Arquivo para Tag: serviços

OSB-Limeira desenvolve novo portfólio de serviços e busca por voluntários e investidores sociais

Instituição conta com a colaboração da população para prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos

O Observatório Social do Brasil – Limeira vem desenvolvendo um portfólio de novos serviços a serem oferecidos à sociedade. Para isso, tem buscado por mais voluntários e investidores que tornem a efetivação desse planejamento possível. O Conselho de Administração apresentou recentemente, em assembleia da qual participaram fundadores, investidores e voluntários, sua estratégia de crescimento ancorado em estudos técnicos, atividades apartidárias e sobretudo no Compromisso com Limeira, assumido pelo prefeito Mario Botion e por mais de 70% dos vereadores eleitos.

Além dos serviços já consolidados oferecidos pelo OSB-Limeira, como monitoramento da Câmara dos Vereadores, IPT-M (Índice de Percepção da Transparência Municipal), Educação para Cidadania, projeto Obra Transparente voltado a creches construídas com recursos oriundos do Fundeb e acompanhamento das compras emergenciais como prioridade desde o início da pandemia, a instituição está trabalhando na estruturação de novos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos e comitês especiais de projetos para o desenvolvimento de outras atividades.

Entre março e abril, foram desenvolvidos parcerias e contatos com associações e universidades em busca de novos voluntários e investidores sociais. Antes que novos serviços cheguem ao site institucional e sejam disponibilizados à sociedade, é necessário um grande esforço de planejamento, estudos e estruturação por parte dos membros do Observatório. Alguns desses GTs já começaram a funcionar e outros ainda estão por vir.

Com o recrutamento de voluntários – mais de 20 se juntaram ao OSB-Limeira neste ano –, foi possível colocar em prática mais serviços. Em março, teve início um comitê focado em ambiente de negócios para empresários limeirenses. Trata-se de uma reedição de uma parceria com a Prefeitura e o Sebrae, que funcionou em 2019, rendendo vários prêmios e um resultado alcançado de mais de R$ 7 milhões circulando na economia local após empresários visualizarem uma nova possibilidade de faturamento ao participar das licitações do município.

NOVOS GRUPOS DE TRABALHO

“Muitas dessas empresas capacitadas na época seguem participando ativamente de licitações em Limeira e até em outras cidades e Estados”, ressalta Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração, adiantando que em breve o comitê divulgará mais detalhes sobre esse projeto, com potencial de mais de R$ 30 milhões permanecendo em Limeira. Já os GTs Jornada do Voluntário e de Governança/Compliance foram instalados visando melhor estruturação administrativa para o crescimento do OSB-Limeira.

O GT Licitação Transparente está avançando nas configurações e em breve será apresentada à população sua metodologia que permitirá acompanhar as empresas que vendem ao município, os preços praticados por item e a sazonalidade de compra de cada produto ou serviço, entre outras informações. Para viabilizar todas essas iniciativas, são precisos muitos braços, por isso o OSB-Limeira vem buscando por voluntários apartidários, graduandos ou com formação nas áreas de exatas e humanas em geral, para reforçar as equipes técnicas em atividades analíticas.

Essas atividades são organizadas em escalas flexíveis e as reuniões dos GTs acontecem em calendários previamente definidos e em ambiente virtual. Além de voluntários, o OSB-Limeira também busca por mais investidores sociais, pessoas físicas ou jurídicas, que podem contribuir com doações para manutenção dos serviços oferecidos. “A sustentabilidade é nosso grande desafio, pois existem despesas administrativas recorrentes que necessitam de doações”, reforça Faber.

Aqui, os interessados em participar como voluntários ou investidores sociais encontram todas as informações sobre como proceder. “É fundamental contar com a colaboração da população para prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos”, frisa o presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI e Presscom Comunicação.