Voluntários do OSB-Limeira passam por cursos de formação e aperfeiçoamento na Escola da Cidadania

Plataforma EAD também tem conteúdo disponível para a comunidade

Com mais de 100 voluntários ativos, que estão transformando indignação em atitude, o Observatório Social do Brasil – Limeira tem como uma de suas prioridades, em especial no Grupo de Trabalho Educação para Cidadania, que é um de seus pilares, manter todo esse time atualizado e capacitado para realizar com qualidade as tarefas desenvolvidas em suas várias frentes de atuação.

Entre as ferramentas utilizadas para isso, está a Escola da Cidadania, que o OSB nacional implantou em 2019, disponibilizando, de forma acessível, cursos e qualificações aos seus mais de 3 mil de voluntários espalhados pelo Brasil. Além dos membros do Observatório, também há conteúdo disponível para cidadãos, empresários e gestores e servidores públicos.

A Escola da Cidadania é uma solução de ensino à distância (EAD), que oferece conteúdo para formação e aperfeiçoamento em diversas áreas. Os cursos online têm, em média, três horas de duração. As opções podem ser encontradas na plataforma http://escoladacidadania.osbrasil.org.br.

APERFEIÇOAMENTO

Nesta semana, o OSB-Limeira está realizando uma campanha de capacitação de todos os seus voluntários, que estão sendo convidados a fazer suas inscrições para que possam se aperfeiçoar na metodologia e nas diretrizes do Sistema OSB. Internamente, os cursos atendem as demandas tanto para aprendizado de novos voluntários quanto para formação e aperfeiçoamento de membros de Conselhos e Grupos de Trabalho e equipe administrativa.

“Também há conteúdo para duas áreas temáticas, de TCU-Transparência e Contratos e Compliance, que são de extrema importância para nossas atividades de monitoramento e controle social no município”, detalha Luciano Faber, coordenador do GT de Comunicação e membro do Conselho de Administração do OSB-Limeira.

Após passarem pela formação, os voluntários de Limeira se somarão a centenas de outras pessoas já qualificados pela Escola da Cidadania para exercer atividades nos observatórios de diversos municípios do país. “Nossa expectativa é alavancar localmente ações estratégicas, como, por exemplo, o acompanhamento de licitações do início ao fim, e elevar a classificação de Limeira no ranking de transparência”, ressalta Faber.

CURSOS, PALESTRAS E WEBNÁRIOS

A Escola da Cidadania também oferece, além de cursos EAD, palestras e webinários ministrados por instrutores renomados no Brasil, com baixo investimento para os participantes. Entre os cursos mais procurados, estão “Como Implantar um Programa de Compliance na sua Empresa”, para empresas que estão sendo cada vez mais exigidas em certificações de integridade junto a seus clientes, e “Análise de Riscos: Metodologias e Casos Práticos”, para organizações e pessoas que desejam aperfeiçoar suas rotinas de controles de riscos e perdas. Mais detalhes em http://escoladacidadania.osbrasil.org.br/cursos-sobre-integridade.

E ainda há uma lista com 11 temas voltados a licitações e compras governamentais com conteúdo para aperfeiçoamento de servidores públicos e também empresários que desejam expandir suas vendas de produtos e serviços a órgãos municipais, estaduais e federais. Detalhes em http://escoladacidadania.osbrasil.org.br/cursos-sobre-licitacao.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Cozinha da Família, Valor Ambiental, Sicredi, Previseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *