OSB – Limeira participa de palestra sobre análise de dados

O Observatório Social do Brasil – Limeira, esteve presente em uma palestra de apresentação do projeto “Como a Pesquisa Operacional pode ajudar instituições públicas e privadas”. A apresentação foi realizada por Francisco Martellini e Bianca Santos Serafim, alunos da Unicamp (campus de Limeira), com supervisão da professora Priscila Rampazzo.
Com o uso de pesquisas, avaliações e base de dados, os alunos construíram sua ideia e apresentaram a “Análise Envoltória de Dados”. De modo geral, esse método determina a eficiência de cada unidade em análise, de forma relativa, comparando uma com as outras e considerando a correlação entre matéria-prima e produtos.
Como o OSB trabalha com o modelagem de dados em prol da transparência de informação, entende-se que este tipo de projeto é de grande relevância para a comunidade, visto que a universidade é um grande polo de conhecimento e pesquisa em prol da gestão pública.
“É de extrema importância para instituições como a Unicamp e o Observatório trabalharem com dados públicos de uma forma estratégica. Com isto é possível modificar a gestão de recursos para a tomada de decisões assertivas, o que impacta diretamente a vida do cidadão”, explica Bruno Sampaio, representante do Observatório que esteve na apresentação.
O OSB – Limeira já trabalha com a organização e filtragem de dados públicos em prol da melhoria da gestão do município. Estão consolidados projetos de acompanhamento como o de Licitações e Obras Públicas, que caminham desde sua divulgação em edital até a consolidação do produto final.
Para conhecer mais sobre o Observatório Social do Brasil – Limeira e de seus projetos, basta acessar o site (www.osblimeira.org.br), e acompanhar as páginas nas redes sociais Facebook e Instagram @osblimeira. Mais informações através do número (19) 98813-0544 ou pelo e-mail limeira@osbrasil.org.br.
0 respostas

Deixe seu comentário

Quer contribuir com o assunto?
Participe! Opine! Comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *