Arquivo para Tag: osb-limeira

Avanços do OSB em seus sete anos de Limeira são detalhados na Jornada Integrada da UNIP

Presidente do Conselho de Administração ministrou palestra para estudantes de 4 cursos

O presidente do Conselho de Administração do Observatório Social do Brasil – Limeira, Luciano Faber, foi um dos palestrantes da Jornada Integrada que a UNIP Limeira iniciou no dia 18 de outubro. O tema foi Administração, Logística e Observatório Social. A plateia, que contou com a presença de voluntários do OSB-Limeira, foi formada por estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação e Logística.

Faber falou sobre conquistas do Observatório nestes sete anos de atuação em Limeira, destacando pontos como a criação do IPT-M (Índice Percepção de Transparência Municipal), os mais de 2.500 jovens impactados nas escolas com noções de cidadania, a implantação do LicitAcil, o Agosto Transparente, as reuniões mensais com o 1º escalão do Executivo e com a Mesa Diretora da Câmara e a aplicação do ITGP (Índice de Transparência e Governança Publica), em parceria com a Transparência Internacional.

“É possível transitar no ambiente da administração pública sem filiação partidária e acreditar na gestão pública eficiente”, afirmou o presidente do OSB-Limeira aos estudantes. Além dele, também ministraram palestras o especialista em TI Matheus Ramos e Anderson Cano, sócio-diretor da Verus Transportes.

No segundo dia do evento, no dia 19, o tema foi Administração e Contábeis. Os palestrantes foram Edison Rosa, gerente do Itaú, e Fábio Bonetti, da Data Protection Officer.

Quatro anos após ter sua semente adubada, OSB-Limeira floresce como referência em controle social

Evento que sensibilizou a população sobre a instalação da organização na cidade aconteceu em outubro de 2016

O evento tinha tudo para não alcançar a expectativa. Seria

num dia 13 de outubro, portanto logo depois de um feriado. Pouco antes do início, começou a chover forte. Quem sairia de casa nessas condições para ver uma palestra sobre uma instituição que quase ninguém conhecia? Pois nada menos que 600 pessoas, para arredondar o número, enfrentaram a preguiça pós-feriado e a chuva para tentar entender melhor o que elas pessoas queriam.

Deste modo, foi com alívio e incontido contentamento que os organizadores da palestra de sensibilização sobre o Observatório Social do Brasil viram o Salão Social do Nosso Clube ficar bem cheio naquela noite chuvosa de 2016. Estava adubada a semente, plantada meses antes, que iria florescer, na forma do OSB-Limeira, em março de 2017. Assim, há quatro anos começava a surgir na cidade a instituição que, em tão pouco tempo, acabaria sendo reconhecida pela sociedade limeirense como uma referência em controle social e cidadania.

Os fundadores do OSB-Limeira se lembram com carinho dos detalhes que levaram de

sde a ideia de formar a organização até esse evento no Nosso Clube, que contou com palestra de Ney Ribas, então presidente nacional do Sistema OSB. O presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira desde sua fundação, o empresário Raul Groppo, presidia em 2016, em nível estadual, uma associação voltada a jovens, que buscava novas maneiras de levar seus membros ao caminho da cidadania sem necessariamente recorrer à política partidária.

O EMBRIÃO LIMEIRENSE

“Cheguei a ser filiado a partido político, mas foi uma frustração para um jovem idealista perceber que os debates eram mais em torno de quem seria eleito do que propriamente sobre como ajudar nossa cidade”, conta Groppo. Suas pesquisas sobre uma instituição que pudesse colaborar com o caminho que gostaria de seguir acabaram levando-o ao OSB. E, pouco depois, ele descobriu que o funcionário da Receita Federal Valter Koppe e o empresário José Rogério Lourenço já semeavam o embrião do Observatório em Limeira.

Groppo se juntou a eles, assim como outros voluntários que iam se inteirando sobre o OSB. Um deles foi Bruno Sampaio Barros, na época um estudante de Direito. Ele conheceu o Observatório por meio de um material de divulgação apresentado por um amigo, o também então estudante de Direito Mateus Ragazzo. Ambos passaram a integrar o grupo que promoveria reuniões regulares na Receita Federal em Limeira, que cedera suas instalações para contribuir com a iniciativa.

“Nosso grupo se consolidou e fizemos a ponte com o Sistema Nacional do OSB”, recorda-se Barros, hoje consultor de Produto e Metodologia do OSB-Limeira. Mais de 40 palestras sobre a instituição foram realizadas por essa equipe junto às mais diversas entidades da cidade. A ideia ganhou credibilidade e substância, e então o gru

po estava preparado para cumprir um dos requisitos exigidos pelo OSB: realizar um evento de sensibilização da sociedade local sobre o objetivo de instalar uma unidade do Observatório Social em Limeira. Com o apoio do Nosso Clube e de outros atores locais, realizou-se a palestra no dia 13 de outubro de 2016.

MUITO PARA COMEMORAR

O evento foi um sucesso e pelo menos metade dos espectadores colocou nas urnas disponíveis fichas com seus dados, que representavam sua disposição em participar da iniciativa. Formou-se então o que seria o

primeiro Conselho de Administração do OSB-Limeira e, em março do ano seguinte, 123 pessoas assinariam, em cerimônia realizada na ACIL, o termo de fundação do braço limeirense do OSB.

Pouco depois, o grupo se organizou para, enfim, iniciar os trabalhos, sendo que o primeiro deles foi o monitoramento das atividades da Câmara Municipal. Quatro anos depois daquele evento no Nosso Clube, o OSB-Limeira segue ampliando continuamente sua gama de atividades, e colhe, cada dia mais, o reconhecimento de sua importância como um instrumento de busca incessante de aperfeiçoamento e transparência do Poder Público.

Mais de 100 voluntários ativos formam hoje os quadros do OSB-Limeira, que conta também com a imprescindível colaboração de investidores sociais, sejam empresas ou pessoas físicas, para garantir a total independência de suas ações. “Hoje, de fato, podemos começar a comemorar os resultados que conseguimos ao longo desses anos”, ressalta Groppo. “Valeu a pena cada esforço feito, porque o que estamos construindo não é para o OSB, mas para os mais de 300 mil habitantes de Limeira”.

Confira fotos do evento no Nosso Clube logo abaixo.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Unimed, Auto Peças Motoristas, Data System e Presscom Comunicação

OSB-Limeira representará o Sistema OSB em seminário online no México sobre participação cidadã

Evento visa facilitar intercâmbio entre instituições da América Latina

O Observatório Social do Brasil – Limeira será o representante do Sistema OSB no Seminário Internacional da Participação do Cidadão nos processos de auditoria e controle social, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de setembro, na Cidade do México. O objetivo do evento é facilitar o intercâmbio de opiniões e experiências entre instituições da América Latina que atuam no fortalecimento do controle e do monitoramento da Administração Pública por parte do cidadão e da sociedade organizada.

O representante do OSB-Limeira no seminário será Bruno Sampaio Barros, consultor de Produto e Metodologia e membro fundador do OSB-Limeira. Representando os 150 municípios dos 17 Estados brasileiros que contam com unidades do Observatório, ele levará ao encontro os resultados de projeto inédito no Brasil realizado com o TCU, desenvolvido em 2018. Esse trabalho foi uma parceria do sistema OSB com o Tribunal de Contas da União, com foco na obtenção de informações sobre a situação de transparência e gestão de contratações municipais realizadas com uso de recursos federais.

O projeto alcançou 60 municípios brasileiros que, naquele ano, contavam com um Observatório. Em Limeira, além de Bruno, outros três membros do OSB – Raul Groppo, José Rogério Lourenço e Daniela Bianchi – formaram o grupo de trabalho. “Por meio da atuação dos Observatórios Sociais, o TCU conseguiu coletar evidências concretas e fidedignas sobre a transparência pública e gestão dos contratos que envolviam verbas e recursos federais nos municípios participantes”, conta Bruno.

O evento no México se desenvolverá no idioma espanhol e poderá ser acompanhado através do site oficial do evento. A programação conta com painéis e workshops na versão online e terá a presença de integrantes de instituições de vários países, que apresentarão experiências, boas práticas e reflexões sobre os desafios dos vários mecanismos de participação cidadã no continente.

Nesta quinta (3), às 15h, o membro do OSB-Limeira fará sua apresentação no painel “Experiências de auditorias conjuntas entre EFS e cidadania”, no qual será aberto espaço para cases em que a sociedade civil se uniu a Entidades de Fiscalização Superior (EFS) em parcerias que tiveram um resultado efetivo.

Para mais informações a respeito do evento em português, acesse a publicação do Sistema OSB aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Cozinha da Família, Valor Ambiental, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Don Francesco Pizzaria e Presscom Comunicação.

OSB-Limeira sugere melhorias em Portais da Transparência da Prefeitura e da Câmara

Grupo de Trabalho está convidando cidadãos para participar do monitoramento

Os Portais da Transparência da Câmara Municipal e da Prefeitura de Limeira precisam de várias melhorias. Foi a essa conclusão que chegou o Grupo de Trabalho Transparência do Observatório Social do Brasil-Limeira, após realizar o monitoramento da percepção de transparência pública municipal, trabalho baseado em critérios do Ministério Público Federal e da Controladoria-Geral da União.

Em ofícios enviados no dia 13 de abril ao Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e ao Executivo e Legislativo municipais, o GT, que conta com o trabalho de 16 voluntários em 2020, apontou melhorias a serem implantadas nos Portais da Transparência dos dois poderes. Durante este ano, ambos serão monitorados para que seja possível constatar se as modificações sugeridas foram ou não implantadas.

Para a Prefeitura, foram indicados nove pontos a serem aperfeiçoados, que visam, entre outros, facilitar o acesso ao portal e torná-lo mais completo e conhecido da população. Para a Câmara, foram destacados oito itens, que englobam solicitações para que o portal seja de mais fácil entendimento e agreguem mais serviços, entre outros apontamentos.

Todas as melhorias sugeridas aos dois Poderes podem ser conferidas aqui.

MAIS VOLUNTÁRIOS

Esses ofícios sugerindo melhorias nos Portais da Transparência estão sendo enviados à Prefeitura e à Câmara trimestralmente, buscando facilitar ao cidadão o acesso a documentos e informações do Poder Público, conforme preconiza a Lei de Acesso à Informação. O objetivo é aperfeiçoar cada vez mais os Portais da Transparência do município para que possam atender 100% das exigências definidas pela Controladoria-Geral da União e pelo Ministério Público.

Para realização desse monitoramento, o GT Transparência do OSB-Limeira está convidando voluntários que estejam dispostos a dedicar aproximadamente uma hora do seu mês, entre maio e dezembro, para avaliar a percepção da transparência pública do município. A tarefa consiste em responder dois formulários e fazer de uma a três sugestões sobre melhorias nos Portais da Transparência.

Os voluntários receberão toda a orientação necessária para realização do trabalho. As sugestões são sempre debatidas e, se pertinentes, encaminhadas aos Poderes Públicos. Para participar, basta encaminhar um e-mail para limeira@osbrasil.org.br ou mandar uma mensagem de WhatsApp para (19) 98813-0544 informando o nome junto da frase “Quero participar do monitoramento mensal da percepção de transparência pública municipal”.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Cozinha da Família, Valor Ambiental, Sicredi, Previseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas e Presscom Comunicação.