Com ação do OSB-Limeira, emissão de títulos para faixa etária entre 16 e 17 anos cresce 120% na cidade

Jovens alistados para votar em outubro agora representam 18% do total, contra 8% de dois meses atrás

A campanha O Jovem na Democracia, que o Observatório Social do Brasil – Limeira realizou entre os dias 4 de abril e 4 de maio em escolas de ensino médio da cidade, conseguiu importante avanço para ampliar a participação dos jovens nas eleições de outubro. A iniciativa alcançou seus objetivos, que foram elevar a quantidade de títulos de eleitor emitidos para cidadãos de 16 e 17 anos em Limeira e conscientizar essa faixa etária sobre a importância do voto.

Os voluntários da instituição visitaram escolas estaduais e particulares ministrando palestras e levando material de divulgação da Justiça Eleitoral para ampliar junto aos estudantes a consciência de que as eleições diretas são um pilar essencial da democracia. “Podemos dizer que o OSB-Limeira contribuiu intensamente com o aumento de 120% no número de títulos emitidos para jovens de 16 a 17 anos durante o mês de abril”, avalia Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração da instituição.

No final de março, início das ações junto às escolas, eram apenas 1.129 jovens alistados, o que representa 8,2% da população nessa faixa etária. Em 4 de maio, quando terminou o prazo para o alistamento eleitoral, o número saltou para 2.486, correspondendo a 18% dos limeirenses entre 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo. “Isso significa que os jovens estão percebendo a importância das eleições e vêm atendendo ao chamado da cidadania para que participem mais ativamente das decisões democráticas que atingem a vida de todos”, destaca Faber.

203 MIL ELEITORES

Entre janeiro e 4 de maio, 7.213 títulos foram emitidos ou regularizados nas duas zonas eleitorais de Limeira, a 66 e a 399. Desse total, mais da metade corresponde a jovens de 16 a 20 anos que estão se apresentando pela primeira vez às urnas. Limeira terá 203 mil eleitores habilitados para as eleições de 2022. Vale lembrar que a Justiça Eleitoral realizou uma campanha junto à grande mídia para incentivar os brasileiros a realizar o alistamento eleitoral ou regularizar suas situações.

No dia 2 de outubro, acontece o 1º turno das eleições nas quais os cidadãos votarão para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O segundo turno ocorrerá no dia 30 de outubro, apenas para os cargos de presidente e governador, se for necessário. De acordo com a Constituição Federal, o voto é obrigatório para todo brasileiro, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Porém, é facultativo para quem tem 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos.

Faber chama a atenção para o fato de que estatísticas e pesquisas mostram que os jovens são um grupo que se distancia há anos dos assuntos relacionados à política. “Estamos muito orgulhosos das nossas conquistas, pois os voluntários do OSB estão agindo para reverter essa realidade por meio de várias ações de educação para cidadania, que gradativamente estão desenvolvendo conceitos nos jovens e reafirmando a responsabilidade de transformação que eles têm no presente e no futuro”, afirma.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Renove, Roque Imóveis, DrogaLim, Aspen Investimentos e Presscom Comunicação.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *