Entenda a trajetória das receitas e das despesas municipais ao longo dos últimos 10 anos em Limeira
A tabela apresenta a trajetória das receitas arrecadadas e das despesas empenhadas ao longo dos últimos 10 anos em Limeira, com valores atualizados pelo IPCA mensal, para possibilitar uma comparação mais justa ao longo do tempo.
Limeira manteve resultados positivos nas contas públicas por oito anos consecutivos, entre 2015 e 2022, sempre com receitas superando as despesas. Em alguns momentos, como em 2015, 2019 e 2022, a diferença entre arrecadação e gastos chegou a cerca de 80 milhões de reais.
Nos dois últimos anos, no entanto, o cenário muda. Em 2023, as despesas passam a superar as receitas, e em 2024 o déficit chega ao maior valor da série: quase 90 milhões de reais.
Esse comportamento marca uma inflexão nas finanças do município. Apesar de o mandato atual (2021 a 2024) apresentar certa estabilidade na média, os dois anos finais indicam uma tendência de crescimento nas despesas que merece atenção.
Fica a reflexão: esse aumento nos gastos públicos tem se traduzido em melhorias concretas para a população?
No 6º episódio do podcast Se Liga, Cidadão, do Observatório Social do Brasil – Limeira, é abordado esse tema, destaque da primeira edição do Orçamento Transparente promovida pelo OSB-Limeira em março, que debateu a transparência e o uso dos recursos públicos.
A íntegra pode ser assistida no canal do OSB-Limeira no YouTube.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!