Arquivo para Tag: monitoramento

OSB-Limeira atualiza os painéis de monitoramento da Câmara, que estão disponíveis a todos os cidadãos

Conteúdo traz informações sobre atuação do Poder Legislativo como um todo e individualmente de cada parlamentar

O Observatório Social do Brasil – Limeira atualizou os painéis de monitoramento da Câmara Municipal, que estão disponíveis para todos os cidadãos aqui. Atualmente, são sete painéis inteligentes, que trazem informações sobre a atuação do Poder Legislativo como um todo e de cada parlamentar individualmente. A atualização foi necessária para atender o histórico de atividades legislativas desde 2017 e ingressar com os dados dos vereadores eleitos em novembro de 2020 para a legislatura 2021/2024.

Como as atividades do OSB-Limeira tiveram início em março de 2017, esta foi a atualização mais complexa já realizada por seus voluntários, que integram os grupos de trabalho Câmara, dedicado à área temática do Poder Legislativo, e Modelagem de Dados, formado por técnicos em informática. Os trabalhos foram desenvolvidos entre janeiro e março, levando em conta a reformulação do site da própria Câmara e sua base de dados, início das sessões legislativas, a formação de comissões e a ascensão de suplentes.

“Os painéis da Câmara têm como objetivo informar a sociedade limeirense, com conteúdo de credibilidade, sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo municipal e seus vereadores”, explica Bruno Sampaio Barros, consultor do OSB-Limeira. Eles trazem informações pessoais e institucionais dos vereadores desta legislatura e da anterior e a classificação da atuação do Poder Legislativo e de seus parlamentares.

Os painéis também alcançam proposituras por temas e o índice da população impactada com as medidas legislativas, além de traçar uma estimativa da parcela dos limeirenses atingidos pelas ações individualmente propostas pelos vereadores. Ainda monitora a atuação dos parlamentares no âmbito das Comissões Legislativas Permanentes. O painel contendo informações sobre a frequência dos vereadores nas sessões legislativa ainda necessita de ajustes, mas em breve estará disponível.

Os dados são dinâmicos e carregados frequentemente nos painéis, entretanto, esse tipo de revisão ocorrerá a cada quatro anos, no início dos novos mandatos. Os atos e proposituras de janeiro e fevereiro de 2021 produzidos pela nova legislatura já se encontram atualizados no site do OSB-Limeira. “Os painéis inteligentes são uma maneira bastante acessível e didática para que os cidadãos possam acompanhar o desempenho do Poder Legislativo de uma maneira geral e de cada vereador de forma individual”, ressalta Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Unimed, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart e Presscom Comunicação.

OSB oficializa ao Executivo método para acompanhar a aplicação do Termo de Compromisso com Limeira

Instituição também sugeriu um calendário de reuniões bimestrais, para análise conjunta do cumprimento de cada item

O Observatório Social do Brasil – Limeira deu mais um passo para a implantação efetiva do Termo de Compromisso com Limeira, que a instituição desenvolveu em conjunto com ACIL, CIESP, APECL, OAB, Rotary e Lions e propôs aos candidatos aos cargos executivos e legislativos nas eleições municipais de 2020. No dia 8 de março, foi enviado ao prefeito Mário Botion, um dos signatários do documento, um ofício que informa sobre o método que será utilizado para medir a aplicação das propostas assumidas com o Termo.

Encaminhado também aos secretários André Basso (Gestão Estratégica), Antônio Peres (Comunicação Social e presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social) e José França Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação), o ofício tem o objetivo de possibilitar ao Executivo uma análise do método de medição antes da sua aplicação, podendo sugerir alterações e melhorias.

A redação do Termo foi elaborada com base em análises e informações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Transparência Internacional Brasil, Controladoria Geral da União e Conselho Federal de Administração, sugerindo três grandes compromissos que os pleiteantes ao cargo de prefeito deveriam firmar, caso estivessem de acordo, aceitando colocá-los em prática se eleitos.

• Compromisso 1 – Garantir e exigir a melhoria contínua da transparência municipal.
• Compromisso 2 – Incentivar a participação popular na elaboração e cumprimento do planejamento estratégico e orçamento municipal, tornando Limeira uma cidade cada vez melhor para se morar.
• Compromisso 3 – Incentivar maior participação de empresas limeirenses nas compras municipais, estimulando a economia local e a redução do gasto público.

25% POR ANO

Esses grandes compromissos foram subdivididos para possibilitar um acompanhamento mais minucioso sobre seu cumprimento. Foram atribuídos valores para cada item, que serão somados para compor uma nota periódica, conforme forem sendo cumpridos. Em síntese, o Poder Executivo deverá cumprir, em média, pelo menos 25% dos compromissos estabelecidos em cada ano de mandato, perfazendo-se 100% de cumprimento ao final de 2024. O OSB-Limeira também propôs ao Executivo um calendário de reuniões bimestrais, para dirimir dúvidas e eventualmente aperfeiçoar rotas.

“O propósito de agir para transformar Limeira é o que move nossos voluntários no desejo da evolução contínua da gestão pública em nossa cidade”, afirmou Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira. “As reuniões bimestrais com o prefeito nos permitirão o amplo diálogo através da metodologia de acompanhamento dos itens inseridos no compromisso”, completou Raul Groppo, presidente do Conselho Consultivo.

O OSB-Limeira agora busca marcar um encontro com a Mesa Diretora da Câmara Municipal para que sejam percorridos os mesmo passos de implantação do Termo que vêm sendo seguidos com o Executivo.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Unimed, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart e Presscom Comunicação.

Finanças e Tributos são grande maioria entre proposituras de alto impacto da Câmara de Limeira

Tema é fundamental, mas revela caráter protocolar das atividades parlamentares, avalia OSB-Limeira

Entre os temas que de fato impactam a maior parte da população limeirense, Educação e Segurança figuram no grupo daqueles que merecem pouca atenção dos vereadores da cidade. O Observatório Social do Brasil – Limeira chegou a essa conclusão após analisar todas as proposituras dos parlamentares registradas entre 2017, quando a instituição iniciou suas atividades, e maio deste ano. Juntas, as duas áreas foram alvo de apenas 48 proposituras nesse período.

Por outro lado, quando se fala de iniciativas de alto impacto para a maioria dos cidadãos, mais de 60% são referentes a Finanças e Tributos. Importante notar que as atividades legislativas nessa área dizem respeito principalmente a debates e emendas provocadas pelo Executivo, já que se originam das leis necessárias para dar base ao PPA (Plano Plurianual de Ações), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual).

Nesse trâmite, o Executivo encaminha suas propostas à Câmara, onde são deliberadas as aprovações e emendas às leis originais. O OSB-Limeira classifica todas as proposituras com caráter “Legislar”, ou seja, que criam novas leis ou alteram as existentes, entre baixo, médio e alto impacto. Uma iniciativa parlamentar de baixo impacto afeta o dia a dia de menos de 20% da população. De médio impacto, é considerada aquela que atinge entre 20% e 50%. E de alto impacto, quando 50% ou mais são diretamente alcançados.

“As proposituras ‘Legislar’ a que devemos estar mais atentos são as de alto impacto, pois atingem a grande maioria de nós”, reforça Bruno Sampaio Barros, membro do Conselho de Administração do OSB-Limeira. “Elas giram normalmente em torno dos temas Finanças e Tributos, Saúde, Cultura, Mobilidade Urbana e Gestão Pública, entre outros”.

ENORME DISPARIDADE

Entre 2017 e 2020, das 1.470 proposituras de alto impacto registradas na Câmara de Limeira, 918 são referentes a Finanças e Tributos. Ou seja, 63,2% do total. Esse número é nada menos que nove vezes maior que o tema que aparece em segundo nesse ranking, Saúde, com 102 proposituras. Mobilidade Urbana (72) e Transparência (51) aparecem em seguida. Em último lugar, está Esporte, com apenas duas proposituras.

“Finanças e Tributos compõem um item fundamental para o município, mas é importante destacar que, das proposituras de alto impacto que a Câmara realizou entre 2017 e 2020, 63,2% se referem a debate e emendas em PPA, LDO e LOA”, ressalta Raul Groppo, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira. “Isso demonstra um caráter protocolar e administrativo das principais proposituras da Casa Legislativa, podendo diminuir a percepção de valor da população quanto à atividade dos vereadores”.

E Groppo deixa a questão: “Será que nossa Educação e Segurança estão bem encaminhadas a ponto de merecerem apenas 48 proposituras em quatro anos e não terem a mesma atenção que as atividades obrigatórias?”.

A metodologia utilizada pelo OSB-Limeira para aferir o desempenho dos vereadores está disponível aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Cozinha da Família, Valor Ambiental, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas e Presscom Comunicação.