Relatório Anual de Limeira será apresentado durante o Agosto Transparente, com dados de amplo interesse da população

Documento será detalhado no evento que terá como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”

No dia 10 de agosto, o Observatório Social do Brasil – Limeira vai apresentar um compilado dos principais dados que emergem do trabalho de seus voluntários. São informações que trazem à tona, de forma simplificada, os resultados das iniciativas empreendidas pela instituição no sentido de despertar os limeirenses para a importância de exercer sua cidadania, bem como do monitoramento realizado do Executivo e do Legislativo municipais, em busca de cada vez mais transparência.

O levantamento também aborda os esforços do OSB-Limeira com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pelo Poder Público e para a capacitação dos empresários da cidade para que participem de licitações como forma de fomento à economia local, entre outras atividades. O Relatório Anual de Limeira – 2021 será apresentado na segunda live da 3ª edição do Agosto Transparente, com início às 19h.

O documento contém 16 itens que enfocam o avanço do Programa de Metas da Prefeitura, a aplicação do Termo de Compromisso com Limeira, o Índice de Transparência Municipal, os tipos de licitação mais comuns, o Orçamento Público, o custo por habitante da Câmara Municipal, o desempenho dos vereadores e o acesso ao Portal da Transparência pelos cidadãos limeirenses, entre outros itens de amplo interesse da população.

EMPODERAMENTO DO CIDADÃO

As informações foram retiradas de diversas bases de dados, como Portal da Transparência, comissões da Câmara e reuniões periódicas com membros do Executivo e do Legislativo. O relatório foi pensado para simplificar dados complexos e extensos, sempre tendo como meta a melhor compreensão pelos cidadãos. As informações são relativas principalmente a 2021, mas trazem números de anos anteriores em alguns gráficos para melhor comparação.

“O objetivo desse relatório é avaliar como estão os poderes Executivo e Legislativo quando confrontados com dados oficiais, de forma a estimular o entendimento do cidadão limeirense sobre a cidade e produzir melhor conscientização de como estão agindo os governantes”, explica Maurício de Carvalho, um dos responsáveis pelo levantamento. “Além disso, o OSB-Limeira pretende utilizar os indicadores para desenvolver projetos de educação para cidadania junto aos jovens e ações transformadoras em prol de toda a sociedade limeirense”.

EDIÇÃO 2022

Tendo como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, o Agosto Transparente 2022 terá sua abertura no dia 4 de agosto, às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), em cerimônia presencial para autoridades, apoiadores do OSB-Limeira e outros convidados. Nessa data, o tema será o Termo de Compromisso com Limeira, idealizado pelo OSB-Limeira em 2019 e construído com o apoio de mais de 40 instituições do município.

Os outros três encontros, que acontecerão sempre nas noites de quarta-feira de agosto, ocorrerão virtualmente, com transmissão aberta a todos os interessados pelo canal do OSB-Limeira no YouTube. Em todos eles, o foco será em temas de extremo interesse para a população. Além do lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021, o evento enfocará, no dia 17, o tema “Educação para Cidadania”, e no encerramento, dia 24, “LicitACIL: aumente o faturamento da sua empresa com compras públicas”.

A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Roque Imóveis, DrogaLim, Aspen Investimentos e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *