Câmara aprova em 1º turno o Plano Plurianual 2026-2029; proposta ainda passará por nova votação

PPA define as prioridades, diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos 4 anos

A Câmara Municipal de Limeira aprovou em primeiro turno, na sessão de 13 de outubro, o Projeto de Lei nº 212/2025, que trata do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029. A proposta, de autoria da Prefeitura, ainda passará por nova votação antes da aprovação definitiva, em data ainda não divulgada.

O PPA define as prioridades, diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Segundo o projeto, a receita e a despesa previstas para o período somam R$ 9,9 bilhões, distribuídos em 28 programas, que abrangem áreas como saúde, educação, cultura, esporte, moradia, proteção social, bem-estar animal, desenvolvimento rural e turismo.

O PPA é uma das principais ferramentas de planejamento do setor público, pois orienta a aplicação dos recursos municipais e assegura a execução de políticas públicas com base em metas e resultados.

Durante a tramitação, os vereadores apresentaram 158 emendas ao texto original, todas aprovadas em bloco. As emendas individuais parlamentares representam 1,2% da receita corrente líquida estimada para 2026, o que equivale a R$ 22,9 milhões.

A Câmara realizou, no dia 19 de setembro, uma audiência pública para apresentação do plano, transmitida em seu canal no YouTube. A gravação está disponível aqui.

O Observatório Social do Brasil – Limeira acompanha a tramitação do PPA, destacando a importância da participação da sociedade civil nesse processo.

O envolvimento da população contribui para garantir que as metas estabelecidas no plano reflitam as reais necessidades do município e que sua execução seja acompanhada com transparência e responsabilidade.

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *