Arquivo para Tag: escola Maria Aparecida Soares de Lucca

OSB-Limeira leva ação de cidadania e controle social a estudantes de EJA da escola Maria Ap. Lucca

Foi a primeira vez que os voluntários da instituição realizaram uma atividade com alunos de Educação de Jovens e Adultos

O Observatório Social do Brasil – Limeira realizou no dia 21 de setembro um iniciativa inédita: pela primeira vez, seus voluntários desenvolveram atividades com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encontro, que aconteceu na Escola Estadual Professora Maria Aparecida Soares de Lucca, no Jardim Glória, teve como tema Cidadania e Controle Social e contou com a participação de 40 estudantes, além de professores.

Segundo Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração OSB-Limeira, devido à pandemia, em 2020 e 2021 os voluntários não puderam realizar ações presenciais nas escolas. Contudo, a expectativa é, a partir deste ano, ampliar esse tipo de atividade, abrindo espaços não só escolas, mas também em universidades, para alcançar mais faixas etárias.

Na escola Maria Ap. Lucca, a convite do professor Tadeu Reis, que também é voluntário do OSB-Limeira, o trabalho foi desenvolvido dentro do eixo de Educação para Cidadania. Além dele e de Faber, Milton Souza, Diomedes Tamani e Roberson Marcomini representaram a instituição. Eles foram recebidos pela coordenadora de Educação Escolar, Olivia Cristina da Silva, e cinco professores.

Inicialmente, os alunos da escola receberam conceitos de cidadania e controle social por um prisma técnico e apartidário, conforme estipula a metodologia do sistema Observatório Social do Brasil. Em seguida, houve uma dinâmica de grupo, na qual os estudantes foram divididos em quatro grupos para debater os temas Ouvidoria e 156, conselhos temáticos municipais, e-SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) e Câmara de Vereadores. Após o debate, cada grupo trouxe aos demais suas conclusões e observações sobre os assuntos propostos.

CARÊNCIA DE INFORMAÇÕES

De acordo com Faber, a conclusão desse exercício ressaltou a carência de informações da população quanto a estes quatro instrumentos de participação popular e o quanto as escolas, o Observatório e outras associações da cidade podem cobrar o Poder Público sobre a comunicação e o incentivo ao uso dos serviços públicos como forma de empoderar cada cidadão.

No final, os voluntários do OSB-Limeira apresentaram resultados da pesquisa de cidadania que foi realizada em parceria com a Limite Consultoria e que comprovam o quanto ainda a população está distante da administração pública municipal, e como os jovens podem ajudar a reverter esse cenário, multiplicando o que aprenderam com seus pais, irmãos e amigos. “O sentimento de todos os voluntários foi muito positivo”, avaliou Faber. “Os estudantes, que estão numa faixa etária acima de 18 anos, interagiram bastante com perguntas e exemplos de suas comunidades e com isso temos a certeza de que mais sementes serão multiplicadas”

O presidente do Conselho de Administração ressaltou que, com essa experiência junto à escola Maria Ap. Lucca, somando-se ao trabalho que já vem sendo realizado com o CAMPL desde o início de 2021, o OSB-Limeira deve alcançar a marca de 2.500 jovens impactados por um olhar de cidadania que não fala somente de direitos e deveres, mas que apresenta a eles como devem assumir responsabilidades e protagonismo social.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.