3ª live do Agosto Transparente vai reunir convidadas de peso para abordar Educação para Cidadania

Especialistas vão percorrer temas como consequências do distanciamento político-social, instrumentos de participação popular e resultados práticos de cidadania através da educação

Pesquisas realizadas nos últimos anos vêm mostrando um distanciamento cada vez maior dos brasileiros em relação aos processos eleitorais. A cada pleito, crescem os votos nulos e brancos e as abstenções, em especial junto ao público jovem. Esse é mais um reflexo do desinteresse da população pela cidadania, verificado também na falta de conhecimento do trabalho do Poder Público e do pouco espaço para debates políticos apartidários e colaborativos.

Esses, entre vários outros pontos que mostram uma população distante da participação cidadã, fazem da Educação para Cidadania um dos principais pilares da atuação do Observatório Social do Brasil – Limeira. E será justamente esse o tema da terceira live da edição 2022 do Agosto Transparente, marcada para o dia 17 do próximo mês, uma grande oportunidade para ouvir especialistas de peso sobre o potencial transformador da educação na vida das pessoas.

O painel “Educação para Cidadania: cidades mais conscientes e participativas” será conduzido pelo presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, Luciano Faber. Estão confirmadas as participações de Luciana Asper y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e gestora do projeto Na Moral; Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorada em Ciência Política; e Magda de Moraes, diretora regional de Ensino para Limeira e outros nove municípios.

3ª LIVE

O afastamento do cidadão da política pelo debate agressivo e polarizado, a necessidade de aprendizado sobre administração pública, a construção de uma sociedade mais colaborativa, o incentivo ao acesso aos instrumentos de participação popular, as fake news e as eleições de 2022 serão alguns tópicos que certamente marcarão presença nesta terceira live do Agosto Transparente.

Também será apresentado um balanço das iniciativas de Educação para Cidadania desenvolvidas pelo OSB-Limeira, que já impactaram cerca de 2 mil jovens. A instituição vem empreendendo projetos junto ao CAMPL/Patrulheiro e escolas como a Dom Idílio, além de ter colaborado com a Justiça Eleitoral na campanha de incentivo aos jovens para que fizessem seu alistamento eleitoral.

EDIÇÃO 2022

O Agosto Transparente 2022 terá sua abertura no dia 4 de agosto, às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), em cerimônia presencial para autoridades, apoiadores do OSB-Limeira e outros convidados. O tema central do evento é “Compromisso não é promessa, é ação!” e o foco do encontro inicial será o Termo de Compromisso com Limeira.

Trata-se do documento idealizado pelo OSB-Limeira em 2019 e construído com o apoio de mais de 40 instituições do município, que propôs três grandes objetivos aos candidatos a prefeito e vereador nas eleições de 2020, convidando-os a serem seus signatários. Todos os postulantes a chefe do Executivo e 70% dos eleitos para cadeiras na Câmara aceitaram. No Agosto Transparente, será apresentado um balanço da aplicação na prática dos itens nele contidos.

Após a abertura presencial, o evento seguirá nas quartas-feiras de agosto no formato de lives, que terão transmissão ao vivo pelo canal do OSB-Limeira no YouTube sempre a partir das 19h. No dia 10 de agosto, o destaque será o Lançamento do Relatório Anual de Limeira, um compilado de informações que trazem à tona, de forma simplificada, os resultados das iniciativas empreendidas pelo OSB-Limeira no sentido de despertar os limeirenses para a importância de exercer sua cidadania, bem como do monitoramento realizado do Executivo e do Legislativo municipais.

O dia 17 será reservado à Educação para Cidadania. E o encerramento do Agosto Transparente 2022 acontecerá no dia 24, abordando os próximos passos do LicitACIL, parceria entre o OSB- Limeira e a ACIL que tem como objetivo disponibilizar aos empreendedores limeirenses um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade.

A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ATLAS, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Roque Imóveis, DrogaLim, Aspen Investimentos e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *