Projeto Nacional: Obra Transparente

O Projeto Obra Transparente consiste em uma rede de 21 observatórios sociais atuando no monitoramento de obras de escolas e creches financiadas pelo governo federal em seus municípios.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Transparência Brasil e o Observatório Social do Brasil.
O objetivo central do projeto é ampliar a transparência e a accountability na execução de projetos de infraestrutura educacional, atuando tanto para pressionar governos para a retomada de obras inacabadas, como para prevenir novos atrasos e paralisações por meio de um controle social mais ativo.
A cidade de Limeira integra o projeto através do Observatório Social do Brasil e esteve presente na última capacitação realizada nos dias 08, 09 e 10 de abril, em Florianópolis/SC. A capacitação foi ministrada pela Controladoria Geral da União (CGU) através dos auditores palestrantes, senhor Franklin Brasil Santos e Rodrigo Paiva. E, também, contou com o acompanhamento de demais auditores, sob carga horária de 24 horas dividida em três dias.
No primeiro dia de capacitação o objetivo foi a detecção de fraude e corrupção em contratações públicas. No segundo dia foi o monitoramento de editais e de execuções de obra (com base nos documentos de certames pré-selecionados pela Transparência Brasil e Controladoria Geral da União). E, no terceiro dia foi o acompanhamento in loco de Obras Públicas (Creches, escolas e UPA) na cidade de Florianópolis.
Ao término da capacitação foi possível debater as informações recebidas e experiências vivenciadas.
Participaram aproximadamente 40 pessoas de 21 cidades do Brasil.
O evento foi gravado e, em breve, estará disponível para eventuais interessados.
A capacitação teve ampla cobertura da imprensa local e regional, a exemplo dos links abaixo.
0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *