para esclarecimentos à Imprensa sobre a assinatura do Termo de Compromisso com Limeira. O documento é resultante do Projeto Eleições 2020, que a instituição vem desenvolvendo desde dezembro de 2019, em conjunto com representantes da sociedade e de associações e entidades apoiadoras.

Voltado aos candidatos aos cargos de prefeito e vereador no município nas eleições deste ano, o termo propõe três compromissos que os pleiteantes ao Executivo e ao Legislativo devem firmar, caso estejam de acordo, aceitando colocá-los em prática se eleitos. Esses compromissos são o resultado de uma filtragem das 130 propostas de melhorias a serem implantadas na gestão pública do município inicialmente sugeridas pelas organizações participantes do projeto.

“Esses três grandes compromissos a que chegamos são propostas mais estratégicas, que resolvem todas as demais”, explicou Groppo. “Mas sugestões de melhoria ainda continuam sendo encaminhadas, com potencial para se tornarem novas propostas, para seguirmos no diálogo com o Poder Público após as eleições”.

Desde 2017, o OSB-Limeira vem realizando o monitoramento das atividades do Executivo e do Legislativo municipais, buscando mais transparência e eficiência do Poder Público. Desse trabalho, originou-se o Projeto Eleições 2020, que ganhou a adesão de outras instituições limeirenses. Foram cerca de 40 encontros entre os participantes, que geraram debates sobre os compromissos a serem propostos aos candidatos.

APRESENTAÇÃO AOS PARTIDOS

O documento resultante dessa iniciativa foi apresentado aos partidos políticos em evento virtual no dia 6 de outubro, contando com a participação de 17 das 21 legendas estabelecidas em Limeira. As que não participaram foram procuradas posteriormente para também terem acesso ao conteúdo, que será divulgado oficialmente no dia 4 de novembro, na cerimônia de assinatura do Termo Compromisso com Limeira pelos candidatos a prefeito, no Auditório da ACIL, a partir das 19h.

Além dos postulantes ao cargo, participarão representantes dos partidos políticos e das associações apoiadoras do OSB-Limeira. A cerimônia terá transmissão ao vivo pela página do Facebook e pelo canal no YouTube do OSB-Limeira e ficará disponível para quem quiser assistir posteriormente. Para os candidatos a vereador, o termo será entregue pelos seus partidos e deverá ser devolvido assinado na sede da ACIL.

“Depois da cerimônia, daremos ampla divulgação ao conteúdo do termo”, adiantou Groppo, esclarecendo que uma das preocupações na composição do documento foi de que fosse possível ser mensurado, pelo OSB-Limeira, se realmente as propostas serão aplicadas no próximo mandato.

A redação final do termo foi elaborada com base em análise e informações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Transparência Internacional Brasil, Controladoria Geral da União e Conselho Federal de Administração. Todas as informações sobre o Projeto Eleições 2020 podem ser conferidas aqui.

“O termo não é apenas um documento, mas sim a ratificação do comprometimento do OSB com a cidade”, ressaltou Groppo. “A resposta dos partidos à nossa proposta, até o momento, tem sido bastante positiva”.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Unimed, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *