GT Mulheres prepara live com participação internacional para discutir riscos e desigualdades
Objetivo é debater os indicadores relacionados às mulheres em Limeira, aproveitando a experiência da convidada
O Grupo de Trabalho Mulheres do Observatório Social do Brasil – Limeira realizará em agosto uma live com a participação especial de Thays Prado, especialista em Estudos de Gênero, futurista feminista, roteirista, documentarista e vice-presidente da Foresight Europe Network. O convite foi feito em reunião no dia 17 de julho, e Thays, que reside em Lisboa, confirmou sua participação online.
O objetivo é discutir os indicadores relacionados às mulheres em Limeira, aproveitando a experiência internacional da convidada. A live contará com a presença da coordenadora do GT, Juliana Osti, e de integrantes do grupo. Thays destacou a importância do tema das creches como elemento central para o empoderamento feminino, com impacto direto na prevenção da violência, pobreza e mortalidade.
A especialista também sugeriu que outros indicadores do mapa de risco da cidade sejam observados sob a ótica de gênero e defendeu uma abordagem inclusiva para o debate, lembrando que homens e meninos também podem ser vítimas de violência, embora em menor proporção. Segundo Thays, isso amplia o diálogo e reforça a necessidade de políticas públicas que protejam todas as pessoas.
A live será gravada em estúdio em Limeira em data a ser definida. O conteúdo será publicado no canal do YouTube do OSB-Limeira e nas redes sociais em cortes temáticos.
Juliana contextualizou a criação do GT Mulheres, motivada pela constatação de que quatro dos oito principais riscos da cidade afetam diretamente as mulheres: crimes sexuais, mortalidade infantil e materna, piora nas vagas em creche e o aumento de 31% na violência contra a mulher.
O OSB-Limeira é modelo-piloto no Brasil por adotar uma abordagem ampliada, baseada em diretrizes da ONU, que vai além do acompanhamento de contas públicas.
Deixe seu comentário
Quer contribuir com o assunto?Participe! Opine! Comente.