Em reunião com prefeito, OSB expõe avanço na implantação do Termo de Compromisso com Limeira

Voluntários da instituição desenvolveram um sistema para medição dos itens propostos pelo documento

O prefeito Mário Botion recebeu no dia 1º de março representantes do Observatório Social do Brasil – Limeira para um encontro que teve como principal tema o Termo de Compromisso com Limeira, que a instituição desenvolveu em conjunto com ACIL, CIESP, APECL, OAB, Rotary e Lions e propôs aos candidatos aos cargos executivos e legislativos nas eleições municipais de 2020.

Botion, inclusive, foi um dos signatários do documento, cuja redação final foi elaborada com base em análises e informações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Transparência Internacional Brasil, Controladoria Geral da União e Conselho Federal de Administração e que sugeriu três grandes compromissos que os pleiteantes aos cargos de prefeito e vereador deveriam firmar, caso estivessem de acordo, aceitando colocá-los em prática se eleitos.

Luciano Faber, Raul Groppo e Valter Koppe, respectivamente presidente do Conselho de Administração, presidente do Conselho Consultivo e vice-presidente para Assuntos de Controle Social do OSB-Limeira, apresentaram ao chefe do Executivo, que estava acompanhado do secretário de Comunicação Social e presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, Antônio Peres, o atual momento de implantação do Termo.

Os voluntários desenvolveram um sistema para medir a efetiva aplicação das propostas assumidas com o documento, que será disponibilizado ao Executivo e ao Legislativo para que também possam acompanhar a sua evolução. “Foram atribuídos valores para cada item, que serão somados para compor uma nota periódica, conforme forem sendo cumpridos”, explicou Groppo. Os dirigentes do OSB-Limeira acertaram reuniões bimestrais com o prefeito para uma análise em conjunto das medições.

“É importante salientar que a Prefeitura tem atendido prontamente nossas demandas, uma realidade que infelizmente não se aplica a várias outras cidades onde o OSB está presente”, afirmou Faber. “Isso mostra que temos o desejo em comum de construirmos um município melhor”.

CAPACITAÇÃO

Outro item que ganhou destaque na reunião entre o OSB-Limeira e Botion foi a capacitação do empresariado local para participação em concorrências promovidas pela administração municipal. Nos últimos três anos, segundo levantamento da Coalizão Municipal para Licitações, uma parceria do OSB-Limeira com a Prefeitura, o SEBRAE e algumas das mais importantes instituições da cidade, a frequência das empresas de Limeira nas compras realizadas pelo Executivo cresceu 7%, representando aproximadamente R$ 7 milhões que permaneceram no município.

O secretário Peres destacou que atualmente há 514 empresas limeirenses cadastradas para participar dos certames da Prefeitura e que a implantação de pregões eletrônicos para as compras vem incentivando os pequenos produtores a se tornarem fornecedores da administração municipal. Segundo os dirigentes do OSB-Limeira, a expectativa para este ano é capacitar ainda mais empresários locais para que tenham condições de concorrer nas licitações.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Unimed, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart e Presscom Comunicação.

2 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *