Arquivo para Tag: acil

“Agir para transformar” é o norte da 4ª edição do Agosto Transparente, promovido pelo OSB-Limeira

Cerimônia na ACIL reuniu autoridades e líderes de várias instituições da sociedade civil em torno do tema “Compromisso com Limeira 2025-2028”

“Agir para transformar”. Tendo esse slogan como norte, o Observatório Social do Brasil – Limeira abriu oficialmente no dia 10 de agosto a 4ª edição do Agosto Transparente. A cerimônia, realizada no auditório da Associação Comercial de Limeira (ACIL), contou com as presenças do prefeito Mario Botion, acompanhado de vários secretários municipais, e do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, além de outros vereadores. Também participaram líderes das mais diversas instituições da sociedade civil limeirense.

Seguindo a linha de motivar o exercício da cidadania em torno do monitoramento preventivo dos gastos públicos, buscar maior participação popular nos espaços cívicos e debater outras pautas sobre controle social, o Agosto Transparente de 2023, ano pré-eleitoral, tem como tema “Compromisso com Limeira 2025-2028”. A solenidade de abertura foi conduzida por Valter Koppe, membro do Conselho Fiscal do OSB-Limeira, que apresentou histórico e objetivos dessa iniciativa.

O anfitrião José Mário Bozza Gazzetta, presidente da ACIL, abriu os discursos demonstrando otimismo. “O OSB-Limeira tem trazido à população, com eficiência, informações muito importantes sobre o funcionamento do Executivo e do Legislativo, e tenho certeza de que esta edição do Agosto Transparente também terá muito sucesso”, afirmou. Em seguida, foram iniciados os trabalhos técnicos.

O gestor do Eixo Compromisso com Limeira, Raul Groppo, lembrou que o Termo de Compromisso com Limeira foi idealizado pelo OSB-Limeira em 2019 e construído com o apoio de mais de 40 instituições do município. O documento propôs três grandes objetivos aos candidatos a prefeito e vereador nas eleições de 2020, convidando-os a serem seus signatários. Todos os postulantes a chefe do Executivo e 70% dos eleitos para cadeiras na Câmara aceitaram.

AGENDA 2030 DA ONU

Desde o início dos mandatos, em 2021, o OSB-Limeira vem monitorando a aplicação, na prática, dos itens propostos no Termo. Groppo explicou o resultado desse trabalho, resumido no Relatório Anual 2022-2023. Ele relatou que, para esta edição, o texto foi atualizado com base nos parâmetros de adequação à realidade brasileira das metas da Agenda 2030 da ONU, desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O Termo levará em consideração sua aplicação ao Programa de Metas de Limeira, considerando, para tanto, os principais riscos aos quais o município está submetido. Pelo cronograma apresentado pelo voluntário do OSB-Limeira, a partir de agosto o documento está sendo submetido à percepção da sociedade, que pode opinar sobre ele. No primeiro trimestre de 2024, o texto será proposto às instituições e aos partidos políticos. O segundo trimestre servirá para que os candidatos integrem o Termo aos seus planos de governo. E o último trimestre marcará a celebração da nova edição do documento.

Groppo convidou todos os limeirenses a se envolverem nesse projeto. “Não adianta exercer o poder do voto e depois ficar reclamando”, ressaltou. “Se cada um for uma ilha, não temos democracia”. Everton Ferreira falou em seguida, destacando que seu mandato como presidente tem como uma das metas justamente tornar o Legislativo mais atrativo para os cidadãos. “Vamos melhorar nossa estrutura para levar mais pessoas à Câmara”, frisou.

Em seguida, o prefeito de Limeira elogiou os esforços do OSB para aproximar a população do Poder Público. “Temos que agradecer a quem, voluntariamente, contribui para uma sociedade mais justa”, enfatizou Botion. “As propostas e debates trazidos pelo Observatório melhoram a efetividade, a transparência e a eficiência do serviço público”.

“HÁ MUITO MAIS A SER FEITO”

Num discurso emocionado, Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, encerrou a cerimônia. Ele trouxe à plateia alguns destaques do trabalho que a instituição vem realizando desde que iniciou suas atividades, há seis anos, mas alertou que muito mais há a ser feito. “Estamos ocupando cada vez mais os espaços cívicos, nossa atenção à educação para cidadania tem trazido frutos, porém o povo precisa participar de maneira mais próxima da gestão pública”, ponderou.

Faber informou que, consolidando o propósito do OSB-Limeira de agir para transformar, o Agosto Transparente deste ano trará às mídias sociais da instituição, ao longo de todo mês de agosto, conteúdos especiais sobre movimentos voltados para o exercício da cidadania, com foco principal no controle social, educação cidadã, qualidade do gasto público e atuação preventiva em relação ao combate à corrupção.

E encerrou pedindo que voluntários e investidores sociais do Observatório de Limeira se levantassem para receber uma salva de palmas da plateia. “Sem vocês, nosso trabalho não seria possível”, agradeceu.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Sicredi, Clínica Vertù, Data System, Cozinha da Família, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, LifeClub e Álamo.

Palestra sobre licitações apresenta detalhes do LicitACIL durante a FENACIL

Especialista em concorrência pública Poliana Nogueira abordou o tema “Destrave documentos e venda para o poder público”

O LicitACIL, iniciativa que tem o objetivo de capacitar os empresários limeirenses a participar de licitações, foi tema da palestra “Destrave documentos e venda para o poder público”, que a especialista em concorrências públicas Poliana Nogueira ministrou no dia 21 de junho durante a Feira de Negócios e Empreendedorismo da ACIL (FENACIL).

Sócia proprietária da PSN Gestão Contábil e Empresarial, Poliana apresentou aos empreendedores que lotaram o auditório da Arena de Negócios Migratio temas como a compreensão dos requisitos de habilitação para concorrências públicas, a preparação de documentos e o entendimento dos critérios de licitação.

Ela destacou o LicitACIL, que faz parte de uma série de iniciativas que o Observatório Social do Brasil – Limeira, com parceria da ACIL, Sebrae e Prefeitura, vem desenvolvendo desde 2018 para envolver cada vez mais o empresariado da cidade nos certames licitatórios.

Durante o evento, que teve as presenças de Luciano Faber e Raul Groppo, respectivamente presidente do Conselho de Administração e coordenador do Eixo Compromisso com Limeira do OSB-Limeira, a especialista forneceu insights e orientações práticas para que os empreendedores locais se motivem a participar de licitações, superando obstáculos burocráticos para alavancar seus negócios por meio de vendas para órgãos públicos.

Para obter mais informações sobre o LicitACIL, os interessados podem enviar e-mail para contato@licitacil.com.br ou mensagem para o WhatsApp 19 98354.0174.

LicitACIL será tema de palestra da especialista em licitações Poliana Nogueira na FENACIL

Evento acontece no dia 21 de junho, com entrada gratuita, e tem objetivo de ajudar empreendedores a explorar novas oportunidades de negócios

O LicitACIL, iniciativa desenvolvida pelo Observatório Social do Brasil – Limeira em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), será tema da palestra “Destrave documentos e venda para o poder público”, que a especialista em licitações Poliana Nogueira ministrará na Feira de Negócios e Empreendedorismo da ACIL (FENACIL), no Espaço Nações Limeira.

O evento acontecerá no dia 21 de junho, das 17h às 18h30, na Arena Migratio de Negócios, com o objetivo de ajudar empreendedores a explorar novas oportunidades de negócios. Sócia proprietária da PSN, Poliana abordará temas como a compreensão dos requisitos de habilitação para concorrências públicas, a preparação de documentos e o entendimento dos critérios de licitação.

“Vou fornecer insights valiosos e orientações práticas para que os empreendedores locais possam navegar por este processo muitas vezes complexo”, adianta a palestrante. “Será uma oportunidade excepcional para os empresários aprenderem como superar obstáculos burocráticos e alavancar seus negócios por meio de vendas para o governo”.

O LicitACIL faz parte de uma série de iniciativas que o OSB-Limeira, com parceria da ACIL, Sebrae e Prefeitura, vem desenvolvendo desde 2018 para envolver cada vez mais o empresariado da cidade nos certames licitatórios. A estimativa é de que apenas cerca de 500, das 42 mil empresas do município, envolvam-se em licitações.

Calcula-se que a cada R$ 1,00 que fica na cidade quando o Poder Público vende para uma empresa local, R$ 1,70 entram na economia do município, levando-se em conta fatores como geração de empregos e movimentação nos setores de comércio e serviços.

Para participar da palestra de Poliana Nogueira, é necessário se inscrever aqui. A entrada no evento é totalmente gratuita, no entanto, os lugares para a palestra são limitados.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Sicredi, Clínica Vertù, Data System, Cozinha da Família, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, LifeClub e Álamo.

LicitACIL ganha espaço em painel do 7º Congresso Pacto Pelo Brasil, promovido pelo OSB

Iniciativa foi apresentada pelo presidente da ACIL, José Mario Bozza Gazzetta

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), José Mario Bozza Gazzetta, foi um dos participantes do painel de Compras Públicas e Desenvolvimento Sustentável, que integrou o 7º Congresso Pacto Pelo Brasil: “Desafios e soluções para a agenda 2030 – o que muda na vida das pessoas, empresas e cidades”, que está sendo promovido pelo Observatório Social do Brasil.

Gazzetta apresentou detalhes do LicitACIL, iniciativa implantada em parceria com o Observatório Social do Brasil – Limeira, Sebrae e Prefeitura de Limeira, que tem como objetivo incentivar e preparar os empreendedores limeirenses para que participem de licitações. Nos últimos cinco anos, R$ 70 milhões permaneceram na economia do município devido à capacitação dos empresários locais para concorrências públicas.

O Congresso Pacto Pelo Brasil foi aberto no dia 23 de maio e seguirá até agosto, em formato digital e gratuito, apresentando, em painéis temáticos, agendas sustentáveis e propostas para eficiência da gestão pública e empresarial.

O presidente da ACIL levou aos participantes o case do LicitACIL, comentando os desafios enfrentados para vender ao Poder Público e como este cenário vem mudando com a evolução das ferramentas de acessibilidade e arcabouço legal e iniciativas que fomentem a participação do empresariado local nas compras públicas.

A participação de Gazzetta pode ser acompanhada aqui, a partir do minuto 25. Mais informações sobre o 7º Congresso Pacto Pelo Brasil aqui.

Em novo formato, LicitACIL realiza palestra para empreendedores com consultor do Sebrae

Eduardo Mercadante apresentou um panorama geral de como funcionam as licitações, com enfoque nas mudanças recentes das leis que as regem

 

O Observatório Social do Brasil – Limeira e a Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) realizaram no dia 22 de março mais uma atividade do LicitACIL, iniciativa que tem como objetivo incentivar e preparar os empreendedores limeirenses para que participem de licitações. O evento contou com uma palestra de Eduardo Mercadante, do escritório regional do Sebrae, que atua como consultor de negócios para uma área que abrange 17 cidades.

O LicitACIL faz parte de uma série de iniciativas que o OSB-Limeira, com parceria da ACIL, Sebrae e Prefeitura, vem desenvolvendo desde 2018 para envolver cada vez mais o empresariado da cidade nos certames licitatórios. Esse trabalho já alcançou resultados práticos. Atualmente, 80% do montante investido pela Prefeitura em compras vai para empresas de outras localidades. Fatia ainda bastante grande, mas abaixo dos 85% verificados há poucos anos.

Nos últimos cinco anos, R$ 70 milhões permaneceram na economia limeirense devido à preparação dos empresários locais para licitações. A análise que iniciou essa série histórica, de 2019, apontava um montante de R$ 7 milhões que haviam ficado na cidade. Apesar do avanço, muito ainda há a ser feito. Segundo Raul Groppo, do OSB-Limeira, que abriu a palestra desta quarta, apenas cerca de 500, das 42 mil empresas do município, envolvem-se em licitações.

Na constante busca para reverter esse quadro, o OSB-Limeira e a ACIL organizaram, no ano passado, dois grupos de empresários que, por meio do LicitACIL, passaram por uma capacitação que os preparou para as licitações. Os resultados foram bons: as duas turmas formadas movimentaram, até o final de 2022, um volume de negócios próximo a R$ 500 mil relativos à venda para órgãos públicos.

“Apesar dessa ótima experiência, chegamos à conclusão que era preciso democratizar e facilitar ainda mais o acesso dos pequenos empreendedores ao mundo das licitações”, explicou Groppo. Desta forma, o LicitACIL estreou uma nova fórmula, que prevê encontros entre os empresários, gratuitos e sempre com a participação de especialistas no assunto. No primeiro deles, cerca de 30 pessoas estiveram presentes para a palestra de Mercadante.

OPORTUNIDADES PARA AS MPES

O consultor do Sebrae apresentou um panorama geral de como funcionam as licitações, com enfoque principalmente nas mudanças recentes das leis que as regem e nos itens que incentivam a participação de pequenas empresas. Entre os temas abordados, estiveram compras públicas como ferramenta de desenvolvimento local, cenário econômico, etapas e procedimentos para participar de uma licitação, modalidades dos certames, critérios de julgamento de propostas, dispensa e inexigibilidade de licitação, benefícios exclusivos das MPEs e MEIs, planejamento e fontes de informação.

Mercadante ressaltou que, a cada R$ 1,00 que fica na cidade quando o Poder Público vende para uma empresa local, R$ 1,70 entram na economia do município, levando-se em conta fatores como geração de empregos e movimentação nos setores de comércio e serviços. Ele lembrou que as dificuldades trazidas pela pandemia levaram muitos empresários a participar de licitações, proporcionando novas e promissoras perspectivas para seus negócios.

“Nós, do Sebrae, Observatório e ACIL, estamos fazendo a nossa parte, mas os empresários precisam se engajar nessa pauta sobre licitações”, incentivou. Manter a documentação em ordem, ficar atento às oportunidades e buscar entender se cada licitação aberta está no escopo de suas atividades são parte fundamental da lição de casa que os empreendedores devem ter em dia.

“A nova lei de licitações traz várias possibilidades para colocar as micro e pequenas empresas em condições de disputar licitações”, frisou Mercadante. “Para aproveitá-las, é preciso que os empresários façam aquilo que sabem fazer: ficar atentos às oportunidades e trabalhar”.

Outros eventos relativos ao LicitACIL serão realizados ao longo deste ano, sendo o próximo na Feira de Empreendedorismo e Negócios da ACIL (Fenacil), que acontecerá entre os dias 20 e 22 de junho, no Espaço Nações. Para mais informações sobre o projeto, o interessado pode enviar e-mail para contato@licitacil.com.br ou mensagem para o WhatsApp 19 98354.0174.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Sicredi, Clínica Vertù, Data System, Cozinha da Família, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, LifeClub e Álamo.

LICITACIL, em parceria com o Sebrae-SP, capacita grupo de empresários para formação de preço de venda

Workshop com especialista sobre o tema recebeu empreendedores que pretendem participar de licitações

O dia 31 de março foi de importante aprendizado para o grupo de empresários que integram a turma piloto do LICITACIL, iniciativa da parceria entre o Observatório Social do Brasil – Limeira e a Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) que tem como objetivo disponibilizar aos empreendedores limeirenses um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade.

Os oito empresários, representando indústria, comércio e serviços, participaram de um workshop, na ACIL, com Geraldo Melare, consultor do Sebrae-SP, que abordou o tema “Formação de preço de venda”. Luciano Faber e Raul Groppo, respectivamente presidentes do Conselho de Administração e do Conselho Consultivo do OSB-Limeira, e dirigentes da ACIL também estiveram presentes.

Especializado na área de custos e formação de preço de venda, Melare levou para o encontro conceitos voltados a melhorar a competitividade dos empresários limeirenses que já participam ou pretendem participar de licitações. Os participantes saíram da capacitação com atualizações de conceitos sobre formação de preço de vendas em licitações, bem como com ferramentas e simuladores para revisar suas oportunidades de negócio nesse ambiente com gigantesco potencial.

Além de olhar para dentro de suas empresas utilizando as novas ferramentas, o OSB-Limeira também recomendou aos empresários que analisassem os concorrentes através dos dados disponíveis no painel Licitação Transparente, no site da instituição. Lá, eles podem comparar os preços de produtos e serviços praticados pela Prefeitura de Limeira nos últimos quatro anos e, deste modo, avaliar detalhadamente quais ajustes em suas margens poderiam ser considerados para que consigam participar de licitações em breve.

QUALIFICAÇÃO DAS EMPRESAS

As primeiras etapas do LICITACIL tiveram início em janeiro, com o convite aos empresários para o projeto-piloto. Desde então, a equipe da iniciativa, contando com parceiros especializados, vem qualificando os dados dessas empresas por meio de diagnóstico de documentação financeira, econômica, fiscal e contábil, comparando-os com as rigorosas exigências do Poder Público para o empresário que pretende participar de licitações.

Com base nessas análises documentais, o LICITACIL e seus parceiros vêm apoiando os empresários em orientações e adequações, visando qualificar e organizar todos os documentos exigidos regularmente em editais de licitação conforme perfil e segmento de cada empresa. Os empresários convidados para esse piloto estão se reunindo mensalmente em encontros que buscam identificar as oportunidades de negócios voltadas ao Poder Público.

“Nossas ações no LICITACIL giram em torno de três questões básicas: se as empresas podem participar de licitações, que produtos ou serviços são viáveis para concorrer nos certames e quanto dinheiro está envolvido em cada oportunidade”, esclarece Groppo. “Respondendo a elas, podemos identificar se compensa ou não para cada empresa investir nas licitações”.

Já Faber lembra que o Poder Público de Limeira compra mais de R$ 180 milhões ao ano. Contudo outros milhões de reais estão na mesa de negociação todos os dias, quando se somam as esferas municipal, estadual e federal, no Executivo, Legislativo, Judiciário e autarquias. “Após a pandemia, nota-se que os pregões estão migrando cada vez mais para o formato eletrônico, ampliando bastante esse espaço de participação de empresários em licitações em qualquer parte do Brasil”, avalia.

RETROALIMENTANDO A ECONOMIA LOCAL

Além da possibilidade de aumentar seus lucros, o empresário limeirense que busca vender para o Poder Público ajuda a movimentar a economia local, gerando emprego, renda e consumo, com mais dinheiro circulando na cidade. “Quanto mais empresários se prepararem para o futuro das licitações, mais competitivo se torna o processo”, afirma Faber. “E quanto maior for essa disputa, mais segura, mais transparente e mais justa será a competição”.

O LICITACIL é a evolução de uma parceria entre OSB, ACIL e outras instituições que, desde 2018, vem realizado várias ações e projetos com o objetivo de retornar as compras públicas à cidade, preparando e incentivando a participação de empresas limeirenses nas licitações locais. Isso já vem rendendo resultados na prática. Um exemplo é a capacitação gratuita de 150 empresas, gerando um retorno de R$ 7 milhões para Limeira através das licitações.

Essas iniciativas também receberam reconhecimento pelo Sebrae, que concedeu, em 2019, o troféu de 1º lugar na categoria “Compras Governamentais de Pequenos Negócios” para o projeto “Estimulando os micro e pequenos empreendedores”. O LICITACIL segue um planejamento que visa envolver cada vez mais empresários no mundo das licitações. Uma segunda turma já está sendo formada e os interessados em participar podem conseguir mais informações pelo e-mail contato@licitacil.com.br.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Renove, Roque Imóveis, DrogaLim, Aspen Investimentos e Presscom Comunicação.

OSB-Limeira e ACIL lançam projeto LICITACIL

Parceria busca preparar empresários locais para participar de licitações públicas

 

Release produzido pela Assessoria de Comunicação da ACIL

 

A Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) e o Observatório Social do Brasil – Limeira formaram uma parceria que tem como objetivo disponibilizar aos empreendedores limeirenses um ecossistema de serviços voltados às compras públicas possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade: o LICITACIL.

A parceria entre as entidades acontece desde 2018 por meio de várias ações e projetos com o objetivo de retornar as compras públicas à cidade, preparando e incentivando a participação de empresas limeirenses nas licitações locais. E mesmo com resultados positivos ao longo dos ano; como a capacitação gratuita de 150 empresas, gerando um retorno de R$ 7 milhões para Limeira através das licitações, além do reconhecimento dessas iniciativas através do troféu entregue pelo Sebrae em 2019 pelo 1º lugar na categoria: “Compras Governamentais de Pequenos Negócios” com o projeto “Estimulando os micro e pequenos empreendedores”; chegou-se a conclusão de que era preciso avançar e aperfeiçoar ainda mais essas ações a fim de aumentar a participação dos empresários.

O projeto também busca desmistificar questões relacionadas às licitações, fazendo com que os empreendedores entendam que podem sim adequar seus negócios para lucrarem através das compras públicas. “Alguns empresários se afastam das licitações por várias razões, como excesso de documentos e burocracias, desconfiança na capacidade de pagamento do poder público, desconfiança no rito competitivo entre os licitantes com possibilidade de corrupção, além de acreditar que os grandes fornecedores estão sempre em maior vantagem em relação às empresas locais. Precisamos mudar esse pensamento e é isso que estamos buscando com o LICITACIL”, explica Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira.

De acordo com o presidente do Conselho Consultivo do OSB-Limeira, Raul Groppo, o principal desafio do projeto é reverter o quadro que mostra que 85% das compras realizadas pelo Poder Público de Limeira vão para fornecedores de outras cidades, o que equivale a um montante de R$ 130 milhões anuais.

“Se mais empresas limeirenses estiverem nas licitações, maior será o impulso na economia local e, quanto mais participantes tiverem essas concorrências, mais transparência será garantida e mais ganho terá a administração pública”, explicou Groppo. Por meio da capacitação de empresários e colaboradores e da conexão de especialistas em compras públicas, o LICITACIL será uma ferramenta para que fique em Limeira uma fatia maior dos valores envolvidos nas licitações.

Parceiros

O LICITACIL oferecerá um catálogo de serviços gratuitos e pagos, através dos quais os interessados poderão se lançar com mais sucesso nos processos de compras públicas. E para contribuir com a ACIL e o OSB-Limeira nessa etapa, foram feitas parcerias com o Sebrae-SP, que irá ofertar cursos específicos para os participantes; Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), que possui uma plataforma na qual operam a maioria das licitações limeirenses, e que poderão também oferecer capacitações técnicas para melhor utilização da plataforma e operação com os editais; a LicitaMaster, que irá oferecer treinamentos teóricos voltados aos empresários que desejam entender a legislação e as oportunidades que envolvem as licitações, e a PSN Gestão Contábil e Empresarial, empresa especializada em assessoria para licitações, com capacidade técnica para acompanhar e apoiar o empresário do começo ao fim do processo de licitação.

“O LICITACIL é um grande projeto e a ACIL está apostando muito no sucesso dessa iniciativa, visto a equipe competente que está à frente do projeto para que ele se conclua e tenha um grande êxito, pois vai ajudar as empresas a ter mais um segmento de atuação”, afirma o presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta.

Segundo Gazzetta, a união entre ACIL e OSB-Limeira sempre foi muito produtiva e essa nova iniciativa com certeza vai gerar grandes negócios para o mercado. “E, mais importante, o empreendedor vai começar a participar das concorrências públicas, inclusive da nossa cidade, fazendo com que o dinheiro permaneça em Limeira, fazendo com que as compras da Prefeitura, por exemplo, sejam revertidas em investimento local, através da participação dos empresários nas licitações municipais”, destaca.

1ª turma

O primeiro grupo de empresários que irão participar do LICITACIL já está formado. O processo de seleção foi realizado no ano passado, com o convite do OSB-Limeira à algumas empresas associadas à ACIL que representam diferentes segmentos e níveis de atuação em licitações. Foram realizadas entrevistas para avaliar a vivência de cada uma com o processo de compras públicas para que as diretrizes do projeto pudessem ser avaliadas e projetadas.

Haverá abertura de novas inscrições? Sim. As novas turmas serão organizadas de acordo com a demanda. “As empresas interessadas deverão entrar em contato com a equipe LICITACIL e passar pela fase inicial de diagnóstico para que possamos entender expectativas e oferecer o direcionamento mais adequado para cada tipo de negócio. Dessa forma, nossa expectativa é que novas turmas sejam formadas no mês de março”, explica Faber.

Interesse

Para atender os empresários que desejam mais informações sobre o projeto, foi criado um canal de atendimento exclusivo do LICITACIL através do e-mail contato@licitacil.com.br. Outra alternativa é o WhatsApp do OSB-Limeira: (19) 98354-0174.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Microgeo, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Renove, Roque Imóveis, DrogaLim, BlueSun Solar e Presscom Comunicação.