Média passou de 52% em 2017 para 32% no ano passado

O atraso médio dos vereadores da Câmara Municipal de Limeira para as sessões do Legislativo Municipal foi de 32,71% no ano passado, de acordo com levantamento realizado pelo Observatório Social do Brasil – Limeira entre 2017 e 2019. O índice é considerado alto, porém a boa notícia é que, desde que o monitoramento pelos voluntários do OSB-Limeira foi iniciado, esse número caiu em praticamente 20%. Há três anos, o atraso médio dos parlamentares era de 52,07%.

Esse índice mede quantas sessões foram iniciadas sem a presença de cada vereador. Desde 2017, mais de 40 voluntários do OSB-Limeira estiveram conectados com a Câmara Municipal, acompanhando as atividades legislativas com aplicação de uma metodologia de monitoramento presencial ou via canal da Casa no Youtube. Além dos atrasos, esse trabalho também mede a porcentagem de presença efetiva dos 21 parlamentares limeirenses nas sessões.

Também desde 2017, os vereadores mostram bom índice de presença, alcançando uma média de 97,08%. “A presença do parlamentar nas sessões é fundamental para o bom andamento dos trabalhos do Legislativo Municipal”, ressalta Bruno Sampaio Barros, consultor do OSB-Limeira. “Caso não haja quórum mínimo, as sessões podem atrasar ou até mesmo não acontecer”. Ele lembra que o volume de atividades a serem executadas é enorme e que a participação efetiva dos vereadores é essencial para que a Câmara possa dar conta de tanto trabalho.

Barros explica que, entre 2017 e 2018, o monitoramento foi realizado apenas para expediente. A partir de 2019, o monitoramento foi aplicado para expediente e ordem do dia. O OSB-Limeira está também desenvolvendo atualmente o monitoramento de permanência, para avaliar o período da sessão em que o parlamentar fica ausente. Os gráficos referentes à presença e aos atrasos de cada vereador pode ser acessado no site osblimeira.org.br, na seção Serviços.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Cozinha da Família, Valor Ambiental, Sicredi, Previseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *