Candidatos a prefeito oficializaram adesão ao documento em cerimônia promovida pelo OSB-Limeira no dia 4 de novembro

Um momento histórico para a cidadania no município. Assim foi a cerimônia na qual todos os 11 candidatos a prefeito oficializaram a assinatura do Termo de Compromisso com Limeira, que o Observatório Social do Brasil-Limeira promoveu no dia 4 de novembro, no Auditório da ACIL. O evento foi transmitido ao vivo pela internet e o vídeo está disponível na íntegra aqui.

Os postulantes à cadeira de chefe do Executivo municipal De Carvalho Joias (PTB), Dr. Rafael Camargo (MDB), Drª Mayra (Cidadania), Eliseu Daniel (PSDB), Livia Lazaneo (PSOL), Márcio Paixão (PP), Mário Botion (PSD), Murilo Felix (PODE), Prof. Paulo Morais (Patriota) e Wilson Cerqueira (PT) participaram do evento. Clayton Silva (PTC) alegou um imprevisto e foi representado pelo seu candidato a vice, Zé Carlos Flávio

O Termo de Compromisso com Limeira é resultante do Projeto Eleições 2020, que o OSB-Limeira vem desenvolvendo desde dezembro de 2019, em conjunto com ACIL, CIESP, APECL, OAB, Rotary e Lions. Voltado aos candidatos aos cargos de prefeito e vereador no município nas eleições deste ano, o documento propõe três grandes compromissos que os pleiteantes ao Executivo e ao Legislativo devem firmar, caso estejam de acordo, aceitando colocá-los em prática se eleitos.

Esses compromissos são o resultado de uma filtragem das 130 propostas de melhorias a serem implantadas na gestão pública do município inicialmente sugeridas pelas organizações participantes do projeto. Desde 2017, o OSB-Limeira vem realizando o monitoramento das atividades do Executivo e do Legislativo, buscando mais transparência e eficiência do Poder Público. Desse trabalho, originou-se o Projeto Eleições 2020, que ganhou a adesão de outras instituições limeirenses.

GRANDES COMPROMISSOS

Foram cerca de 40 encontros entre os voluntários participantes, que geraram debates sobre os compromissos a serem propostos aos candidatos. A redação final do Termo foi elaborada com base em análises e informações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Transparência Internacional Brasil, Controladoria Geral da União e Conselho Federal de Administração. Os documentos resultantes dessa iniciativa foram apresentados aos partidos políticos em evento virtual no dia 6 de outubro.

Os compromissos propostos são os seguintes:

1 – Garantir e exigir a melhoria contínua da transparência municipal.
2 – Incentivar a participação popular na elaboração e cumprimento do planejamento estratégico e orçamento municipal, tornando Limeira uma cidade cada vez melhor para se morar.
3 – Incentivar maior participação de empresas limeirenses nas compras municipais, estimulando a economia local e a redução do gasto público.

Importante ressaltar que, ao compor o Termo, o OSB-Limeira atentou para que todos os itens pudessem ser mensurados. Dessa forma, será possível acompanhar se realmente as propostas serão aplicadas no próximo mandato.

Para os candidatos a vereador, o Termo foi entregue pelos seus partidos e deve ser devolvido assinado na sede da ACIL até o dia 13 de novembro, às 17h. Todas as informações sobre o Projeto Eleições 2020 podem ser acessadas aqui, onde também é possível conferir quais candidatos ao Executivo e ao Legislativo assinaram o Termo de Compromisso com Limeira.

DIVISOR DE ÁGUAS

Durante a cerimônia, representantes de organizações dos mais diversos segmentos da sociedade limeirense, assim como a audiência que acompanhou pela internet, puderam testemunhar a oficialização da assinatura do documento pelos candidatos a prefeito, que tiveram cinco minutos cada para detalhar seus compromissos com a cidade, seguindo as regras estabelecidas pela organização do evento.

Após os pronunciamentos, Raul Groppo, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, e Luciano Faber, que será seu sucessor no biênio 2021-2022, entregaram aos candidatos os certificados referentes à adesão ao Termo.

“O que vimos nesta noite, esse show de cidadania que presenciamos, valeu todo o esforço que fizemos e certamente muitos resultados virão dessa iniciativa”, afirmou Groppo. “Este evento foi um divisor de águas na jornada do OSB-Limeira, que a cada dia ganha mais reconhecimento da população da nossa cidade”, completou Faber.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Unimed, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *