Projeto Eleições 2020 visa conscientizar eleitores e propor a candidatos compromisso com transparência

Série de ações serão desenvolvidas para mostrar importância do pleito

Já está em curso o projeto Eleições 2020, por meio do qual o Observatório Social do Brasil – Limeira busca chamar a atenção do cidadão para a importância do voto e preparar os pré-candidatos para o pleito municipal, que terá o 1º turno no dia 4 de outubro. As bases da iniciativa têm sido apresentadas a várias instituições da cidade, buscando o maior engajamento possível dos diversos setores da sociedade limeirense.

O projeto é coordenado pelo Conselho Consultivo do OSB-Limeira e conta com a participação dos Grupos de Trabalho Termo de Compromisso, Relações Institucionais e Comunicações. “O Eleições 2020 tem por missão central esclarecer o cidadão sobre seu importante papel na sociedade, principalmente no momento do voto, e imputar aos candidatos aos cargos políticos a real responsabilidade pelas suas escolhas e vinculações”, destaca Mateus Ragazzo, consultor do OSB-Limeira.

Com ações de educação e conscientização da população quanto às responsabilidades na campanha eleitoral, o projeto busca incentivar os cidadãos a estudar a história do partido e o histórico do candidato, avaliar as propostas de campanha e acompanhar o dia a dia dos envolvidos nas eleições. Além disso, estabelecerá termos de compromissos direcionados aos candidatos a prefeito e vereador. “Nossa intenção é inverter a ordem normal e apresentar aos candidatos ideias, planos e observações emanados pela população”, explica Ragazzo.

Segundo o consultor, serão propostos aos candidatos termos de compromisso a diversas ações relacionadas a transparência, controle e gestão municipal. O objetivo, diz, é engajar os candidatos, caso eleitos, a desempenharem ações que objetivem a melhoria da eficiência do gasto público e dos serviços prestados à população. Além disso, o OSB-Limeira incentivará os postulantes aos cargos de prefeito e vereador a participar de capacitações realizadas por meio dos cursos a distância da Escola da Cidadania, principalmente no que se refere ao funcionamento da máquina pública, à importância da transparência e sobre a necessidade do respeito e do auxílio ao exercício do controle social.

O planejamento geral do Eleições 2020 vem sendo desenvolvido desde o final do ano passado, com a idealização do projeto, o estabelecimento de metas e a seleção de voluntários colaboradores. Neste ano, os primeiros trabalhos formais aconteceram nos dias 10 e 11 de março.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Cozinha da Família, Valor Ambiental, Sicredi, Previseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *