Dirigentes da instituição abordaram itens do documento em encontro com o prefeito e secretários

Em reunião realizada no dia 3 de maio, dirigentes do Observatório Social do Brasil – Limeira abordaram com o prefeito Mário Botion mais uma etapa da implantação, na prática, do Termo de Compromisso com Limeira. Um primeiro encontro aconteceu em 1º de março, quando os voluntários e o Executivo acordaram a avaliação bimestral, em conjunto, da evolução das medidas propostas no documento, que a instituição desenvolveu juntamente com ACIL, CIESP, APECL, OAB, Rotary e Lions.

O Termo sugeriu uma série de iniciativas aos candidatos às funções executivas e legislativas nas eleições municipais de 2020. Botion e mais de 70% dos vereadores eleitos foram signatários da proposta, elaborada com base em análises e informações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Transparência Internacional Brasil, Controladoria Geral da União e Conselho Federal de Administração. O Termo propôs três grandes compromissos que os pleiteantes aos cargos eletivos deveriam firmar, aceitando colocá-los em prática se eleitos.

Os voluntários do Observatório desenvolveram um sistema para medir a efetiva aplicação das propostas assumidas com o documento, que foi disponibilizado ao Executivo e ao Legislativo para que também possam acompanhar a sua evolução. “O Termo só faz sentido se todos os itens forem factíveis, assim temos que ajustar, em sintonia com o Poder Público, o que é atingível ou não”, explicou Raul Groppo, presidente do Conselho Consultivo do OSB-Limeira, que esteve na reunião acompanhado de Luciano Faber e Valter Koppe, respectivamente presidente do Conselho de Administração e vice-presidente para Assuntos de Controle Social.

TRABALHO EM CONJUNTO

Além do prefeito, também participaram o secretário de Comunicação Social e presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, Antônio Peres, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, e o secretário de Gestão Estratégica, André Basso. A equipe de Botion apresentou as medidas que já vinham sendo tomadas e pôde se aprofundar no sistema de medição desenvolvido pelo OSB-Limeira, que atribui valores para cada item do Termo.

“É fundamental realizarmos esse trabalho em conjunto com a Prefeitura para fortalecer a construção de uma Limeira melhor, ao mesmo tempo em que vamos avaliando tecnicamente, com nossa equipe de voluntários, as calibragens necessárias nas propostas do Termo”, ressaltou Luciano Faber. André Basso salientou a necessidade de alinhar o documento ao Plano de Metas do Executivo e, assim como os demais secretários, colocou-se à disposição para reuniões periódicas de entendimento e ajuste de rotas. “Percebemos que estamos numa boa convergência, visto que várias das propostas do Termo já vêm sendo realizadas”, ponderou.

O prefeito reiterou que a administração municipal estará de portas abertas para colaborar no que for necessário. “O OSB-Limeira merece todo nosso respeito, pois atua de forma voluntária, sem qualquer interesse que não a melhoria da gestão pública, mostrando que, para ajudar a cidade, não é necessário ocupar um cargo eletivo”, destacou.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *