No último dia 14 de dezembro de 2018 , das 9h às 10h30, no Plenário da Câmara Municipal de Limeira, foi apresentado pelo presidente do Conselho Administrativo do Observatório Social do Brasil – Limeira, Raul Soares Groppo, o relatório sobre as atividades do Poder Legislativo Municipal, com base nos dados coletados pelos voluntários durante as sessões da Câmara e auditados através do respectivo Portal da Transparência.
Participaram do encontro vereadores, assessores e público em geral.
Demais informações: (19) 98813-0544 / limeira@osbrasil.org.br / www.osblimeira.org.br
Terceira turma realizada na sede do Ciesp/Limeira, nos dias 12 e 14 de novembro de 2018.
Parabenizamos e agradecemos ao Sebrae pelo êxito no aprendizado oferecido, totalmente gratuito.
Para 2019 teremos novas turmas, interessados favor contatar-nos através do whats: (19) 98813-0544 ou e-mail: limeira.licitacoes@osbrasil.org.br

Agradecemos os participantes da Assembleia Geral das Eleições do Conselho Administrativo e Fiscal do Observatório Social do Brasil – Limeira (biênio 2019/2020), realizada no dia 31 de outubro de 2018, possibilitando-nos validar esse importante processo democrático.
Confira abaixo a composição da chapa eleita. Porque transparência, a gente vê por aqui !
Conselho Administrativo – biênio 2019/2020:
Presidente: Raul Soares Groppo
Vice Presidente de Assuntos Administrativos e Financeiro: Luciano José Faber
Vice Presidente de Assuntos de Produtos e Metodologia: Bruno Sampaio Barros
Vice Presidente de Assuntos de Controle e Defesa Social: Michel Dias da Cunha
Vice Presidente de Assuntos Institucionais e de Alianças: Cássio Campos Degan
Conselho Fiscal – biênio 2019/2020:
Titulares: Valter Ap. Koppe Antônio Ademir Bobice José Roberto Estrella Camargo
Suplentes: Denise B. Marchetti Pablo Ademir Bobice Rui Zaccaria
Demais informações:
www.osblimeira.org.br whats: 98813-0544 e-mail: limeira@osbradil.org.br
Participem, também, dos próximos encontros públicos (OSB em Ação, sempre na última quarta-feira do mês) pra melhor conhecerem os trabalhos, esclarecer dúvidas ou ainda pra sugestões e críticas.
Nosso muito obrigado !
Porque cidadania não se discute, se exerce !!!!
Dados serão divulgados no fim do ano; sessões são acompanhadas
Nani Camargo
Câmara Municipal de Limeira

O Observatório Social do Brasil em Limeira faz o acompanhamento semanal de todas as sessões da Câmara Municipal. Um amplo relatório da atividade legislativa da Casa e de cada Vereador está sendo produzido e os dados devem ser divulgados no fim deste ano.
"Temos o ano de 2017 já compilado e de 2018 em andamento. Fazemos um trabalho construtivo e vamos fazer uma rodada alinhamento com vereadores para falar da nossa metodologia de apuração", disse Raul Soares Groppo, presidente do Conselho de Administração do Observatório. Ele e Lizy Sampaio Barros, coordenadora do Projeto Câmara de Vereadores, estiveram na Casa e apresentaram o esboço dos resultados do levantamento ao secretário Legislativo, Hugo Nogueira Luz.
De acordo com os dois representantes, o grupo faz o acompanhamento das sessões ordinárias, conferindo a presença dos vereadores, horário de chegada e o que foi discutido. O acompanhamento também é feito com os dados fornecidos pelo Portal da Transparência da Câmara. Na visita, foi apresentado o projeto, metodologia e amostragem de dados coletados ao secretário legislativo. Groppo disse que o objetivo da ONG é ser uma ferramenta para levar o trabalho dos vereadores à população de forma construtiva.
O Observatório Social do Brasil é uma organização não governamental que não tem fins lucrativos, é apartidária e não fundos públicos. "A intenção, num primeiro momento, é que a população se conecte com a atividade legislativa, seja presencial, seja via portal da transparência, para ter vivência dos dados que são gerados e do trabalho efetivo dos vereadores", informou Groppo.
Fonte: Gazeta de Limeira
Roni Enara, finalista do Prêmio VEJA-se, comanda uma rede de voluntários que combate o desvio de dinheiro público em 135 prefeituras.
Por Eduardo Burckhardt
access_time19 out 2018, 07h00

VIGILÂNCIA - Há dez anos Roni Enara respira os descasos com o dinheiro dos contribuintes. “Vivo isso dia e noite, não tem como desligar”, diz ela (Pablo Saborido/VEJA)
Um empresário aceitaria pagar o valor de um automóvel popular usado por um carrinho de limpeza? Uma dona de casa inclui na lista de compras papel higiênico suficiente para sua família usar por vinte anos? E que tal desembolsar 12,90 reais por um cálice de plástico que vale menos que uma goma de mascar? A resposta óbvia a essas questões qualquer cidadão sabe. Na gestão pública, porém, tais disparates às vezes parecem não causar assombro. As três perguntas acima têm base em casos reais, documentados em licitações de prefeituras brasileiras. Por sorte, as negociações não vingaram. Quem fez o alerta sobre as anomalias e salvou os cofres municipais de desfalques da ordem de milhões de reais foram as equipes do Observatório Social do Brasil (OSB), uma rede de mais de 3 000 voluntários e especialistas que fiscaliza o uso de dinheiro público em prefeituras e câmaras de vereadores. No comando operacional desse batalhão está a assistente social Roni Enara, diretora executiva do OSB e finalista do Prêmio VEJA-se na categoria Políticas Públicas.
O estopim para o surgimento da rede foi, evidentemente, um escândalo de corrupção. No início dos anos 2000, os moradores de Maringá, no Paraná, acompanharam estupefatos o desenrolar de denúncias que culminaram no afastamento do prefeito, na prisão do secretário da Fazenda e no desfalque de 115 milhões de reais nos cofres públicos. “Nós nos perguntávamos como não vimos tudo acontecer bem debaixo do nosso nariz”, lembra Roni. Da indignação de um grupo de cidadãos nasceu a ideia de criar um sistema de fiscalização do poder público — para evitar repetir essa pergunta outras vezes. Em 2005, foi instituído o pioneiro Observatório Social de Maringá. Atualmente, a rede atua em 135 cidades, distribuídas por dezesseis estados, e há uma fila de cinquenta municípios nos trâmites do processo de filiação.
Ela confessa que muitas vezes precisa guardar para si a revolta perante casos de desonestidade
O grande trunfo da metodologia OSB está em antecipar-se às fraudes ou aos erros que custam caro ao contribuinte. Dedica-se empenho especial às licitações municipais, a seara preferida dos políticos para embutir tramoias nas entrelinhas. Em cada observatório, uma equipe formada por voluntários e técnicos mergulha nas letras miúdas dos editais e acompanha o processo até a entrega dos bens e serviços. Quando se descobre alguma irregularidade, avisa-se a prefeitura. Casos sem solução nessa etapa são encaminhados para a Câmara de Vereadores. Passou em branco por eles? É hora da cartada final, recorrendo-se aos órgãos de fiscalização, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas. “Não há espaço para achismos, fazemos tudo no arrazoado legal e já chegamos com o calhamaço de dados”, diz Roni. Há situações mais urgentes, no entanto, que os obrigam a pular etapas. Na cidade de Paranaguá (PR), em 2015, uma licitação de 10 milhões de reais em produtos de higiene e limpeza foi direto para o MP depois que a prefeitura ignorou os alertas. O pregão foi cancelado e evitou-se a compra de papel higiênico suficiente para suprir as necessidades de toda a população, de 150 000 habitantes, por duas décadas.
As licitações “viciadas” também estão na mira. É prática em muitas prefeituras divulgar apenas à boca pequena os certames. Cria-se assim um terreno fértil para preços inflacionados e o loteamento das licitações entre os mesmos fornecedores. O OSB conseguiu romper esse ciclo. Por meio de uma plataforma digital, divulga os editais para o maior número de empresas possível. Paralelamente, promove a capacitação de pequenos empresários locais para que eles entendam os meandros do processo e entrem na disputa. Dessa forma, amplia o número de fornecedores, estimula a concorrência e impulsiona o desenvolvimento econômico regional. “Conseguimos aumentar de três para nove a média de empresas participantes nos editais”, diz Roni. Em um pregão eletrônico da prefeitura de Ponta Grossa (PR), em 2015, 32 fornecedores entraram na disputa. Como resultado, o edital, estimado em 22 milhões de reais, fechou pela metade do valor e exterminou as tentativas de sobrepreço — o tal carrinho de limpeza orçado em 20 000 reais saiu por apenas 418 reais.
O Observatório Social do Brasil avalia que seu conjunto de ações tenha rendido, desde 2013, uma economia de 3 bilhões de reais aos cofres das cidades nas quais atua. Na ponta de lança da rede estão profissionais liberais, professores, contadores, empresários, estudantes, donas de casa e aposentados que decidiram partir para a ação. Do “quartel-general” em Curitiba (PR), Roni coordena o time que dá suporte aos voluntários com orientação técnica, amparo tecnológico e capacitação na metodologia. A assistente social também acompanha a criação de outros observatórios pelo país. O processo envolve checar se os solicitantes têm ligações partidárias (o que os vetaria de imediato), estreitar os laços com o Ministério Público e conquistar o apoio do máximo de entidades do município, como sindicatos patronais, universidades e clubes de serviços, caso de Rotary e Lions. “Quanto maior a representatividade, mais forte o poder de ação e de pressão daquele observatório”, explica Roni. É desse apoio também que vêm os recursos para manter as estruturas locais.
Lidar diariamente com o descaso relacionado ao dinheiro dos contribuintes não é tarefa fácil, mesmo para Roni, há dez anos na direção executiva do OSB. “Vivo isso dia e noite, não tem como desligar”, diz. Ela confessa que muitas vezes precisa guardar para si a revolta perante casos de desonestidade evidente de políticos e empresários. Prefere combatê-los com dados. “O ataque e o estardalhaço puro e simples não vão resolver”, explica. “Nosso objetivo não é fazer uma caça aos corruptos, mas zelar pela qualidade na aplicação dos recursos públicos e construir um jeito novo de fazer política.”
Publicado em VEJA de 24 de outubro de 2018, edição nº 2605
https://veja.abril.com.br/revista-veja/guardioes-contra-a-corrupcao/

Lançamos uma plataforma online que mostra quais candidatas e candidatos ao Congresso Nacional cumprem três critérios:
Passado limpo;Compromisso com a democracia;Apoio às Novas Medidas Contra a Corrupção.
Porém, ainda existem candidatas e candidatos que não se comprometeram com essa causa e o eleitorado precisa saber qual seu posicionamento. Ajude a cobrar esse compromisso e pressione pela plataforma online!

Aproximadamente 40 pessoas estiveram presentes na edição de setembro para a prestação de contas dos dois últimos quadrimestres de 2018.
Nessa edição foi possível conhecer um pouco mais sobre:
O que é o OSB e seus eixos de atuaçãoEstimativa de economia aos cofres públicos no Brasil, de 2013 a 2017Finalidade dos trabalhos para a melhoria na gestão pública e controle social na redução do desperdício e da corrupçãoLevantamento da receita x despesa dos órgãos públicos da cidadeParceiros nacionais, internacionais e municipaisOrçamento do OSB Limeira zelando pela transparênciaQuantidade de voluntários cadastrados em LimeiraProjetos desenvolvidos em Limeira sob quatro escopos de monitoramento e controle: licitações, obras públicas (em destaque creche residencial Village), legislativo e educação fiscal e cidadaniaE, ainda conhecer um pouco mais sobre a Campanha Nacional Unidos contra a Corrupção e o comprometimento dos candidatos a deputado federal por Limeira
Em nosso próximo encontro público, excepcionalmente, teremos a ASSEMBLEIA ORDINÁRIA – edital já publicado na Gazeta de Limeira, dia 29 de setembro de 2018, reproduzido abaixo.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA ORDINÁRIA – ELEIÇÃO DO CONSELHO ADMINISTRATIVO E FISCAL PARA O BIÊNIO 2019-2020
O Observatório Social do Brasil – Limeira convoca esta Assembleia Ordinária, a ser realizada no dia 31 de Outubro de 2018 (quarta-feira), às 18h30, na Sala 1 da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), situado na Rua Santa Cruz, 647, Centro, na cidade de Limeira, Estado de São Paulo, para a eleição do Conselho de Administração e Fiscal para o Biênio 2019-2020.
A comissão eleitoral será constituída pelos Conselheiros Daniela Bueno Bianchi, José Rogerio Lourenço e Valter Koppe.
Canais de comunicação com o OSB Limeira:
Facebook: https://www.facebook.com.br/OSBLimeira
E-mail: limeira@osbrasil.org.br
Telefone/WhatsApp: (19) 98813-0544
OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL – LIMEIRA
Conselho de Administração
Data: 31/10 (quarta-feira) Horário: 18h30 às 19h30 (se possível, chegar com 15 minutos de antecedência) Local: Acil (Rua Sta. Cruz, 647, Centro) – Primeiro andar, sala 1.
Compartilhe esse convite! É multiplicando que somamos esforços e diminuímos a omissão dos cidadãos na causa e justiça social em nosso país !!!
É MUITO IMPORTANTE A SUA PRESENÇA!
Clique na imagem ou no link e se atualize !

https://youtu.be/bA6ycui4Zh0

O encontro aberto ao público realizado no último dia 29 de agosto, em Limeira, contou com 2 painéis:
I – Informações gerais sobre os trabalhos realizados, em Limeira:
– Obra Transparente: creches municipais, monitoramento do edital até a conclusão;
– Câmara Municipal (monitoramento das sessões);
– Licitações públicas (capacitação de empresas e meios para maior transparência);
– Educação Fiscal e Cidadania
II – Ampla divulgação da Campanha Nacional Unidos contra a Corrupção:
Com a participação da população, neste ano, podemos promover um avanço expressivo no combate à corrupção em nosso país.
Podemos eleger um Congresso Nacional plural, que represente a diversidade da sociedade brasileira e que tenha compromisso real com a luta contra este problema social.
Para isso é preciso eleger parlamentares que atendam 3 critérios:
Passado limpo;Compromisso com a democracia;Apoio às Novas Medidas Contra a Corrupção.
Inclusive, disponibilizamos uma plataforma online que mostrará quem são as candidatas e candidatos ao Legislativo federal, independentemente de partido político, que se comprometem com esses critérios!
ACESSE A PLATAFORMA
Através da plataforma, também, será possível participar das missões e troféus para as pessoas mais engajadas. Em outras palavras, será possível executar tarefas que ajudarão a divulgar a campanha e alcançar mais pessoas.
E, ainda está disponível a lista de todas as candidaturas e você poderá saber quais assumiram ou não o compromisso com a campanha Unidos Contra a Corrupção.
Acesse https://app.unidoscontraacorrupcao.org.br e se cadastre hoje mesmo!
***Próximo encontro do OSB em Ação:
Quando? 26 de setembro
Onde? Acil (Associação Comercial e Industrial de Limeira)
Que horário? das 18h30 às 19h30
Que assuntos serão tratados? Relatório quadrimestral dos trabalhos, em Limeira.

Capacitação realizada nos dias 22 e 23 de agosto na sede da Associação Profissional da Empresas Contábeis e Contabilistas de Limeira (Apecl). Com reservas limitadas para trinta participantes, de empresas, comércio e serviços, já temos lista de espera para a terceira turma.
Através do Sebrae/SP a capacitação é inteiramente gratuita, inclusive material. O palestrante tanto da primeira turma quanto desta segunda turma foi o consultor Carlo Eduardo Mercadante Ribeiro de Lima, advogado há 23 anos, especialista em Direito Empresarial pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP. Professor de Direito há 15 anos, consultor jurídico e de políticas públicas do Sebrae/SP.
A iniciativa destas capacitações é decorrente dos esforços da Prefeitura Municipal de Limeira e do Observatório Social do Brasil – Limeira para maior transparência, publicidade e participação de empresas locais nos processos de compras governamentais. E, conta com o apoio da Acil, Sebrae, Ciesp e Apecl.