Posts

Conteúdo traz informações sobre atuação do Poder Legislativo como um todo e individualmente de cada parlamentar

O Observatório Social do Brasil – Limeira atualizou os painéis de monitoramento da Câmara Municipal, que estão disponíveis para todos os cidadãos aqui. Atualmente, são sete painéis inteligentes, que trazem informações sobre a atuação do Poder Legislativo como um todo e de cada parlamentar individualmente. A atualização foi necessária para atender o histórico de atividades legislativas desde 2017 e ingressar com os dados dos vereadores eleitos em novembro de 2020 para a legislatura 2021/2024.

Como as atividades do OSB-Limeira tiveram início em março de 2017, esta foi a atualização mais complexa já realizada por seus voluntários, que integram os grupos de trabalho Câmara, dedicado à área temática do Poder Legislativo, e Modelagem de Dados, formado por técnicos em informática. Os trabalhos foram desenvolvidos entre janeiro e março, levando em conta a reformulação do site da própria Câmara e sua base de dados, início das sessões legislativas, a formação de comissões e a ascensão de suplentes.

“Os painéis da Câmara têm como objetivo informar a sociedade limeirense, com conteúdo de credibilidade, sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo municipal e seus vereadores”, explica Bruno Sampaio Barros, consultor do OSB-Limeira. Eles trazem informações pessoais e institucionais dos vereadores desta legislatura e da anterior e a classificação da atuação do Poder Legislativo e de seus parlamentares.

Os painéis também alcançam proposituras por temas e o índice da população impactada com as medidas legislativas, além de traçar uma estimativa da parcela dos limeirenses atingidos pelas ações individualmente propostas pelos vereadores. Ainda monitora a atuação dos parlamentares no âmbito das Comissões Legislativas Permanentes. O painel contendo informações sobre a frequência dos vereadores nas sessões legislativa ainda necessita de ajustes, mas em breve estará disponível.

Os dados são dinâmicos e carregados frequentemente nos painéis, entretanto, esse tipo de revisão ocorrerá a cada quatro anos, no início dos novos mandatos. Os atos e proposituras de janeiro e fevereiro de 2021 produzidos pela nova legislatura já se encontram atualizados no site do OSB-Limeira. “Os painéis inteligentes são uma maneira bastante acessível e didática para que os cidadãos possam acompanhar o desempenho do Poder Legislativo de uma maneira geral e de cada vereador de forma individual”, ressalta Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Unimed, Auto Peças Motoristas, Data System, Realen Folheados, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart e Presscom Comunicação.