Posts

Serão quatro lives nas noites de quarta deste mês, abordando temas como foco com controle social, gasto público e combate à corrupção

O Observatório Social do Brasil – Limeira dá início nesta quarta (4) à 2ª edição do Agosto Transparente, que faz parte do calendário oficial do município. A exemplo de 2020, o evento será realizado em plataforma virtual, reunindo especialistas de várias áreas em quatro lives que acontecerão nas quartas-feiras deste mês, sempre com início às 19h. As abordagens terão como tema central “Atitude cidadã na transformação social”.

O Agosto Transparente é voltado para o exercício da cidadania, com foco principal no controle social, qualidade do gasto público e atuação preventiva em relação ao combate à corrupção. Na edição deste ano, terá como viés a importância da comunicação para o envolvimento da população nesses temas. As lives serão totalmente gratuitas e abertas ao público no canal do OSB-Limeira no YouTube, não havendo a necessidade de inscrição prévia.

A apresentação será de Alê Vieira, voluntário e consultor de marketing digital do OSB Limeira. O painel de abertura abordará o “Compromisso com Limeira”, termo assinado pelos candidatos a prefeito e vereador nas Eleições 2020, debatendo os avanços já alcançados e o planejamento para os próximos quatro anos.

Raul Groppo, presidente do Conselho Consultivo do OSB-Limeira, será o anfitrião da live, que terá como participantes Ieda Makiya, docente da Unicamp e líder de Grupo de Pesquisa do Laboratório de Negócios Sustentáveis na base CNPq; Cristiano Pavini, jornalista e superintendente do Instituto Ribeirão 2030; Leonardo Costa, vice-presidente institucional e de Alianças do OSB-Santa Catarina; e Daíza Lacerda, apresentadora do programa Painel Magnificat, da Rádio Magnificat de Limeira.

2ª LIVE

A 2ª live, no dia 11 de agosto, terá como tema “Transparência: instrumento de controle social”, enfocando o direito do cidadão à publicidade de todos os dados do Poder Público. Isabela Tomaz de Melo, coordenadora do Grupo de Trabalho Transparência do OSB-Limeira, vai conduzir os debates.

Os painelistas serão Ney da Nobrega Ribas, empresário e um dos disseminadores da metodologia do Sistema OSB; Marcelo Levy Perruci, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União; e Karin Urbano Salviato Vieira, advogada com atuação em adequação de negócios à Lei Geral de Proteção de Dados.

3ª LIVE

“Licitações e a economia local” será o tema da 3ª live, no dia 18 de agosto, enfocando como o processo de licitações impacta a economia dos municípios. A condução será de Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira. Os convidados serão Davi de Melo, diretor na Licitamaster Cursos e Eventos; Fábio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP em Piracicaba; e Willian Karan Júnior; advogado e coordenador executivo do OSB-Franca.

4ª LIVE

O encerramento do Agosto Transparente, no dia 25, abordará o tema “Cidadania em tempos de fake news”. Nomes de peso da área de comunicação analisarão este momento em que as redes sociais são campo fértil para veiculação de notícias falsas. O OSB-Limeira será representado por Valter Koppe, vice-presidente para Assuntos de Controle Social.

Os painelistas serão a jornalista Marcela Rossetto, ex-coordenadora da Assessoria de Imprensa da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília; o também jornalista Ronald Freitas, que assessorou ministros de Estado e foi subsecretário de Comunicação do governo do Estado de Minas Gerais e diretor de Comunicação da Light; e Jean Sandro Pedroso, diretor da empresa Efetiva Informática, presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul e vice-presidente de Comunicação do Observatório Social do Brasil.

Confira a programação completa aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo e Presscom Comunicação.

Cinco integrantes explicaram como é o trabalho de acompanhamento das atividades do Legislativo municipal

Com uma audiência que contou com a participação de interessados do Rio Grande do Sul ao Pará, passando por Santa Catarina, Minas Gerais, Tocantins e várias cidades do interior de São Paulo, aconteceu na noite de 22 de julho a live do Observatório Social do Brasil – Limeira que teve como tema Monitoramento da Câmara: Eleições e Cidadania. Durante quase uma hora e meia, o evento abordou vários aspectos do trabalho que o OSB-Limeira desenvolve junto ao Legislativo municipal, com enfoque também nas Eleições 2020.

Além do consultor de marketing digital Alessandro Vieira, que moderou o evento, outros quatros integrantes do OSB-Limeira participaram: Milton Pereira de Souza e Reginaldo Anderson Armelin, respectivamente coordenador e membro do Grupo de Trabalho Câmara; Bruno Sampaio Barros, consultor de Produtos e Metodologia; e Mateus Ragazzo, que atua junto ao Conselho Consultivo.

Transmitida pelo canal da instituição no YouTube, a live detalhou as atividades dos 35 voluntários do OSB-Limeira que atuam no monitoramento das atividades da Câmara Municipal. Abrindo as participações, Milton Souza fez um análise de como é importante que cada um exerça plenamente sua cidadania, defendendo seus direitos e cumprindo com seus deveres. Acompanhar a atuação do Legislativo, para ele, encaixa-se perfeitamente nessa premissa. “Por tudo que desenvolvemos desde o início desse trabalho, em 2017, podemos dizer que tem valido muito a pena e que estamos no caminho certo”, afirmou.

Questionados tanto pelo mediador quanto pelo audiência, os integrantes do OSB-Limeira puderam discorrer sobre as várias frentes de trabalho junto ao Legislativo. Reginaldo Armelin explicou que os voluntários envolvidos nessa atividade se revezam para que, em toda sessão, tanto o expediente quanto a ordem do dia tenham acompanhamento.

“Com nossas observações, preenchemos um formulário que desenvolvemos e continuamos aprimorando, onde anotamos os dados mais relevantes para mensurar a efetiva participação do vereador na Câmara”, explanou. Um exemplo de resultado prático alcançado: desde o início desse trabalho, o índice de atraso dos vereadores caiu de 52% para 32%.

OLHAR CRÍTICO

Seguindo com o detalhamentos das atividades, Bruno Barros destacou que a Câmara de Limeira tem oito comissões temáticas e que todas elas são monitoradas. Os voluntários apontam, com riqueza de detalhes, quantas reuniões essas comissões realizaram, o percentual de presença em cada uma e se elas não ocorreram por falta de quórum, entre outros tópicos. “Desenvolvemos um olhar crítico para todas as formas de atuação dos vereadores, aprendendo com o Sistema Nacional do OSB, absorvendo boas práticas de outras cidades e aplicando a metodologia da Controladoria Geral da União”, pontuou.

“Com esse monitoramento, podemos levar a sociedade a ter uma visão ampla de como a Câmara, como um todo, e como cada vereador, individualmente, atuam”, prosseguiu Barros. “E deste modo, podemos aproximar a população do poder”.

Mateus Ragazzo frisou que, em anos de eleições, como 2020, é importante se ressaltar ainda mais o papel do cidadão. “Todos temos direitos e deveres”, reforçou. “Nossa função não é só esperar o que os eleitos vão fazer, mas acompanhar nossos candidatos e seus partidos depois de assumirem, exigindo sempre a transparência determinada pela lei”, argumentou. Ele lembrou que a pandemia de coronavírus adiou, mas não cancelou, as eleições municipais deste ano, que terão o 1º turno em 15 de novembro, e o 2º, no dia 29 do mesmo mês.

Todas as informações sobre o monitoramento da Câmara estão neste site, na aba Serviços.

Os integrantes da live convidaram os limeirenses a participar do OSB-Limeira, seja como voluntário, seja como investidor social. Mais informações aos interessados também no site.

Finalizando a live, o moderador Alessandro Vieira anunciou que no dia 27 de julho acontece o lançamento oficial do Agosto Transparente. Durante quatro quartas-feiras do próximo mês, o OSB-Limeira contará, em lives, com convidados conceituados em várias áreas, que abordarão diversos temas relevantes, com foco nos direitos e deveres do cidadão. A programação será divulgada a partir da próxima semana, nas redes sociais da instituição.

Assista a íntegra da live Monitoramento da Câmara: Eleições e Cidadania aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Cozinha da Família, Valor Ambiental, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas e Presscom Comunicação.

Com participação de 5 integrantes, evento terá foco também nas Eleições 2020

O Observatório Social do Brasil – Limeira reúne cinco de seus integrantes para uma live no dia 22 de julho, às 20 horas, que terá como tema Monitoramento da Câmara: Eleições e Cidadania. O objetivo é abordar os vários aspectos do trabalho que o OSB-Limeira desenvolve junto ao Legislativo municipal, com enfoque também nas Eleições 2020.

A live, com mediação de Alessandro Vieira, voluntário e consultor de marketing digital do OSB-Limeira, será transmitida no canal da instituição no YouTube e terá como debatedores:

>> Bruno Sampaio Barros: formado em Direito pela Universidade Paulista, pós-graduado em Compliance e Direito Anticorrupção pelo Complexo Educacional Renato Saraiva, advogado e investidor no mercado financeiro. Também é um dos fundadores e consultor de Produtos e Metodologia do OSB-Limeira

>> Mateus Ragazzo: advogado, pós-graduado em Direito Constitucional pelo Instituto Damásio de Direito. É membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB-SP

>> Milton Pereira de Souza: formado em Letras pela UNIP, funcionário público aposentado, é atualmente coordenador do Grupo de Trabalho Câmara e membro do Conselho Administrativo do OSB-Limeira

>> Reginaldo Anderson Armelin: formado em Administração de Empresas pelo ISCA Faculdades e pós-graduado em Gestão Financeira pela Unimep. Voluntário do OSB-Limeira e membro do GT Câmara

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Cozinha da Família, Valor Ambiental, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas e Presscom Comunicação.

 

CLIQUE AQUI E ASSISTA A LIVE NO YOUTUBE

 

Iniciativa, no dia 9, vai mostrar trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao Poder Público

O Observatório Social do Brasil – Limeira, desde o início da pandemia do coronavírus, está acompanhando atentamente a movimentação do Poder Público em relação à necessidade de aquisições emergenciais de equipamentos, materiais e serviços relativos à Covid-19.

A metodologia desse trabalho será apresentada em live programada para o dia 9 de junho, às 18h30, com a participação de Raul Groppo, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, e Alessandro Vieira, voluntário que presta consultoria de marketing digital à instituição.

“O Brasil inteiro flexibilizou as regras referentes às compras públicas em meio à pandemia, então é importante não termos, além do coronavírus, o vírus da corrupção espalhado em nossas cidades”, afirma Groppo. “O Observatório se mobilizou para monitorar a transparência e as compras realizadas nesse contexto e, na live, será mostrado como qualquer cidadão pode ser protagonista nessa história”.

O Grupo de Trabalho de Licitações do OSB-Limeira é o responsável por acompanhar as compras governamentais e, nesta época de pandemia, tem monitorado com rigor demandas realizadas com dispensa de licitações.

O link para participação na live, aberta a todos os interessados, será divulgado na próxima semana, nas redes sociais do OSB-Limeira.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Cozinha da Família, Valor Ambiental, Sicredi, Previseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas e Presscom Comunicação.