Tema também terá destaque no painel de encerramento do Agosto Transparente, no dia 26

A partir de 21 de agosto, O Observatório Social do Brasil – Limeira pisa no acelerador do Projeto Eleições 2020, que conta com a participação das mais representativas instituições da sociedade civil organizada da cidade. Já está disponível aqui uma página recheada de informações sobre a iniciativa e, para turbinar ainda mais o tema, o Agosto Transparente será fechado no dia 26 de agosto com o painel “Eleições 2020 e Cidadania”.

O Projeto Eleições 2020 faz parte de um trabalho de monitoramento que vem sendo realizado pelo OSB-Limeira desde 2017 e que identificou várias melhorias a serem feitas na gestão pública. Essas melhorias, listadas em conjunto pelas entidades participantes, serão entregues aos candidatos a prefeito e a vereador por meio de um Termo de Compromisso, que deverá ser assinado por aqueles que estiverem de acordo em colocá-las em prática se eleitos.

“A ideia desse projeto é possibilitar uma aproximação entre a sociedade e a participação política, já que existe um hiato muito grande entre elas”, explica Mateus Ragazzo, responsável pelo Eleições 2020. O objetivo da iniciativa, detalha, é fazer uma inversão da ordem do que normalmente ocorre nas campanhas eleitorais. O mais comum é que o candidato apresente os compromissos que pretende cumprir se for eleito. A proposta do projeto é que a sociedade construa um plano contemplando suas necessidades e que os candidatos se comprometam a cumpri-lo.

Ragazzo conta que o Termo de Compromisso está sendo elaborado de forma pública e metodológica, englobando diversas demandas da população limeirense, com a preocupação de que sua aplicação seja mensurável após as eleições. “Isso é necessário para que possamos acompanhar, depois das eleições, se o prefeito e os vereadores realmente estão colocando em prática aquilo que se comprometeram a fazer”, pondera.

AGOSTO TRANSPARENTE

No dia 26, Ragazzo conduzirá o painel de encerramento do Agosto Transparente do OSB-Limeira, justamente abordando “Eleições 2020 e Cidadania”. Ele terá como convidados José Mauro Faber, presidente da 35ª subseção da OAB/SP-Limeira; Maíra Bayod, secretária geral da Comissão de Direito Eleitoral da OABSP e integrante da Rede Feminista de Juristas; e Ricardo Prado Pires de Campos, presidente do Movimento do Ministério Público Democrático.

Todos os painéis do Agosto Transparente, que têm mediação de Alê Vieira, voluntário e consultor de Marketing Digital do OSB-Limeira, são transmitidos ao vivo pelo canal da instituição no YouTube, às quartas-feiras, a partir das 20h. Nos três já realizados, os temas, sempre voltados aos direitos e deveres do cidadão, foram “Educação Fiscal e Atuação Cidadã”, “Compras Públicas – Redes de Controle” e “Transparência na Gestão Pública”.

Todos os painéis, que contaram com convidados de renome em suas áreas de atuação, estão disponíveis na íntegra aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Cozinha da Família, Valor Ambiental, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Pizzaria Don Francesco e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *