OSB-Limeira inicia programa de Educação para Cidadania em parceria com CAMPL para 240 jovens

Iniciativa está sendo desenvolvida junto aos jovens atendidos pela entidade, com expectativa de que eles multipliquem conceitos

Cerca de 240 jovens atendidos pelo Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira (CAMPL-Patrulheiro) passaram a contar, desde terça-feira (2), com uma atividade extracurricular voltada ao incentivo e desenvolvimento à cidadania. A iniciativa partiu do Grupo de Trabalho Educação para Cidadania do Observatório Social do Brasil – Limeira, que disponibilizou quatro instrutores para ministrar as aulas, dentro do projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Nesse projeto, atualmente, o CAMPL oferece formação para adolescentes entre 15 e 18 anos assistidos em programas de capacitação social. Para participar das aulas ministradas pelos voluntários do OSB-Limeira, eles foram divididos em 10 coletivos, com a média de 24 jovens em cada um deles. Os encontros acontecem de forma virtual, pela plataforma Google Meet, e as atividades são realizadas por meio do programa Classroom.

No total, explica Valter Koppe, vice-presidente para Assuntos de Controle Social do OSB-Limeira e um dos instrutores, serão 10 encontros, sempre às terças-feiras, com previsão de encerramento para meados de julho. Além de Koppe, Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, e Vera Cavinatto e Ana Estela Martins, membros do GT Educação para Cidadania, são os responsáveis por passar o conteúdo aos alunos.

DIREITOS E DEVERES

“São aulas expositivas, que convidam o jovem à reflexão”, ressalta Koppe. As exposições giram em torno do tema “Cidadania: conhecendo meus direitos e cumprindo meus deveres”.
Os objetivos são estimular a participação ativa dos adolescentes na vida política de suas comunidades, no reconhecimento de seus principais problemas e no debate público. “Nossa proposta é contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, propondo uma reflexão sobre sua própria realidade e de sua comunidade”, detalha Koppe.

A professora aposentada Vera Cavinatto disse que sentiu muita receptividade dos jovens na aula de estreia e contou que está bastante motivada com esse trabalho. “Voltar a encontrar uma classe de adolescentes depois de seis anos longe das salas de aula foi muito prazeroso e gratificante, mesmo sendo online”, avaliou. “Esses jovens do CAMPL têm um foco, seu projeto de vida, e nós estamos ali para somar com nosso apoio e nosso estímulo”. “É nas mãos deles que colocaremos o futuro de nossa cidade”, completou.

O presidente Luciano Faber afirmou acreditar que os jovens do CAMPL vão multiplicar os conceitos recebidos nas aulas junto a suas famílias e seus amigos. “Acreditamos que esse curso terá um impacto muito positivo na vida dos alunos e daqueles que estão a sua volta”, destacou, adiantando que a ideia do OSB-Limeira é firmar parcerias desse tipo com outras escolas dos ensinos Fundamental e Médio.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Unimed, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *