Arquivo para Tag: controle social

OSB-Limeira incentiva alunos da escola Dom Idílio a serem multiplicadores de conceitos de cidadania

Atividade inédita junto a uma instituição de educação estadual abre perspectiva para novas ações desse tipo em 2022

O que é cidadania? O que é controle social? Como posso agir para transformar minha cidade? Questões como essa pautaram o 1º Encontro de Cidadania e Controle Social voltado a alunos de escolas públicas que o Observatório Social do Brasil – Limeira realizou no dia 2 de dezembro. O evento aconteceu na E.E Dom Idílio José Soares, localizada na Vista Alegre, com o objetivo de incentivar os jovens a manter uma postura proativa como protagonistas no exercício da cidadania, apresentando-lhes ferramentas de participação popular disponibilizadas pelo Poder Público.

Foi a primeira vez que o OSB-Limeira, que atua desde 2017, realizou um encontro desse tipo em uma escola estadual. “Devido à pandemia, desde 2020 nossos voluntários não puderam estar presencialmente nas escolas, contudo, a expectativa é ampliar esse tipo de debate com os jovens em 2022, abrindo espaços em várias instituições educacionais, de todos os níveis, e alcançando as mais diversas faixas etárias”, explicou Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira. Na Dom Idílio, foram impactados 80 estudantes de 15 a 18 anos do Ensino Médio.

As atividades desenvolvidas pelos voluntários do OSB-Limeira foram iniciadas com a apresentação de conceitos de cidadania e controle social por um prisma técnico e apartidário, de acordo com a metodologia da instituição. Os jovens tomaram conhecimento de como podem exercer sua cidadania começando dentro de casa e na comunidade onde vivem. Municiados dessas informações, os estudantes foram divididos em quatro grupos para que em cada um deles fosse debatido um dos temas propostos: Ouvidoria e 156, conselhos temáticos municipais, eSIC (Serviço de Informação ao Cidadão) e Câmara de Vereadores.

Após pesquisar sobre os temas, os alunos escolheram um representante de cada grupo para apresentar as conclusões a que chegaram e que foram levadas para um debate entre todos os participantes. “A conclusão desse exercício ressaltou a carência de informações da população quanto a esses instrumentos de participação popular e o quanto as escolas, o Observatório e outras associações da cidade podem cobrar o Poder Público sobre a comunicação e o incentivo ao uso dos serviços públicos como forma de empoderar os cidadãos”, afirmou Faber.

DADOS PREOCUPANTES

Ao final, foram apresentados dados preocupantes extraídos de uma pesquisa sobre cidadania que o OSB-Limeira realizou em agosto em parceria com a Limite Consultoria e Estatística. Esse estudo detectou, por exemplo, que 25% dos eleitores não compareceram para votar nas eleições municipais de 2020, que 70% dos limeirenses nunca estiveram na Câmara Municipal e que 88% dos cidadãos jamais entraram no Portal da Transparência do Poder Público.

Os voluntários do OSB demonstraram aos estudantes que números como esses comprovam o quanto a população está distante da administração pública municipal e como os jovens podem ajudar a reverter esse cenário, multiplicando o que aprenderam para os pais, irmãos e amigos.

“Estudantes, professores e a diretoria nos procuraram ao final do encontro elogiando bastante o formato e o trabalho do OSB, e também já nos convidaram para que, em 2022, possamos voltar à escola com mais assuntos de cidadania”, destacou Faber. A ação foi proposta pelo professor Tadeu Reis, que também é voluntário do OSB-Limeira. Além de Reis e Faber, ainda participaram, pelo Observatório, Valter Koppe, Milton Souza, Ana Estela Martins e Fernanda Araújo. Também estiveram presentes Alexandre Litron, Rosana Trento e Tatiane Andreata, respectivamente diretor, vice-diretora e coordenadora da Dom Idílio, além de 10 professores.

“Com essa experiência fantástica na Dom Idílio, somando-se ao trabalho que já vem sendo realizado com o CAMPL-Patrulheiro desde o início de 2021, vamos alcançar a marca de mil jovens impactados por um olhar de cidadania que não fala somente de direitos e deveres, mas que mostra como devem assumir sua responsabilidade de protagonismo social”, exaltou Faber.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Renove, Roque Imóveis, DrogaLim, BlueSun Solar e Presscom Comunicação.