IPT-M aponta que nível de percepção de transparência da Câmara de Limeira teve queda

Últimos monitoramentos do OSB-Limeira mostraram que, segundo o índice, avaliação do Legislativo passou de “ótimo” para “bom”

A avaliação da percepção de transparência da Câmara Municipal de Limeira caiu de “ótimo” para “bom” nas últimas medições realizadas pelo Observatório Social do Brasil – Limeira. Em agosto, o Legislativo alcançou uma nota de 79,5 pontos, sendo 100 o máximo, no nível de transparência pública. Em junho, a avaliação foi de 84,68 pontos. Notas acima de 80 pontos são consideradas como um ótimo nível.

As informações utilizadas para construção desse índice são obtidas pelos voluntários do OSB-Limeira no site e no Portal da Transparência da Câmara. O resultado é uma média das avaliações mensais dos monitoramentos realizados pela Controladoria Geral da União e pelo Ministério Público Federal.

“A transparência é um direito inalienável dos cidadãos e obrigação constitucional do Poder Público”, ressalta Raul Groppo, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira. “Através dela, podemos ter uma fonte de dados oficiais para exercermos o controle social, que se torna ainda mais importante em épocas como a nossa, de pandemia e eleições”.

O OSB-Limeira realiza mensalmente o monitoramento das atividades do Executivo e do Legislativo, que gera o Índice de Percepção Municipal de Transparência de Limeira (IPT-M). Esse índice utiliza os critérios metodológicos da CGU (Escala Brasil Transparente 360º) e do Ministério Público Federal (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro). No caso da Prefeitura, também é levada em conta a metodologia da Transparência Internacional Brasil.

“Os objetivos das avaliações são auferir o grau de percepção social de transparência dos Poderes Legislativo e Executivo de Limeira, e, com base nos monitoramentos realizados por cidadãos capacitados, sugerir pontos de melhorias à transparência dos Poderes Públicos, contribuindo com a gestão pública local e gerando uma maior sensação de transparência no município”, explica Bruno Sampaio Barros, consultor de Produto e Metodologia do OSB-Limeira.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *