6ª edição do Agosto Transparente é aberta com auditório lotado e debate sobre o Mapa de Riscos de Limeira

Evento contou com presença de lideranças civis e políticas e teve dois painéis temáticos

O Observatório Social do Brasil – Limeira abriu oficialmente, no dia 7 de agosto, a 6ª edição do Agosto Transparente. O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) e reuniu um público expressivo, formado por representantes das mais importantes instituições da sociedade civil local, além de autoridades como o prefeito Murilo Félix, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, e outros vereadores.

A mestre de cerimônias foi Dani Paulino, integrante do Grupo de Trabalho Mulheres do OSB-Limeira, que agradeceu aos voluntários e aos investidores sociais da entidade. Ela lembrou que o Agosto Transparente alcançou projeção nacional e hoje tem sua importância reconhecida por todo o Sistema OSB, presente em 150 municípios de 17 Estados. Em 2021, o evento foi incluído no Calendário Oficial do Município, por meio da Lei nº 6.540.

O tema central da edição deste ano foi o Mapa de Riscos de Limeira, ferramenta criada pelo OSB-Limeira para oferecer à sociedade uma leitura clara e acessível dos principais desafios enfrentados pelo município. Durante a cerimônia, Valmir Martins, presidente da ACIL, destacou a relevância do Agosto Transparente para a participação cidadã. “O evento vem se tornando cada vez mais importante para que possamos acompanhar se os cidadãos que elegemos estão cumprindo os compromissos que assumiram com o OSB-Limeira e com a sociedade de um modo geral”, destacou.

O presidente do Conselho de Administração, Raul Groppo, reforçou os avanços obtidos desde a fundação do OSB-Limeira, como o retorno de R$ 500 milhões à economia local entre 2018 e 2023, por meio da capacitação de empresários para compras públicas, a melhoria dos índices de transparência do município com o uso da metodologia IPT-M e a formação cidadã de mais de dois mil jovens. Ele também apresentou os novos focos do segundo ciclo do Compromisso com Limeira, que vai de 2025 a 2028, e que tem adesão de 100% dos eleitos. O termo inclui metas em áreas como saúde, educação, segurança, meio ambiente e desenvolvimento institucional.

PAINÉIS TEMÁTICOS

O evento foi dividido em dois painéis. O primeiro foi conduzido por Luciano Faber, coordenador do Grupo de Trabalho Administração, e contou com a participação de Joseval Cordenonssi Cia, presidente do OSB-Americana e especialista em dados públicos, que afirmou: “Hoje, conseguimos acompanhar os dados oficiais do Poder Público de maneira muito mais fácil que há 10 anos, quando comecei a fazer esse trabalho, mas tem muito ainda a melhorar. Com esse Mapa de Riscos do OSB-Limeira, conseguimos observar dados complexos de maneira muito simples e entender sua evolução rapidamente, de forma muito didática”.

Juliana Osti, coordenadora do GT Mulheres, ressaltou: “Essa iniciativa do OSB é muito importante para colocarmos os temas relativos às mulheres em evidência. Os dados da violência doméstica assustam, até porque é um trauma de difícil recuperação. O Mapa de Risco traz uma questão muito importante, da falta de vagas em creches, que tem direta ligação com a violência doméstica, pois dificulta a independência financeira das mulheres”.

Faber também reforçou o papel do OSB-Limeira na proposição de soluções a partir dos dados apresentados. “O que vamos fazer daqui para frente com esses dados do Mapa de Risco que nos chamam a atenção? Nós, do OSB, queremos fazer parte desse debate junto ao Poder Público”, afirmou.

O segundo painel contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, que apresentou ações voltadas à transparência do Legislativo e medidas de reestruturação da Casa. Em seguida, o prefeito Murilo Félix destacou os avanços da atual administração e a melhoria significativa do índice de transparência do Portal do município, que, segundo ele, passou de 42,3% em 2024 para 97,8% em 2025.

O encerramento do evento ficou a cargo de Wanderlei Vieira, presidente do Conselho Consultivo do OSB-Limeira. Ele ressaltou que o Agosto Transparente representa uma oportunidade de expansão da consciência cidadã e destacou que o Compromisso com Limeira se transformou em uma política pública concreta, com instrumentos como a Resolução nº 29/2025, que deverá regulamentar a fiscalização do Termo de Compromisso por parte do Legislativo.

“Aquilo que era um manifesto de intenção de diálogo se tornou Termo de Compromisso, que passou a ser parte integrante dos planos de governo dos candidatos”, recordou, que finalizou agradecendo a todos os voluntários que, com dedicação, tornaram possíveis os avanços alcançados pelo Observatório.

SOBRE O OSB-LIMEIRA

O OSB – Limeira é uma organização apartidária que colabora com a sociedade para que os principais objetivos de Limeira continuem independentemente das mudanças de governos.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Valor Ambiental, Cozinha da Família, Sicredi, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Transforma Negócios, Álamo, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, Bluesun, PrevMed, AutoPeças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Aspen XP, Solutions BI, Data Smart, Life Club, Renove Consultoria. Apoio: PSN Empresarial, Kanal Som e Luz, Data Smart, Polisdata, Studios House e Limite Consultoria.

 

 

 

0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *