Arquivo para Tag: fórum

No 1º Fórum Compromisso com Limeira, OSB apresenta informações sobre avanço da implantação do Termo

Encontro em 25 de novembro reuniu representantes das entidades que participaram da elaboração do documento

Em janeiro de 2020, ano de eleições municipais, o Observatório Social do Brasil – Limeira tomou a iniciativa de reunir dezenas de instituições da cidade, dos mais diferentes setores, em torno de um objetivo: elaborar um documento que seria apresentado aos candidatos aos cargos de prefeito e vereador propondo alguns pontos que deveriam colocar em prática, se eleitos. Daí surgiria o Termo de Compromisso com Limeira, resultante do Projeto Eleições 2020, que o OSB-Limeira vinha desenvolvendo desde dezembro de 2019, em conjunto com ACIL, CIESP, APECL, OAB, Rotary, Lions e mais 70 instituições do município.

Em evento realizado no dia 4 de novembro de 2020, na sede da ACIL, todos os 11 candidatos a prefeito assinaram o documento, fruto de um longo trabalho, que exigiu mais de 40 reuniões entre os voluntários participantes. A redação final do Termo, resultado de uma filtragem das 130 propostas de melhorias para a gestão pública do município inicialmente sugeridas pelas organizações integrantes do projeto, foi elaborada com base em análise e informações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Transparência Internacional Brasil, Controladoria Geral da União e Conselho Federal de Administração.

Um ano após a assinatura do Termo pelos candidatos a prefeito, inclusive o eleito Mário Botion, e por cerca de 70% dos vereadores que conquistaram uma cadeira na Câmara Municipal, chegou o momento de prestar contas às entidades participantes de como sua implantação tem acontecido na prática. Na noite desta quinta (25), no 1° Fórum Compromisso com Limeira, realizado na ACIL, o presidente do Conselho Consultivo do OSB-Limeira, Raul Groppo, trouxe essas informações a cerca de 50 pessoas que representaram as instituições envolvidas na elaboração do documento.

Durante esses dois anos, os dirigentes do OSB-Limeira se reuniram, em 15 encontros mensais intercalados, com o prefeito e com a Mesa Diretora da Câmara, com participação de suas respectivas equipes e assessores. “Foi um desafio esse diálogo com o Poder Público, no sentido de traduzir o Termo em compromissos e transformá-los num plano de ação”, destacou Groppo. Essas reuniões serviram para um acompanhamento periódico da implantação do Termo e realização dos ajustes necessários.

CRONOGRAMA DE AVANÇOS

Em relação ao Executivo, os principais pontos do documento são mais transparência, maior participação popular e incentivo para que mais empresas locais sem envolvam nas licitações. Para o Legislativo, os destaques são, além de mais transparência, uma fiscalização mais técnica e menos política do Executivo e a redução do custo per capta da Casa. Groppo explicou que foram estabelecidas réguas de medição dos avanços da Prefeitura e da Câmara em relação à execução do Termo na prática. “Esperamos que, ao final dos quatro anos de mandato, ambos os poderes tenham cumprido 100% dos itens propostos”, ressaltou.

No Fórum, o OSB-Limeira disponibilizou aos representantes das entidades um cronograma que traz o estágio em que está a implantação de cada item. Também foram apontados importantes avanços já conquistados, como a inclusão do Termo no Plano Plurianual de Ações (PPA) 2022-2025, determinando, oficialmente, metas para avanço da transparência dos poderes e de redução do custo do Legislativo.

De acordo com Groppo, os próximos passos da execução do Termo incluem o monitoramento contínuo dos compromissos assumidos pelo Poder Público, a comunicação à população do avanço desse trabalho e a realização de novos fóruns para municiar as entidades participantes de informações. “Estas dezenas de instituições, juntas, têm muito mais força que qualquer um de nós isoladamente”, argumentou. “Não temos uma fórmula mágica nem uma receita para melhorarmos nossa cidade, mas temos ouvidos bem abertos para ouvir a contribuição que todos têm a nos dar”.

Groppo também antecipou que o objetivo do OSB-Limeira é que, em 2024, às vésperas das próximas eleições municipais, um novo Termo de Compromisso seja apresentado, enfocando os quatro anos subsequentes, num movimento contínuo de melhoria da gestão pública municipal.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Renove, Roque Imóveis, DrogaLim, BlueSun Solar e Presscom Comunicação.